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Objetivos

Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais

O Programa de Pós- Graduação em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) tem como finalidade precípua a formação de mestres na área de gestão e práticas educacionais e como finalidades subsidiárias e complementares:

I – promover a formação científica para a atuação na gestão, a pesquisa e a intervenção nos diferentes âmbitos da gestão e da prática educacionais;

II – promover a formação científica para a atuação na docência e na pesquisa em educação;

III – preparar quadros para atuação estratégica na Educação, especialmente na gestão educacional;

IV – propiciar as condições para o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da autonomia intelectual e da capacidade para o desempenho da cidadania ativa;

V – aprofundar a reflexão sobre as teorias e as políticas educacionais, relacionando-as, dialogicamente, com as outras áreas do saber e com os projetos de intervenção na rede escolar;

VI – pesquisar e difundir o conhecimento produzido na área de educação e nas áreas correlatas, especialmente o de seus próprios pesquisadores;

VII – produzir conhecimentos que possam subsidiar políticas, programas, planos e projetos dos sistemas educacionais, mormente dos sistemas públicos de educação.

Para melhor desenvolver suas finalidades, o PROGEPE tem como objetivos:

I – criar, implantar e estimular o desenvolvimento de linhas e grupos de pesquisa − estes instalados na base do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq) e certificados pela instituição −, articulados entre si e com a Área de Concentração do Programa;

II – desenvolver matrizes curriculares em que as disciplinas tenham seus conteúdos referenciados nas respectivas linhas e/ou grupos de pesquisa e que sejam, prioritariamente, resultantes das pesquisas realizadas;

III – desenvolver programa editorial que contemple a publicação de livros e periódicos, de modo a torná-los reconhecidos por sua qualidade científica na área de educação e áreas correlatas;

IV – promover congressos e eventos congêneres, nacionais e internacionais, bem como apoiar a participação de docentes e discentes em eventos de mesma natureza promovidos por outras instituições e programas;

V – ampliar, quantitativa e qualitativamente, as condições de infraestrutura, especialmente as de suporte à pesquisa, ao ensino e à extensão; VI – desenvolver estratégias para a identificação de novas fontes de financiamento, de modo a ampliar o apoio ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão;

VII – manter e ampliar acordos e convênios de cooperação interinstitucional com instituições de ensino superior (IES) e congêneres, nacionais e estrangeiras, para o desenvolvimento do intercâmbio em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na área de educação e áreas correlatas;

VIII – desenvolver Programa de Professores Visitantes;

IX – outorgar títulos honoríficos a professores e pesquisadores de reconhecida reputação na área e áreas correlatas que tenham contribuído para a produção e difusão da ciência e da tecnologia;

X – promover a integração com os demais graus de ensino da UNINOVE, de modo enfático, com os cursos de Graduação; XI – preservar e consolidar o espírito de equipe entre o corpo docente, o discente e o de colaboradores técnico-administrativos do PROGEPE.