ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

PRODUÇÃO DOCENTE

Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais

A produção bibliográfica docente do Programa é constituída, basicamente, por artigos publicados em periódicos qualificados e por livros. Relacionam-se, abaixo, parte da recente produção de livros dos docentes do Programa, publicados nos últimos anos. Para outras informações sobre a produção intelectual docente, consultar o Currículo Lattes de cada pesquisador na página deste programa.

1
Título: Tempo-Memória: Perspectivas em Educação
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista, Rosemary Roggero, Jason Mafra
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: Obra resultante de uma disciplina ministrada, por Ana Maria Haddad Baptista, nos Programas stricto sensu em Educação da Universidade Nove de Julho. Resultado de um longo e reflexivo diálogo entre questões que envolvem a memória e a  educação em diversos sentidos. Houve a participação efetiva dos integrantes do curso, assim como de convidados externos. A unidade da coletânea se reflete na convergência das discussões em torno de conceitos de tempo-memória.  

 

1
Título: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Autor(es): Ligia de Carvalho Abões Vercelli
Editora: Paco
Ano: 2015
Sinopse: Este livro é composto por capítulos que que abordam temáticas que perpassam as questões referentes à legislação e políticas públicas para a infância, o primeiro ano da docência e estágio na Educação Infantil, a dimensão afetiva na formação inicial de professores, práticas docentes e de registro, letramento para uma alfabetização de qualidade, o ensino da língua inglesa, questões étnico-raciais, educação continuada, gestão escolar e o Projeto Político Pedagógico.    

 

1
Título: Iniciação Científica: Voz E Vez De Estudantes
Autor(es): Magali R. de Sant’Anna, Mônica de A. Todaro , Rosiley Ap. Teixeira (Orgs.)
Editora: Oikos
Ano: 2015
Sinopse: Os capítulos deste livro dão voz e vez a jovens pesquisadores que se debruçaram com afinco na iniciação científica. Professores/as e alunos/as de duas universidades (UNINOVE e USP) vislumbram divulgar trabalhos que em grandes eventos científicos aparecem de modo parcial. Seu diferencial reside no fato de trazer à tona o olhar de orientandos e orientadores, cujos interesses reais e discussões revelam outras possibilidades de compreensão dos fenômenos da atualidade

 

1
Título: A Experiência Do Mestrado Profissional Em Gestão E Práticas Educativas: Narrativas E Resultados Preliminares
Autor(es): Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Rosiley Aparecida Teixeira
Editora: BT ACADÊMICA
Ano: 2015
Sinopse: Trata-se de obra coletiva de autores, professores e alunos do PROGEPE-UNINOVE, que retrata em capítulos aspectos diversos que compoem o processo de constituição do referido programa de pos graduação. Aborda os elementos constituintes do PROGEPE, a forma como tem sido levada a efeito a disciplina Metodologias de Pesquisa e Intervenção, da grade de disciplinas obrigatorias do curso, a propostas da disciplina Educação, Linguagem e Semiótica, a experiência com uma rede-instalação pedagógica durante um evento universitario e forma como tem se abordado as novas tecnologias de informação e comunicação.

 

1
Título: Memórias cruzadas: as implicações da escolarização na “escolha” da profissão docente.
Autor(es): Rosiley Aparecida Teixeira e Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti.
Editora: Oikos
Ano: 2016
Sinopse: Pretende-se nesse livro, ante as memórias e narrativas em si, perceber o percurso realizado para se tornarem professores, potencializando-se categorias como: experiências escolares, formação acadêmica, motivos e motivações para escolha e formação profissional transformando-se em protagonistas e, a partir das escolhas feitas para elaboração de suas memórias, há a possibilidade de revisitar, rever suas histórias e, em consequência, o modo como se inventam e reinventam.    

