Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ possui o Serviço de Assistência Judiciária – SAJU, que presta serviços ao Cidadão na área Cível.

Podem ser atendidas as pessoas cuja renda familiar não seja superior a três salários mínimos. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h.

São recebidos conflitos vinculados às Varas de Família e das Sucessões, bem como das Varas Cíveis (tais como: Divórcio; Alimentos; Guarda; Despejo; Relações de Consumo; Indenizatórias etc.).

O NPJ do campus Memorial presta, também, serviços na área Penal, os atendimentos são voltados aos réus, em todos os delitos no Fórum Central da Barra Funda e nos Fóruns Regionais de Santana; Lapa e Pinheiros, com atuação na esfera processual até a decisão final.

Aqueles que necessitam de atendimento devem comparecer a uma das unidades sem necessidade de prévio agendamento, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, comprovante de renda, bem como todos os demais documentos vinculados ao problema que será apresentado. Exemplos: nota fiscal; contrato de locação; certidão de nascimento dos filhos; certidão de casamento etc.

Endereços:

NPJ – CAMPUS VILA MARIA: Rua Guaranésia, 250 – Vila Maria, São Paulo-SP – CEP: 02112-000 – Tel: (11) 2682-6808
NPJ – CAMPUS MEMORIAL: Avenida Francisco Matarazzo, 612 – 1° subsolo – Água Branca, São Paulo-SP – CEP: 05001-100 – Tel: (11) 3665-9323
NPJ – CAMPUS SANTO AMARO: Rua Amador Bueno, 229 – loja 19105 – Santo Amaro, São Paulo-SP – CEP 04752-900 – Tel: (11) 5546-9056


O Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ também possui uma Unidade Avançada de Atendimento do Judiciário – UAAJ, que é destinada a atender questões afetas no campo da conciliação e outras possíveis formas de solução de conflitos surgidos na esfera Cível e Família (tais como: Divórcio; Alimentos; Guarda; Relações de Consumo; Indenizatórias; Acidente de Trânsito etc.). O procedimento é todo digital e substitui a litigiosidade excessiva, conferindo rapidez na solução do problema.

Toda a sociedade poderá beneficiar-se do atendimento prestado de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.

No UAAJ não há necessidade de comprovação de renda e não há limite de valor em discussão para o atendimento, além disso, o serviço pode ser utilizado por qualquer pessoa da Região Metropolitana de São Paulo.

Para ser atendido basta comparecer na Rua Vergueiro, 831 – Liberdade, São Paulo-SP – CEP: 01504-001 – Tel: (11) 3274-5580 (ao lado do Metrô Vergueiro), sem necessidade de prévio agendamento, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, bem como todos os demais documentos vinculados ao conflito que será submetido à tentativa de solução.

Exemplos: contrato; certidão de nascimento dos filhos; certidão de casamento etc.