Apresentação do programa

Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

topo_página_cidades_inteligentes_sustentaveis

Apresentação do Programa

O Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes Sustentáveis (PPG-CIS) responde a uma forte demanda da sociedade para o enfrentamento dos desafios atuais relacionados à crescente concentração da população nos centros urbanos e à diversidade de problemas técnicos e políticos relacionados a esta dinâmica.

É um Programa inovador no País nesta temática.  Busca formar mestres com capacidade de desenvolver trabalhos de caráter técnico, científico e de gestão com foco na investigação de possibilidades de promoção da sustentabilidade urbana, por meio de soluções envolvendo sistemas inteligentes em diversas áreas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida.

O Programa está inserido na área de avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Possui como área de concentração: Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Essa área se especializa em três linhas de Pesquisas, que caracterizam importantes pilares de estudo em cidades: Eficiência Energética e Recursos Naturais, Planejamento, Dinâmica Territorial e Mobilidade Urbana;  Sustentabilidade na Construção do Habitat Urbano.

No  contexto destas linhas de pesquisa, o Programa possui três grupos de pesquisa cadastrados no diretório de Pesquisas do CNPq: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável e por fim,  Tecnologias Sustentáveis para o Ambiente Urbano.

Faz parte da matriz curricular um Módulo Internacional em que os alunos têm a oportunidade de participar de um período de imersão de estudos no exterior.  São abordados os temas na fronteira do conhecimento relacionados a área de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O módulo internacional é realizado na cidade de Frankfurt na Alemanha, considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo.

Vale ressaltar que o Programa é composto por professores e pesquisadores doutores com reconhecida experiência internacional, formados em renomadas instituições do Brasil e do mundo. Algumas pesquisas realizadas pelos docentes do Programa foram reconhecidas com premiações em importantes eventos científicos da área.

Desse modo, espera-se que o profissional que seja formado no curso de Mestrado em Cidades Inteligentes Sustentáveis possa atuar como um elemento disseminador, em alguns casos, como balizador para mudanças e aprimoramento de atividades em seu ambiente laboral e, consequentemente, como agente catalisador para a construção de novos paradigmas em cidades inteligentes e sustentáveis.

MISSÃO DO PPG-CIS:

Formar pesquisadores em nível de mestrado capacitados para a identificação, avaliação e promoção de transformações urbanas que contribuam para atender as premissas das cidades inteligentes e sustentáveis.

VISÃO DO PPG-CIS:

Ser reconhecido como um programa de Pós-graduação de referência com atuação na área de Cidades Inteligente e Sustentáveis, contribuindo para o avanço e a integração do conhecimento em sustentabilidade, planejamento urbano e tecnologia aplicados à cidade.

banner_ps_cidades_inteligentes