PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade gratuita

PRIUNI reúne Vicariato da Educação e Universidade e alunos da UNINOVE

Em agosto, a UNINOVE sediou mais um encontro dos alunos do Programa de Inclusão Universitária (PRIUNI) com lideranças de organizações não governamentais. Nesta edição, o evento contou com a presença de Dom Carlos Lema Garcia, representante do Vicariato da Educação e Universidade – ligado à Arquidiocese de São Paulo.

O PRIUNI é fruto do trabalho desenvolvido com centenas de ONGs que atuam em projetos sociais e ambientais na cidade de São Paulo. O encontro tem como objetivo sensibilizar e encantar os alunos para o trabalho voluntário e/ou adesão em campanhas solidárias, despertando nos estudantes de diferentes cursos de graduação, os valores de solidariedade, generosidade, doação e compromisso com o próximo, contribuindo para uma formação cidadã.

O último encontro contou com a mediação da Profa. Viviane Delgado, coordenadora do PRIUNI e, entre os temas abordados, Dom Carlos destacou a importância da cidadania e solidariedade, a Profa. Ana Lydia (Unifesp/CREN) abordou a problemática das comunidades carentes e a influência da nutrição no desenvolvimento das crianças, com consequências para toda vida. Já o padre Paolo Parise, um dos coordenadores da “Missão Paz”, falou sobre o acolhimento aos migrantes, imigrantes e refugiados, realizada por todos colaboradores e voluntários de sua congregação, com ênfase ao querer conhecer histórias de cada um, ao valorizar o respeito às identidades e à celebração da interculturalidade, proporcionada pelo encontro entre as pessoas de diferentes culturas e lugares.

A UNINOVE vem atendendo refugiados desde os primeiros movimentos migratórios com a vinda de haitianos, senegaleses e, mais recentemente, a chegada dos sírios. O encontro também revelou caminhos de como é possível ser voluntário nesses e em outros espaços de apoio e acolhimento social.