A alfabetização e letramento não são processos individuais, mas sim processos sociais, interdependentes e indissociáveis. A alfabetização desenvolve-se no contexto em que está inserida, por meio de práticas sociais e de escrita, isto é, por meio de atividades de letramento. Este, por sua vez, desenvolve-se por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, que acontecem em decorrência da alfabetização.
A proposta do curso é formar especialistas que conheçam diferentes métodos, técnicas e estratégias de alfabetização e letramento, para unir o que de melhor cada um possui e aplicar na prática de sala de aula, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
Dentre os principais temas tratados no curso, destacam-se: Jogos, material didático e aprendizagem; Projetos interdisciplinares e alfabetização; Alfabetização e letramento de Jovens e Adultos; O uso de novas tecnologias na alfabetização e letramento; Linguagem e aquisição da escrita; Histórico, conceitos e práticas de alfabetização; Educação inclusiva e muito mais.