Quer saber o que é o curso de Engenharia de Controle e Automação?

Este curso nasce da fusão entre Engenharia Elétrica com Engenharia Mecânica aliadas à Computação. Na prática o que isto significa? Que a produção industrial de um veículo elétrico, de usinas de energia limpa, do seu smartphone, da geladeira que você usa em casa, das roupas e sapatos que você está usando, exigem cada vez mais uma formação multidisciplinar nas áreas de elétrica, eletrônica, instrumentação industrial, mecânica, informática, controle e gestão da produção, porque a indústria 4.0, no Brasil, já é uma realidade.

Com a graduação em Engenharia de Controle e Automação da UNINOVE você estará preparado para ser um profissional capaz de elaborar sistemas, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais, utilizando técnicas e tecnologias do Século XXI.

Se liga nesta oportunidade, você estuda para uma área em que o seu trabalho será valorizado em todos os tipos de polos industriais, tais como metal mecânica; automotiva; farmacêutica; etc. Ou seja, em todo setor fabril e todo tipo de situação na qual a automação é necessária ou desejada.

Além da qualificação do corpo docente, constituído em sua quase totalidade por professores mestres e doutores com grande experiência no mercado, a Universidade dispõe de uma completa infraestrutura de ensino e pesquisa contando com laboratórios de ponta com tecnologias atuais e de aplicação industrial, o que permite ao aluno uma imersão no ambiente real de trabalho.

A formação multidisciplinar nas áreas de elétrica, eletrônica, instrumentação industrial, informática, mecânica, controle e gestão da produção permitirá ao profissional elaborar estudos e projetos, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais.

Atividades extracurriculares

É possível, aos alunos do curso, participar de diferentes atividades extracurriculares. Dentre os projetos multiinstitucionais pode-se citar a disputa de robôs e o aerodesign. A disputa de robôs é uma competição entre máquinas radiocontroladas desenvolvidas e construídas por estudantes. No projeto aerodesign, a equipe deve projetar e construir um avião em escala, também radiocontrolado, para carregar a maior carga possível.

Atuação Profissional

A característica predominante do engenheiro de controle e automação é sua formação generalista tendo em vista sua preparação multidisciplinar, harmonizando, portanto, soluções e equipamentos que antes requeriam a utilização de profissionais de áreas distintas. Isto, evidentemente, requer um esforço notável tanto do corpo docente quanto do corpo discente, mas que acabará suprindo uma lacuna que realmente existe no mercado, possibilitando uma realização profissional bastante interessante.

O engenheiro de controle e automação tem como campo de trabalho as indústrias de maneira geral. Poderá atuar na gestão fabril/empresarial, na organização do projeto, na fabricação e manutenção de sistemas em atividades relacionadas automação industrial. Também poderá tratar de assuntos de engenharia legal, relacionados às atividades citadas acima.

Finalmente, a profundidade do curso capacita o formando a iniciar-se na carreira de pesquisador na área de engenharia de controle e automação, podendo também atuar como professor universitário.

Vem ser mais que um, vem ser 4.0 na Engenharia de Controle e Automação, da UNINOVE.