Sistema de Bibliotecas
Professor José Storópoli

logo pibid

Descrição dos Benefícios da Formação dos Alunos

Os benefícios observados entre os Pibidianos são inúmeros, pois os licenciandos envolvidos passam a ter contato com a realidade da Escola e de sua comunidade. Com isso, o aluno UNINOVE participante do PIBID acaba por conseguir se inserir melhor e com mais qualidade no mercado de trabalho depois de formados.

Mais que isso, suas experiências são levadas para as aulas dentro da Universidade, principalmente para as disciplinas de Prática de Ensino, na qual, ao compartilhar as experiências, auxilia no desenvolvimento do conhecimento existente no interior dessas disciplinas.

Assim, entre os bolsistas, é uma unanimidade classificar como positivo para a sua formação, a participação no PIBID. Podemos apontar aqui, alguns itens descritos pelos discentes-PIBID:

  • Entendimento da Escola enquanto instituição formadora
  • Percepção sobre as dificuldades cotidianas da escola
  • Entendimento das inculcações presentes no ideário dos alunos
  • Capacidade de desenvolver atividades diferenciadas
  • Entendimento do papel fundamental da comunidade para o funcionamento da Escola
  • Desenvolvimento da atitude docente • Desenvolvimento do conhecimento teórico
  • Amadurecimento dos conceitos aprendidos na Universidade
  • Entendimento da importância da escrita científica
  • Capacidade de preparação de material para divulgação científica

Descrição dos Impactos nas Escolas e Comunidades

Para os estudantes das 20 escolas que fazem parte do Programa PIBID-UNINOVE, os maiores benefícios estão na forma como passam a enxergar o estabelecimento escolar e a si mesmos, pois, na medida que os conteúdos trabalhados pelos professores passam a ser aprendidos com mais facilidade – dado o trabalho dos Pibidianos – a autoestima dos estudantes também melhora e, ao melhorar, sentem-se mais seguros e mais atraídos pelo espaço escolar. Consequentemente, isso vai sendo percebido pelos pais que, por sua vez, passam a notar o papel da escola como formadora não só dos conhecimentos formais de seus filhos, mas também como um lugar que auxilia na formação de seu caráter. Sabemos que a longo prazo o efeito multiplicador dessa sensação ajudará na requalificação do que significa a Escola dentro do contexto social na qual está inserida, revalidando a noção do respeito que se deve ter a ela. De forma pontual podemos elencar como os principais benefícios para os estudantes e comunidade:

  • Aproximação do aluno com a escola • Melhora na autoestima do alunado
  • Melhora na capacidade de se perceber e se colocar frente aos colegas
  • Melhora no rendimento
  • Acréscimo na quantidade de atividades lúdicas desenvolvidas na escola
  • Diminuição das faltas
  • Melhor conhecimento, por parte da Escola, de sua comunidade
  • Melhor conhecimento, por parte da comunidade, da escola que lhes atende.

Cursos Participantes

Projetos em Realização

O PIBID-Matemática está desenvolvendo neste ano de 2017 os projetos que seguem

1. O papel dos jogos no ensino e aprendizagem da Matemática

O projeto tem por objetivo explorar conceitos da matemática por meio de diferentes jogos. Tais jogos são construídos e adaptados a partir de jogos já existentes.

Duração: fevereiro de 2017 a dezembro de 2017

2. A utilização de materiais manipulativos no ensino e aprendizagem da Matemática

O objetivo do projeto é o de desenvolver e construir, junto com os alunos, materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Duração: fevereiro de 2017 a dezembro de 2017

Projetos Realizados

1. Titulo no Slot

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. At aut cupiditate dolores doloribus eligendi in iusto mollitia nisi non, odit quae quas tenetur voluptate? Amet molestiae sed veniam vero voluptatum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aliquam amet animi aut, deleniti deserunt harum incidunt laboriosam libero molestias nisi numquam perspiciatis possimus, quas quis quos, repellat repudiandae vel voluptatibus.

  • Desenvolvimento de projetos educomu nicativos nas unidades escolares
  • Relação entre atividades e resultados alcançados.