ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Notícias

UNINOVE abre inscrições para triagem de pacientes com mielomeningocele

09/10
por Uninove

A Mielomeningocele também conhecida como espinha bífida aberta é uma malformação congênita da coluna vertebral que, geralmente, é diagnosticada entre a 3º e 5º semana de gestação.

A coluna vertebral é a responsável pela proteção da medula espinhal e suas raízes nervosas que desempenham a importante função de correlacionar informações e comandos no nosso cérebro para o restante do nosso corpo, como por exemplo, a sensibilidade da nossa pele e movimentação das nossas pernas.

Neste caso, a criança que tem o diagnóstico de mielomeningocele nasce com as meninges, medula e raízes nervosas expostas, cobertas por uma camada fina de pele onde podemos notar a formação de uma pequena bolsa nas costas da criança, que poderá ser localizada na região torácica, lombar ou sacral (próximo ao bumbum).

Esta malformação da coluna vertebral e formação de bolsa contendo a medula e suas raízes nervosas, trazem como consequência a perda de sensibilidade e fraqueza muscular importante abaixo do nível da lesão, ou seja, em músculos específicos do quadril, pernas e pés.

Desde o nascimento, as crianças necessitam de cuidados especiais e de uma equipe interdisciplinar especializada em seu tratamento.

Os objetivos fisioterapêuticos iniciais são estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, ganhar/melhorar a força muscular, estimular a sensibilidade.

Estudos demonstraram que o laser de baixa intensidade, com luz infravermelha e vermelha tem o potencial de ser uma terapia não invasiva e eficaz, pois promoveram recuperação sensorial e motora em modelos experimentais de lesão medular.

Além disso, os achados de um ensaio clínico com indivíduos com diagnóstico de lesão medular, demonstram que o laser de baixa intensidade exerceu efeitos positivos sobre o comportamento da função motora, avaliados através de eletromiografia (EMG).

Clique aqui e inscreva-se.

 

Objetivo

Avaliar a eficácia da FBM associado a exercícios de fisioterapia na resposta sensório-motora abaixo no nível da lesão de indivíduos com Mielomingocele nível lombar baixo e sacral.

Critérios de inclusão: Ter entre 5 a 16 anos; diagnóstico de Mielomeningocele nível lombar baixo e sacral; Deambulador comunitário;

Período de inscrição: 03/09/2019 a 30/10/2019;

Número de vagas: 40 vagas;

Público e os requisitos para as pessoas participarem: ter entre 5 a 16 anos; diagnóstico de Mielomeningocele nível lombar baixo e sacral; Deambulador comunitário;

Local da triagem: UNINOVE – campus Vergueiro.

Relacionados