Apresentação do Programa

Mestrado e Doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado) da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) desenvolve atividades de investigação científica no Campo Estruturante de Pesquisa (CEP) de sua Área de Concentração em Teorias, Políticas Culturas em Educação. Este campo se desdobra em 3 (três) Eixos Estruturantes de Pesquisa (EEP), que constituem suas linhas: I – Educação Filosofia e Formação Humana (LIPEFH); II – Educação Popular e Culturas (LIPEPCULT) e III – Politicas Educacionais (LIPED).

O Programa tem dado grande prioridade à própria inserção na comunidade científica nacional e internacional, por meio de intercâmbio acadêmico com instituições e com centros de formação de pesquisadores de excelência, no país e no exterior.

O PPGE-UNINOVE é referência na Área de Educação do Brasil, com conceito 5 (cinco), de acordo com a avaliação do MEC/CAPES.

O PPGE-UNINOVE, com os cursos de Mestrado (acadêmico) e Doutorado vem evoluindo, desde suas origens, para uma crescente e qualificada produção em todas as suas missões institucionais (ensino, pesquisa e extensão).

Para o cumprimento de suas funções, o PPGE-UNINOVE observa atentamente as normas da Capes, as orientações dos documentos da Área de Educação. Além disso, examina cuidadosamente os resultados das avaliações da Comissão de Avaliação, da Coordenação da Área, as discussões travadas com os pares no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred), as Políticas de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e as ricas discussões desenvolvidas no Colegiado do Programa.

O PPGE-UNINOVE não esquece que sua função precípua é a formação de mestres e doutores cujo perfil os qualifica como pesquisadores da área de educação, para a assunção de funções da docência na educação superior, no país e fora dele, e para a candidatura a postos estratégicos na área de educação e afins, também no país e fora dele.

O Programa tem alcançado expressivo êxito na sua inserção no cenário da pós-graduação brasileira, mantendo uma interlocução ininterrupta com os pares brasileiros. Não descurou, tampouco, do diálogo intenso com os pares estrangeiros, mesmo antes das recorrentes orientações sobre a internacionalização da pós-graduação brasileira. Neste sentido, firmou inúmeros convênios, inseriu-se em redes nacionais e internacionais de pesquisa, manteve frequente intercâmbio com instituições de ensino superior de outros países, mobilidade de docentes e de discentes etc.

Em nenhum momento faltou o apoio institucional para o desenvolvimento de todo seu trabalho, tais como, financiamento para a realização de eventos e de publicações, apoio financeiro integral para a participação de docentes em eventos promovidos no país e fora dele.

Um dos termômetros da qualidade do Programa pode ser comprovado no aumento progressivo de candidatos aos processos seletivos para ingresso, oriundos de todas as regiões do país. Aumento da disputa pelas vagas, aumenta a qualidade dos candidatos e do alunado.

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