Como se tornar mais produtivo no home office

Com a chegada do Covid-19 e os decretos governamentais para combatê-lo, as empresas e seus colaboradores buscam formas alternativas de seguirem suas rotinas. Algumas optaram em dar férias coletivas aos seus funcionários, outras escolheram o home office.

Para muitas pessoas, o “trabalhar em casa” é um sonho de consumo. Afinal, quem não gostaria de trabalhar sentado no sofá, de pijama, caneca na mão e pantufa no pé? Mas saiba que este sonho moderno pode ser mais desafiador do que parece.

Nossa querida casa pode ser um lugar bem mais hostil e caótico quando você está querendo trabalhar. O cachorro late sem parar, o vizinho grita com os filhos, a máquina de lavar fica batendo o dia inteiro, te chamam toda hora. Resumindo: CAOS.

Como conseguir se concentrar e ser produtivo em um ambiente desses? E claro, sem ficar louco também! Pensando nisso, separamos 5 dicas de como melhorar o seu rendimento e ambiente de trabalho em home office:

1 – Crie um local de trabalho e mantenha-o organizado

Primeiro passo é escolha um lugar em sua casa para ser seu escritório, é importante que seja um lugar calmo e privado. Evite ficar próximo de locais de grande transição, janelas barulhentas ou lugares escuros.

Depois de escolhido seu novo escritório, leve tudo o que você precisar para desempenhar suas funções. É de extrema importância que você mantenha o seu espaço organizado, um ambiente de trabalho desorganizado diminui a produtividade e cria distrações.

2 – Estabeleça uma jornada de trabalho razoável

Estabeleça uma carga horária, determine um horário de início e um de termino. O home office proporciona uma maior flexibilidade em relação aos horários, pessoas que rendem mais de noite podem escolher trabalhar nesse período, enquanto tem outros que preferem começar a trabalhar ao sol nascer. Vai de cada um.

Mas lembrem-se: os horários devem ser respeitados, nada de trabalhar a mais ou a menos.

3 – Evite distrações

Tudo em nossas casas tem potencial de virar uma distração. Os seus filhos te chamam toda hora, você sempre atende o telefone, vai na cozinha a cada cinco minutos.

Sendo assim, imponha limites em você e nos outros moradores. Enquanto você estiver trabalhando, o seu foco deve estar inteiramente na atividade que você está realizando. Então, é bom deixar claro aos demais moradores da casa que durante este horário você está indisponível, exceto para emergências.

4 – Tenha uma lista de tarefas

Da mesma forma que com os horários, deve-se estipular uma lista de tarefas que devem ser realizadas no dia. Isso porque, com as inúmeras distrações no seu novo ambiente de trabalho uma lista de tarefas irá guiá-lo e ajuda a focar nas suas atividades, aumentando sua produtividade.

Ao final de cada dia de trabalho, crie a lista do dia seguinte. Desta forma, você otimiza seu tempo e se mantem sempre organizado e produtivo.

5 – Faça pausas

Evite ficar muitas horas seguidas olhando para o computador, é importante dar umas pausas de vez em quando.

Faça pausas durante a sua jornada de trabalho, elas são fundamentais para o seu bom rendimento. Isso irá te ajudar a colocar as ideias no lugar.

Agora, coloque em prova estas dicas e aumente a sua produtividade trabalhando em casa.

6 – Conhecimento nunca é demais!

Outra forma de tornar mais produtivo este tempo em casa é fazendo uma Pós-Graduação EAD da UNINOVE. Você nem precisa sair de casa para fazer sua matrícula. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UNINOVE são modulares, portanto, ao término de cada módulo dos cursos de Especialização ou MBA, você receberá uma certificação que qualifica seu currículo para o mercado de trabalho. Estes módulos também podem ser cursados separadamente, são os nossos cursos de Aprimoramento profissional.

Para saber mais informações, acesse: https://www.uninove.br/pos-graduacao/.