 

1
Título: Formação de Professores Contextos, Epistemologias e Metodologias
Autor(es): Eliana Sala, Margarete Bertolo Boccia, Patricia Aparecida  Bioto-Cavalcanti
Editora: BT
Ano: 2015
Sinopse: Trata-se de obra coletiva de autores que apresenta resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Formação de Professores: Contextos, epistemologias e metodologias. Está dividido em duas partes. Na primeira aborda o Estado formador, com textos de Patricia Bioto-Cavalcanti e Maria do Socorro Taurino. Na segunda, discute a formação em perspectiva didática, de identidade docente, quanto aos pedagogos e sobre a atuação dos gestores. Tem prefacio de Antonio Joaquim Severino.  

 

1
Título:
Educação, Linguagem e Interpretação
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista e Maurício Silva
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: A  obra é uma coletânea com os objetivos de indicar os elementos básicos para uma interpretação adequada e que, realmente, estejam de acordo com os signos de caráter informacional. Mostra, inclusive, em alguns dos artigos, quais são os principais limites entre a objetividade e subjetividade ao se interpretar um texto. Nessa medida, há várias discussões que permeiam questões de leitura, literatura e educação.  

 

1
Título: Educação, linguagens & livros
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: A obra enfoca algumas breves reflexões a respeito de leituras e livros, em especial, no âmbito educacional. A primeira parte desenvolve alguns questionamentos sobre leitura, assim como algumas teorias a respeito de cognição no que tange a linguagens. Discute, inclusive, as diversas metodologias empregadas em se tratando do universo  de leitores. A segunda parte comenta e analisa diversos livros como sugestão de leituras.  

 

1
Título:
Artes, Ciências e Educação
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista, Francisca Eleodora Severino, Carminda Mendes André
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: Trata-se de uma coletânea que nasceu das indagações das organizadoras. O ponto chave do livro é a questão do isolamento quase total de cada área do conhecimento. Interligando seus saberes, destacaram a corrosão a que estão fadados os projetos interdisciplinares presos ao academicismo que aprisiona a arte. Cientes de que a criação artística necessita de liberdade de criação, foi priorizado o diálogo entre as artes, as ciências e a educação. Entendendo que o excesso de regras iguala os textos cada autora trouxe um convidado que aceitou o desafio de   quebrar os velhos paradigmas acadêmicos com o firme propósito de potencializar a imaginação e a inventividade de estudantes, educadores e pesquisadores. Imediatamente soltaram as a marras e o resultado é o livro Artes Ciências e Educação.    

 

1
Título: Tempo-memória na Educação: Reflexões
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista, Julia Maria Hummes, Marcia Pessoa Dal Bello, Ubiratan D’Ambrósio
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: Uma obra cuja unidade está na discussão das diversas categorias de tempo-memória que envolvem as mais variadas áreas do conhecimento. Nessa medida, há textos que discutem a temporalidade em algumas obras de Paulo Freire. Há textos que discutem uma possível conceituação do tempo e da memória sob o ponto de vista musical, assim como em outras linguagens. A Educação é o alvo principal de cada texto apresentado.  

 

1
Título:
O Compromisso Social Universitário na Formação de Professores
Autor(es): Ligia de Carvalho Abões Vercelli
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: A temática deste livro está voltada para o Compromisso Social Universitário e sua contribuição na formação de professores por meio de participação em projetos sociais. Foram analisados dois projetos sociais, de duas universidades, a saber: Educação de Jovens e Adultos desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Projeto Ler e Escrever desenvolvido pela Universidade Nove de Julho (Uninove)        

 

1
Título:
Educação Básica: Concepções e Práticas
Autor(es): Jason Ferreira Mafra, José Carlos de Freitas Batista, Ana Maria Haddad Baptista
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: Este livro é resultado de um esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), ambos da Universidade Nove de Julho (Uninove), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Não possui um fim em si mesmo, mas, ao contrário, resulta de um percurso de integração entre os departamentos da graduação e da pós-graduação com a comunidade de educadores e gestores da Educação Básica.  

