Políticas

Políticas de acesso e utilização

As políticas da biblioteca estão previstas em Regulamento próprio, publicado na página da biblioteca e nos murais das unidades.

A comunidade acadêmica está inscrita automaticamente no Sistema de Bibliotecas a partir do momento de sua matrícula na instituição. Podendo utilizar os serviços oferecidos. Bem como, consulta às bases de dados, periódicos, e livros virtuais e todos os recursos disponíveis para enriquecimento e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

A comunidade externa tem acesso aos serviços e acervo da biblioteca durante a semana no período vespertino. Com orientação e acompanhamento da equipe de colaboradores, o usuário externo pode realizar consulta local ao acervo impresso e acessar todo o conteúdo virtual e recursos disponíveis.


Política de manutenção e atualização do acervo

A Instituição tem como meta possuir um acervo pertinente aos objetivos dos cursos para que a biblioteca seja efetivamente um órgão de apoio ao desenvolvimento cultural do corpo discente e docente. Acervo com aproximadamente 600 mil exemplares, de diferentes áreas do conhecimento.

A política de aquisição, expansão, atualização e manutenção do acervo, concretiza-se, por meio da integração da biblioteca com o corpo docente, os quais propõem e pesquisam títulos necessários à qualificação dos cursos. Esta Política tem como objetivo orientar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo, de forma adequada e racional, pela incorporação de materiais relevantes ao Ensino, Pesquisa e Extensão e às atividades técnico-administrativas executadas pelas diferentes unidades.


Acervo virtual e recursos tecnológicos

Em constante atualização, a UNINOVE disponibiliza para sua comunidade ferramentas digitais, com conteúdo conceituado no meio acadêmico e profissional, a fim de aprimorar e facilitar o acesso a informação, estudos, pesquisas. Na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) disponível na Central do Aluno ou Professor, é liberado o acesso a todo o conteúdo virtual da biblioteca que inclui: bases de e-books, vídeos, periódicos, artigos científicos e normas técnicas. A publicação automática de novas edições e inclusão de novos títulos nas bases, garante ao acervo disponível atualização permanente.


Informatização

A Biblioteca adota o software ALEPH para o gerenciamento do acervo. Um sistema que possibilita o intercâmbio de dados entre redes e sistemas institucionais e a inclusão de dados de publicações impressas, arquivos de computador, mapas, publicações online com link para acesso a texto integral e todo tipo de documento passível de identificação por: título, nome, assunto, dados de publicação e descrição física. Através do módulo Circulação, o ALEPH gerencia os serviços de empréstimo e devolução de materiais, com opções de relatórios e estatísticas.