ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Apresentação

Engenharia Geotécnica

DuraçãoModalidadePreçosUnidades
12 e 6 mesesSemipresencialClique aquiMemorial

Devido a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais estão ocorrendo em tempo real (plataforma AAPA – Ambiente de Apoio Presencial de Aprendizagem) pela Central do Aluno. A UNINOVE ampliou seus investimentos em tecnologia para que você possa estudar sem precisar sair de casa e oferece um chip VIVO com 5GB/mês de internet para acompanhar as aulas.

 

É um ramo da Engenharia Civil que trata de projetos ou construção de obras que dependam do comportamento dos solos e/ou das rochas. Solo é todo material da crosta terrestre escavável por meio de pá, picareta, escavadeira, etc, sem o auxílio de explosivos.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica é focado basicamente em fundações (blocos estaqueados, tubulões e sapatas), estruturas de contenção e estabilidade de taludes. Conceitos de mecânica dos solos e das rochas, e hidráulica dos solos também serão abordados.

O curso abrange desde a descrição dos solos tropicais existentes no Brasil, com suas características físico-químicas, comportamento mecânico e estudo das tensões, até a escolha do tipo de fundação e seu dimensionamento. São abordadas tanto as fundações rasas quanto profundas, bem como as estruturas de contenção, estabilidade de taludes, fluxo de água em meios contínuos, e aspectos gerenciais e de controle de qualidade. Situações reais de fundações e obras de terra serão trabalhadas nos exemplos estudados.

Os dimensionamentos ensinados estarão em conformidade com as normas vigentes, enquanto que novas tecnologias de projeto e construção serão abordadas.

  • Direção de Departamento
    Apresentação