 

1
Título: Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos (vl.1)Autor(es): Roberta Stangherlim e Ligia de Abões Vercelli
Editora: Porto de Idéias
Ano: 2016
Sinopse: A coleção Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos  foi organizada com o intuito de compartilhar os estudos realizados  pelo Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (GRUPEIFORP). Tal volume aborda a gestão e a docência

 

1
Título: Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos (vl.2)
Autor(es): Roberta Stangherlim e Ligia de Abões Vercelli
Editora: Porto de Idéias
Ano: 2016
Sinopse: A coleção Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos  foi organizada com o intuito de compartilhar os estudos realizados  pelo Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (GRUPEIFORP). Tal volume aborda a formação e as práticas docentes

 

1
Título: Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos (vl.3)
Autor(es): Roberta Stangherlim e Ligia de Abões Vercelli
Editora: Porto de Idéias
Ano: 2016
Sinopse: A coleção Formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos  foi organizada com o intuito de compartilhar os estudos realizados  pelo Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (GRUPEIFORP). Tal volume aborda diferentes temas de pesquisa e de intervenção.

 

1
Título: Educação, Espiritualidade e Cotidiano
Autor(es): Alberto Cabral Fusaro e Márcia Fusaro
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: A Educação e o cotidiano, evidentemente, alternam-se como temas muito presentes no dia a dia de educadores e educandos. Já a espiritualidade, não necessariamente. Espiritualidade, ressalte-se, entendida para além de vínculos religiosos. Aquela que nos convida a refletir sobre as possibilidades existenciais para além da matéria, ainda não comprováveis pelo empirismo científico regido, lembremos, por altas dosagens de materialismo. Esta coletânea  apresenta o livre pensamento de pesquisadores interessados nesse tema ainda tão pouco explorado, mas tão necessário à Educação. Filosofia, Medicina, Biologia Marinha, Pedagogia e Novas Tecnologias são algumas das áreas de atuação desses pesquisadores, por meio das quais eles refletem sobre as aproximações entre a espiritualidade e a educação no cotidiano.

 

1
Título: Tópicos essenciais sobre gestão pública
Autor(es): Gustavo Gonçalves Ungaro, Cassiana Montesião de Sousa; Elza Fátima Rosa Veloso; Evelyn Levy; Fernando Meloni de Oliveira; Gabriela Spanghero Lotta; Guilherme Siqueira de Carvalho; Joel Souza Dutra; José Antônio Carlos; João Marcelo de Souza Gomes; Leonardo Nelmi Trevisan; Marcos Fernandes Gonçalves da Silva; Hamilton Coimbra Carvalho; Maria Thereza Rubim C. Soares; Murilo Lemos de Lemos; Roberto Agune; Sinésio Pires Ferreira; Tarcila Peres Santos; Walter Sigollo
Editora: EGAP – Escola de Governo e Administração Pública
Ano: 2016
Sinopse: O espaço de reflexão sobre gestão pública que esta publicação abre deve ser ocupado por todos os interessados. Dos desafios das políticas intersetoriais às questões éticas, os artigos aqui apresentados oferecem um bom percurso literário. Por isso, recomendamos que ele seja lido e relido: um livro não pode se esgotar em uma única leitura. Ele é vivo e interage com nosso contexto, com os acontecimentos de nossa vida. E a cada leitura uma novaperspectiva se abre.

 

1
Título: Tempo-Memória e Desmemórias
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: O livro aborda, fundamentalmente, as principais categorias de tempo-memória. Nessa perspectiva, faz reflexões desde a Antiguidade Grega até a atualidade. Há reflexões acerca da subjetividade e suas relações com a leitura, assim como discute alguns aspectos da poesia moderna grega e suas principais relações com o tempo-memória.

 

1
Título: Arte & Educação: o dialogo essencial
Autor(es): Ana Maria Haddad Baptista, Júlia Maria Hummes, Márcia Pessoa Dal Bellos
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2015
Sinopse: Trata-se de uma coletânea que contempla textos de diversos autores estabelecendo um diálogo profícuo entre Arte e Educação. No que se reporta ao ambiente musical são abordados temáticas que envolvem a tecnologia e o ensino musical; ordenamentos destinados à construção dos currículos em música; o diálogo que se estabelece entre música e educação; os saberes pedagógicos como pressupostos da docência em Música; a música na escola, entre outros.

