UNINOVE promove encontros de incentivo à pesquisa

Mais de 600 trabalhos expostos foram avaliados por representantes do CNPq

O “XIV Encontro de Iniciação Científica” e “XI Seminário Nacional de Pesquisa”, realizados em 25 de novembro, no campus Memorial da UNINOVE, constituíram fórum privilegiado para discussão de questões relativas à pesquisa de iniciação científica e de pós-graduação, além do intercâmbio entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e de pós-graduação. Mais de 1.500 pessoas, das cerca de 6.000 inscritas, compareceram aos eventos para prestigiar as apresentações.

Na ocasião, os alunos bolsistas de Iniciação Científica apresentaram seus relatórios finais, dissertaram sobre seus achados científicos e foram avaliados por pesquisadores da UNINOVE e membros do Comitê Externo de Pesquisa, representantes do CNPq. Foram expostos cerca de 600 trabalhos, analisados previamente por um comitê científico.

De acordo com o diretor de pesquisa, Prof. Dr. João Carlos Ferrari Corrêa, o Programa de Incentivo à Formação de Pesquisadores, mantido pela UNINOVE, que oferece bolsas de estudo para Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), está sendo fundamental no avanço, ainda maior, da produção científica na instituição, por permitir uma interação saudável entre a Pós-graduação e a graduação. “A UNINOVE mantém expansão quantitativa e qualitativa em pesquisa, ao se amparar na capacidade de corresponder às aspirações dos estudantes por um ensino que abarque os conhecimentos tradicionais do pensamento e também as inovações dos avanços científicos. A exposição da clareza de suas metas e o empenho em manter uma velocidade adequada à dinâmica do momento leva a UNINOVE a garantir sucesso na área”, afirma Corrêa.

Para o professor, a capacidade de uma nação de gerar conhecimento e de convertê-lo em riqueza, está diretamente ligada à ação de agentes institucionais, geradores de conhecimento. “Consciente disso, a UNINOVE se propõe a continuar um processo de superação, por meio de investimentos na área de investigação científica”, conclui.

Os eventos ocorrem anualmente e mobilizam acadêmicos conceituados e iniciantes, que buscam ingressar na vida de pesquisadores.

• Iniciação Científica

• UNINOVE