ALT + 1

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

XIII Encontro de Iniciação Científica e X Seminário Nacional de Pesquisa

Os eventos XIII Encontro de Iniciação Científica e X Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE foram um sucesso. Houve cerca de três mil inscritos nesta edição. No dia das apresentações, mais de mil e quinhentas pessoas compareceram para prestigiar as apresentações, que discutiam questões sobre novas pesquisas e a participação na iniciação científica.

Realizados no último dia 26 de novembro, no campus Memorial, o XIII Encontro de Iniciação Científica e X Seminário Nacional de Pesquisa constituíram fórum privilegiado para discussão de questões relativas à pesquisa de iniciação científica e de pós-graduação, além do intercâmbio entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação. Os eventos ocorrem anualmente e mobilizam acadêmicos conceituados e iniciantes, que buscam ingressar na vida de pesquisadores.

Na ocasião, os alunos bolsistas de iniciação científica apresentaram seus relatórios finais, discutiram seus achados científicos e foram avaliados por pesquisadores da UNINOVE e membros do Comitê Externo de Pesquisa, representantes do CNPq. Foram apresentados cerca de 600 trabalhos, analisados previamente por um comitê científico.

De acordo com o diretor de Pesquisa da UNINOVE, Prof. Dr. João Carlos Ferrari Corrêa, o Programa de Incentivo à Formação de Pesquisadores, mantido pela universidade, que oferece bolsas de estudo para Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), está sendo fundamental no avanço, ainda maior, da produção científica na instituição, por permitir uma interação saudável entre a pós-graduação e a graduação. “A UNINOVE mantém expansão quantitativa e qualitativa em pesquisa, ao se amparar na capacidade de corresponder às aspirações dos estudantes por um ensino que abarque os conhecimentos tradicionais do pensamento e também as inovações dos avanços científicos. A exposição da clareza de suas metas e o empenho em manter uma velocidade adequada à dinâmica do momento leva a UNINOVE a garantir sucesso na área”, afirma Corrêa.

Para o professor, a capacidade de uma nação de gerar conhecimento e de convertê-lo em riqueza está diretamente ligada à ação de agentes institucionais, geradores de conhecimento. “Consciente disso, a UNINOVE se propõe a continuar um processo de superação, por meio de investimentos na área de investigação científica”, conclui.