Enfermagem UNINOVE intensifica vacinação contra o sarampo
Uma parceria entre a UNINOVE e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove ações de intensificação da vacinação contra o sarampo nos próximos dia 27 de agosto, no Campus Vergueiro, dia 28 de agosto no Campus Memorial B, no dia 3 de setembro, no Campus Memorial D, durante os turnos da manhã, tarde e noite. No Campus Vila Maria, a imunização acontecerá no período da manhã, no dia 4 de setembro.
Conduzida pela graduação em Enfermagem e com o apoio do Curso Técnico em Enfermagem, a ação reforça a importância da vacina como a forma mais eficaz de prevenção e controle do sarampo, uma doença grave, especialmente na infância, causada por um vírus de alta transmissibilidade.
Durante o mês de agosto e início de setembro, a vacina será oferecida de forma seletiva em locais de grande circulação, destinada a bebês a partir de 6 meses até adultos de 59 anos. A estratégia busca atualizar a situação vacinal da população, conforme o calendário vigente.
Conheça o esquema vacinal proposto pela Secretaria Municipal de Saúde para São Paulo;
Esquema Vacinal
→ Crianças de 6 a 11 meses: Dose Zero (D0) vacinação com vacina dupla viral, com o componente sarampo, para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. Esta dose não é válida para a rotina, devendo-se manter as indicações estabelecidas no Calendário Nacional e Estadual de Vacinação.
→ Crianças de 12 meses a menores de 5 anos: atualizar situação vacinal conforme indicações do Calendário de Vacinação para a idade, isto é, primeira dose (D1) aos 12 meses com a tríplice viral e segunda dose (D2) aos 15 meses de idade, a qual pode ser realizada com as vacinas SCR + varicela monovalente ou tetraviral.
→ Pessoas de 5 a 29 anos: todos os indivíduos devem ter duas doses de SCR (recebidas a partir de um ano de idade e com intervalo mínimo de 4 semanas). Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, deve-se completar o esquema já iniciado, de maneira a receber duas doses de SCR a partir de um ano de idade e com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas. Para indivíduos sem comprovação de vacinação anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na primeira visita, e agendar a segunda dose de SCR com intervalo de quatro semanas após a primeira.
→ Pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos: Devem ter pelo menos uma dose da vacina SCR, a partir de um ano de idade, independente de história pregressa da doença. Caso a pessoa não apresente comprovação de vacina anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na visita ao posto de vacinação.
→ Trabalhadores de saúde (independentemente da idade): devem ter duas doses comprovadas de SCR, recebidas a partir de um ano de idade e com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
→ Gestantes, imunossuprimidos e crianças menores de 6 meses não devem ser vacinados.
→ Indivíduos que possuam Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) não devem receber a vacina produzida pelo fabricante Serum Institute of India, pois possui traços de lactoalbumina. Para esses casos, deve-se administrar a vacina produzida pelo laboratório FIOCRUZ. Observação: a vacina SCR do laboratório Fiocruz deve ser solicitada ao Padi de referência
Devido à alta circulação do vírus em países vizinhos e outras regiões do mundo, a intensificação tem como objetivo evitar a reintrodução da doença em São Paulo, seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacinação é gratuita e segue os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para receber a dose, basta apresentar um documento de identificação e se enquadram nos critérios de imunização.
Para quem estuda ou trabalha na UNINOVE fica o convite para imunização contra sarampo nos Campus Memorial (A e D), Vergueiro e Vila Maria.