PRESENCIAL OU EAD?

Listamos 9 diferenças fundamentais entre a educação a distância (EAD) e a educação presencial. Na UNINOVE, nas duas modalidades, o ingressante tem direito a cursar inglês online gratuito e estuda com excelência e flexibilidade:

1. Localização e Acesso:
  • Educação a Distância: Os alunos e alunas podem acessar o conteúdo de qualquer lugar com uma conexão à internet, permitindo flexibilidade de localização.
  • Educação Presencial: Exige a presença física dos alunos em sala de aula ou campus universitário. Jogo
Interatividade e Comunicação:
  • Educação a Distância: A interação pode ocorrer principalmente por meio de fóruns online, videoconferências, chats e, e-mails. Na UNINOVE, os estudantes contam com o apoio de tutores em toda a sua trajetória formativa.
  • Educação Presencial: Oferece interações diretas entre alunos e professores em sala de aula, facilitando discussões em tempo real e feedback imediato.
Flexibilidade de Horários:
  • Educação a Distância: Permite que os alunos estudem em horários flexíveis, adaptando-se às suas rotinas pessoais e profissionais.
  • Educação Presencial: Geralmente segue um horário fixo de aulas e atividades no campus.
Autodisciplina e Autogestão:
  • Educação a Distância: Requer autodisciplina e capacidade de gerenciar o tempo de estudo de forma independente, com apoio de tutorias.
  • Educação Presencial: Oferece uma estrutura mais definida e supervisionada, com aulas presenciais programadas.
Recursos de Aprendizagem:
  • Educação a Distância: Dependendo do curso, pode oferecer recursos de aprendizagem online, como vídeos, textos, e-books e simulações virtuais. Acesso à biblioteca digital e presencial.
  • Educação Presencial: Oferece uma variedade de recursos, incluindo bibliotecas físicas, laboratórios e interação face a face com professores e colegas.
Estilo de Ensino:
  • Educação a Distância: Foca mais na aprendizagem autônoma e na participação ativa do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Educação Presencial: Tende a incluir mais atividades práticas, discussões em grupo e demonstrações em sala de aula.
Custos:
  • Educação a Distância: Pode ser mais acessível em termos de mensalidades, especialmente considerando a economia de despesas de deslocamento e moradia.
  • Educação Presencial: Geralmente envolve custos mais altos, incluindo mensalidades, transporte e moradia.
Socialização e Networking:
  • Educação a Distância: oportunidades de interação online, os relacionamentos pessoais e redes de contatos são ampliados no meio digital, isto é, sem fronteiras geográficas.
  • Educação Presencial: Oferece um ambiente mais propício para interações sociais, colaboração e networking pessoal.
Avaliação e Monitoramento:
  • Educação a Distância: A avaliação pode ser realizada através de testes online, trabalhos escritos e projetos, muitas vezes com base na autoavaliação e na supervisão remota.
  • Educação Presencial: Geralmente envolve avaliações presenciais, como provas escritas em sala de aula, apresentações orais e trabalhos práticos supervisionados pelo professor.

Na UNINOVE, você conquista seu futuro, seja no modo PRESENCIAL ou EAD, com excelência e flexibilidade em Cursos Técnicos, Graduação, Especialização e MBA. Consulte nossas campanhas e escolha já a modalidade que mais combina com seu estilo de vida: https://www.uninove.br/ofertas