A equipe, TIME UNDEFIN@D, formada pelos alunos dos cursos de Informática da UNINOVE estão na final da XXIV Maratona SBC de Programação.

A equipe, TIME UNDEFIN@D, formada pelos alunos dos cursos de Informática da UNINOVE estão na final da XXIV Maratona SBC de Programação, um dos maiores eventos de Computação do Brasil.

Os universitários João Henrique Damazio, Matheus Henrique Ferreira Pereira e Guilherme de Souza Matias Rodrigues, dos cursos de Ciência da Computação e Tecnologia de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, junto ao coach/treinador professor Daniel Ferreira de Barros Jr., foram classificados para a final da campeonato. Assim, apenas 60 equipes entre mais de 730 equipes no Brasil todo (cerca de 8%) vão disputar a grande final em Campina Grande – PB, ou seja, a UNDEFIN@D está entre as melhores do Brasil. Nesta fase de classificação, a UNINOVE esteve presente com 3 times.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, na dinâmica os times tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha dando solução ao tema proposto.

O objetivo é estimular nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Para chegar a final, várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Para o time dos alunos da UNINOVE, a seleção se dá por meio dos tradicionais torneios de programação da universidade. Estes times competem na Maratona (e na regional sulamericana). Os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais, o International Collegiate Programming Contest. Este é o mais tradicional na área de Computação e realiza-se desde a década de 70. O Brasil tem enviado representantes para o campeonato internacional desde o ano de 1996.

A UNINOVE participa da Maratona SBC de Programação desde 2002. A final do evento acontece no dia 11 de novembro, em Campina Grande, PB.