 

1
Título: Educação e infância: uma leitura por meio da linguagem cinematográfica
Autor(es): Ligia de Abões Vercelli
Editora: Bt acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: A obra analisa a educação e a infância tal como elas são apresentadas em diferentes filmes nacionais ou estrangeiros.

 

1
Título: Uma literatura entre palavras e encantamentos
Autor(es): Mauricio Silva e Marcia Fusaro
Editora: Big Time Editora
Ano: 2016
Sinopse: Nesse ensaio sobre parte da obra de Mia Couto, um dos mais importantes escritores africanos de língua portuguesa, principalmente dos dias de hoje, vários pesquisadores se debruçam sob os aspectos da produção literária desse autor Moçambicano, buscando respostas sobre sua narrativa e sobre a relação com a língua portuguesa, anteriormente a língua do colonizador.  

 

1
Título: Gestão na Educação Básica
Autor(es): Rosemary Roggero
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: O livro resulta de uma pesquisa que traz 38 casos de gestão estudados por alunos do Programa de Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE, em escolas públicas e privadas de educação básica, que permitiram observar como se dá (ou não), na prática cotidiana, a gestão democrática, defendida na Constituição de 1988 e na LDBN 9394, de 1996.

 

1
Título: Educação e Cultura Literária
Autor(es): Mauricio Silva e Ana Maria Haddad Baptista
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: A obra é uma coletânea voltada para estudos genéricos sobre a literatura periférica-marginal e literatura africana de expressão portuguesa. Aborda, também, prosa e poesia específicas numa intersecção que faz reflexões desde a diversidade cultural até o letramento no ensino médio. Nessa medida, há diversos textos que questionam as relações entre a literatura e educação.  

 

1
Título: Paulo Freire um menino cognitivo
Autor(es): Jason Ferreira Mafra
Editora: BT Acadêmica
Ano: 2016
Sinopse: A Série “Estudos Freirianos” da Editora Liber Livro, agora em parceria com a BT Acadêmica, tem por finalidade, como o próprio nome indica, divulgar as obras dos autores que pesquisam o pensamento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, ou que nele se referenciam para estudar outros objetos, mormente os educacionais.Como ocorre com o legado intelectual de qualquer grande pensador, os livros de Paulo Freire permitem várias leituras.Os que são publicadas nesta Série resultam de investigações científicas sobre os textos e as intervenções freirianas, constituindo verdadeiras “leituras de abismo” que permitem incluí-lo não apenas no universo dos clássicos da educação, mas no universo dos grandes pensadores do século XX, já que os ecos e as repercussões de sua obra já se estendem, ao longo do século XXI, em vários campos do conhecimento científico mundial.    

 

1
Título: Filosofia da Educação como Práxis Humana
Autor(es):  PEDRO A. PAGNI, SILVIO GALLO, Claudio Almir
Editora: Cortez Editora
Ano: 2016
Sinopse: A melhor maneira de homenagear um pensador é discutir sua obra.O leitor encontrará neste livro um diálogo com o pensamento e o trabalho de Antônio Joaquim Severino, uma referência quando se fala em Filosofia da Educação no Brasil e na comunidade de língua portuguesa. Ao acompanhar a trajetória do pensamento crítico, inquieto e inconformado deste lutador pela Filosofia, percorrerá em paralelo parte significativa da história política e universitária do país, da década de 1960 até nossos dias.Este livro é essencial para todos aqueles que se dedicam ao campo da Filosofia da Educação, como pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Mas interessa também a todos aqueles que se preocupam com a Educação no Brasil e veem na Filosofia uma forma de abordar os problemas que se descortinam nesse campo.  

 

1
Título: Profissionalidade Docente: Gestão Pública em Análise
Autor(es): Rosemary Roggero e Roberta Stangherlim
Editora: Big Time Editora
Ano: 2015
Sinopse: O livro “Profissionalidade Docente: gestão pública em análise” é composto por cinco capítulos por autores que abordam temáticas referentes à legislação e políticas públicas em gestão educacional, tendo como fonte de investigação documentos oficiais como editais de concursos públicos de ingresso no magistério das redes de ensino estadual e municipal de São Paulo e estatutos que regem o exercício dos profissionais do quadro do magistério.