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Linhas de Pesquisa

Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais

De acordo com o informado, até o ano de 2013, a Área de Concentração na formação do Programa estruturou-se a partir de três linhas de pesquisa e de intervenção: Linha de Gestão Educacional (LIPIGES), Linha de Práticas Pedagógicas (LIPIPP) e Linha de Práticas Político-Sociais (LIPIPS). A partir daquele ano, à luz da história de 2 (dois) anos de atividades, da avaliação do COLETA-Capes e das demandas acadêmicas concretas que emergiram na história do Programa, iniciou-se um processo de discussão com o Colegiado do PROGEPE para a atualização e ajustes da proposta curricular de acordo com a nova realidade.

Esta iniciativa deveu-se, especialmente, ao contexto acadêmico do Programa, considerando que, nesses dois anos de existência, o público de pesquisadores interessado no mestrado esteve composto basicamente por gestores e professores da escola pública básica. Consequentemente, as demandas advindas dos objetos de investigação, resultantes dos reais problemas da escola, dividiam-se basicamente em questões relativas à administração escolar e aos problemas pedagógicos. Para atender melhor esse escopo, dando mais foco e densidade às produções, o Colegiado do PROGEPE redefiniu o Programa, sem prejuízo para a Área de concentração, o quadro docente e a estrutura curricular, para as seguintes linhas:

a) LINHA DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL (LIPIGES)

Esta linha realiza suas investigações científicas sobre as concepções e ações que incidem na gestão educacional e escolar, envolvendo sistemas e unidades educacionais da escola básica, para que suas finalidades precípuas e específicas possam ser atingidas com a otimização dos meios de que dispõem. As pesquisas desenvolvidas na LIPIGES têm como referência as concepções de gestão educacional, escolar e do conhecimento, abrangendo as políticas públicas em educação, o processo de avaliação institucional, o planejamento estratégico, a inovação, a formação e o trabalho dos profissionais comprometidos com a gestão participativa e democrática. Coerentemente com a área de Concentração do PROGEPE, realiza seus estudos com base na investigação das práticas dos agentes envolvidos nas atividades escolares.

Docentes da LIPIGES:

1) Gustavo Gonçalves Ungaro

2) Nádia Conceição Lauriti 

3) Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti

4) Rosemary Roggero

5) Rosiley Aparecida Teixeira

 

b) LINHA DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO (LIMAPE)

Esta linha desenvolve pesquisas a respeito de temáticas relacionadas a metodologias de aprendizagem e ensino de todos os ciclos e etapas da Educação Básica, focando suas investigações no âmbito das denominadas grandes áreas do conhecimento: a) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; b) Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; c) Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além das práticas de ensino vinculadas aos conteúdos curriculares, estuda outros fenômenos, problemas e objetos concernentes à formação e ao exercício docente e as relações da escola com o seu entorno, dentre os quais, direito à educação, cotidiano escolar, diversidade cultural, relação com a comunidade, educação não formal, gênero, violência, projeto pedagógico, ecopedagogia, uso educacional de tecnologias, relações étnico-raciais, inclusão e cultura da paz. Coerentemente com a Área de Concentração Gestão e Práticas Educacionais, abrange demais estudos relativos a práticas dos agentes envolvidos no processo pedagógico.

Docentes:

1) Adriana Aparecida de Lima Terçariol

2) Ana Maria Haddad Baptista

3) Jason Ferreira Mafra

4) Lígia de Carvalho Abões Vercelli

5) Márcia do Carmo Felismino Fusaro