A Psicomotricidade foi regulamentada como profissão no dia 3 de janeiro de 2019, por meio do Projeto Lei 13.794. Essa conquista beneficia além dos profissionais da área à população brasileira que necessita destes serviços.
O curso oferece subsídios teóricos e práticos, com ênfase na prevenção e superação das dificuldades psicomotoras, a partir da integração entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores.
O curso está organizado numa perspectiva de ciclo vital (do nascimento ao envelhecimento). Dentre os principais temas estudados no decorrer do curso destacam-se: Avaliação, diagnóstico e terapia psicomotora, Atividades lúdicas e adaptadas; Fisiologia do movimento: da neonatologia à gerontopsicomotricidade; Psicomotricidade na educação física e no esporte; Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem; Plasticidade Cerebral, Bases neurológicas da aprendizagem e muito mais
Concluindo o curso, o profissional estará apto para:
- Atuar nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora em clínicas, hospitais, escolas e empresas;
- Ministrar disciplinas específicas da psicomotricidade em cursos de graduação e pós-graduação;
- Participar de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação ou em serviços de assistência escolar;
- Prestar treinamento institucional, consultoria e assessoria no campo da psicomotricidade;
- Gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos e serviços relacionados à psicomotricidade;
- Elaborar parecer e relatório técnico-científico, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à psicomotricidade.