Estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina supervisionados por seus professores promoveram Mutirão de Prevenção de Doenças Renais, em consonância com a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), deste ano, com o tema: ¨Cuidar dos Vulneráveis & Estar Preparado para os Desafios Inesperados¨.

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. Diversos fatores podem levar à insuficiência renal crônica, como a diabetes, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo. Os principais sintomas são: mudanças na urina (espuma, alteração de cor, sangue, dificuldade para urinar), dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço.

A Doença Renal Crônica (DRC), consiste em lesão renal, perda progressiva e irreversível da função dos rins. Segundo a SBN, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o transplante de rim representa cerca de 70% do total de transplantes de órgãos realizados no Brasil. Em números absolutos, o país ocupa a terceira posição mundial entre os maiores transplantadores de rim. Em 2021, foram registrados 4.828 procedimentos do tipo.

Daí a importância de formar e conscientizar os futuros profissionais da Saúde, sobre à Atenção Básica ou primária à Saúde para que doenças renais e demais doenças sejam diagnósticas na ¨porta de entrada¨ dos usuários do Sistema Único de Saúde e da medicina privada.