PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade gratuita

Inscreva-se!

Notícias

Professora explica no “Bem Estar” como cuidar dos pulmões

26/01
por Uninove

As maiores ameaças para os pulmões e como cuidar bem deles, no inverno e no verão. Essa foi a abordagem do programa “Bem Estar”, da TV Globo, nesta última terça-feira (23) e que recebeu como convidada a professora da UNINOVE, Doutora em ciências fisiológicas, Luciana Sampaio.

No programa, Luciana explicou as funções do sistema respiratório, desvendando o que é melhor para a saúde, entre respirar pelo diafragmática ou pelo tórax, através da boca ou nariz.
Ressaltando a importância do assunto, a professora reforça o quanto é importante cuidar da saúde em estações tão diferentes, como o verão e o inverno: “respirar pelo nariz é o adequado para a limpeza básica dos cílios nasais, já que recebem água e, assim, ajudar na absorção pelos pulmões”.

Quanto à respiração, pergunta de uma telespectadora do programa, Luciana explica: “Uma pessoa pode respirar pelo tórax ou pelo diafragma, isso irá depender do dia a dia, mas também de outras situações como quadros de doença pulmonar, gravidez, obesidade e outros casos que podem dificultar a respiração”.

Luciana Sampaio é professora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Reabilitação da UNINOVE . Acesse aqui para informações sobre o curso.

A matéria completa você pode conferir clicando aqui.

 

Relacionados