5 DICAS PARA UM BOM CURRÍCULO, A PARTIR DA VIVÊNCIA ACADÊMICA

Como fazer um bom currículo, quando a única experiência que se tem são as atividades acadêmicas e atividades de extensão? O Curso de Gestão de Recursos Humanos UNINOVE tem 5 dicas para criar um currículo forte com base em sua vivência universitária:

1. Destaque suas habilidades e conquistas acadêmicas: Comece destacando sua formação acadêmica, incluindo informações sobre sua instituição de ensino, curso, e datas de graduação prevista ou concluída. Em seguida, destaque prêmios, honras, bolsas de estudo (descontos, PROUNI, FIES), projetos de pesquisa, trabalhos publicados e outras conquistas relevantes.
  2. Enfatize suas atividades de extensão e experiência relevante: Se você participou de atividades de extensão universitária, como voluntariado, seminário, congressos, visitas técnicas, feiras, projetos em grupo, grupos de estudo ou organizações estudantis. Descreva suas responsabilidades, habilidades desenvolvidas e resultados alcançados durante essas atividades.
  3. Adapte suas habilidades para a posição desejada: Analise a vaga para a qual está se candidatando e identifique as habilidades e qualificações necessárias. Em seguida, destaque as habilidades adquiridas por meio de suas atividades acadêmicas e de extensão que são relevantes para a posição. Isso pode incluir habilidades de liderança, trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas, organização e muito mais.
  4. Utilize um formato limpo e profissional: Mantenha o layout do seu currículo limpo e profissional. Use uma fonte fácil de ler e formate o texto de maneira consistente. Utilize títulos e subtítulos para facilitar a leitura e destaque as informações mais importantes, como sua formação acadêmica, experiência relevante e habilidades. Faça revisão do texto, se possível peça para outra pessoa ler, antes de enviar ou compartilhar.
  5. Inclua seções adicionais relevantes: Além das seções tradicionais de formação acadêmica, experiência profissional e habilidades, considere incluir seções adicionais que destacam suas atividades de extensão, trabalhos acadêmicos com excelente nota, projetos de pesquisa sobre algum tema específico, habilidade em idioma estrangeiro, na UNINOVE, o curso de inglês online é gratuito e pode garantir proficiência em inglês, e quaisquer outras informações que demonstrem sua adequação para a posição.

Lembre-se de que o objetivo do seu currículo é destacar suas habilidades, experiências e conquistas de uma forma clara e concisa, para que os empregadores possam entender rapidamente como você pode contribuir para a organização. Boa sorte!