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Integração com a graduação

Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

A UNINOVE tem construído um significativo patrimônio educacional. Sua atuação em larga escala e em todas as disciplinas na graduação coloca desafios permanentes ao aperfeiçoamento pedagógico. Um deles é o aprofundamento do aprendizado, da prática e da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação. É pressuposto deste projeto que a qualificação científica e tecnológica constitui valores não só da cultura e da academia, mas também favorecem a melhora do desempenho do estudante e sua empregabilidade. Além das atividades que hoje são desenvolvidas, os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu devem contribuir diretamente com a criação e o desenvolvimento de um centro de grande repercussão pedagógica, trazendo atividades diferenciadas de ensino, pesquisa e tutoria junto aos alunos e professores da graduação.

  • Escola da Ciência

A Escola da Ciência da UNINOVE está concebida como um centro de excelência para o ensino, a pesquisa e a extensão de atividades científicas, compatíveis com a grade pedagógica dos cursos de graduação, nas mais diversas áreas de conhecimento. O seu caráter inovador é contar com o envolvimento sistemático dos programas de mestrado e doutorado na execução de linhas e projetos de pesquisa, atividades de iniciação científica e disciplinas, inseridas na rede de atividades regulares da graduação.

As atividades mais avançadas de pesquisa não são normalmente compartilhadas com a graduação, particularmente com os estudantes. Somente na iniciação científica esta estrutura se aproxima. A expectativa para a Escola da Ciência é a construção de um conteúdo estruturado de ensino de ciência e de pesquisa na graduação, com base na experiência dos programas de Pós-graduação. O elemento pedagógico inovador é a criação de uma referência interna e externa para a introdução do pensamento científico sistemático e criativo, contribuindo não só para ampliar o desempenho educacional de toda a universidade, mas também para criar um diferencial de qualidade na formação de estudantes. Para tanto, o enfoque pedagógico é submeter o estudante não somente a um projeto de iniciação científica isolado, mas também a disciplinas e outras atividades integradas que o vinculem de fato à atividade de pesquisa e às perspectivas profissionais que esta atividade pode propiciar.

O objetivo central da Escola da Ciência é a construção de um centro de excelência em iniciação da pesquisa científica junto aos estudantes das diversas áreas de atuação da graduação da UNINOVE, com o oferecimento de disciplinas, projetos de pesquisa, atividades laboratoriais, seminários, workshops, publicação de artigos e outras atividades afeitas ao meio. Os objetivos secundários envolvem diferentes dimensões das atividades educacionais e de pesquisa da universidade.

Avista o vídeo sobre o inicio das atividades da Escola da Ciência do ano de 2014 no link: https://www.youtube.com/watch?v=3YcaSM0bBtQ

  • Estágio de docência do pós graduando junto aos alunos da graduação

Na Escola da Ciência, os alunos, sob a supervisão do professor orientador, têm a possibilidade de desenvolver suas habilidades e competências de ensino e co-orientação dos projetos de Iniciação Científica dos alunos de graduação. Com essa iniciativa, o PPG-CIS pretende atingir dois objetivos: (1) formar e qualificar os alunos de mestrado para o ensino, orientação e pesquisa; (2) incentivar os alunos da graduação a serem os futuros alunos ingressantes do Programa. As normas para a realização e acompanhamento destas atividades estão presentes no Plano de estudos Acadêmicos (PEA).

  • Iniciação Científica

Busca-se intensificar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em parceria com a graduação. Esta atividade envolve professores alunos do PPG-CIS juntamente com alunos da graduação (Iniciação científica) dentro das duas linhas de pesquisa e dos projetos formalmente constituídos.