ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

BLACK FRIDAY 2020 | Inscrições Abertas! | Matricule-se esta semana e ganhe 2 mensalidades grátis!*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Apresentação do programa

Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

topo_página_cidades_inteligentes_sustentaveis

Apresentação do programa

O programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS), primeiro e único credenciado na área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na cidade de São Paulo, tem o propósito de compreender a dinâmica socioespacial do território urbanizado, numa perspectiva crítica e segundo seus problemas e desafios intrínsecos, de modo a oferecer, por meio de pesquisa aplicada, propostas para seu enfrentamento.

O PPG-CIS é também pioneiro, no Brasil, na realização de investigações acadêmicas sobre a relação entre cidade e inteligência. Seu eixo estruturante é a ideia de que há uma sinergia vantajosa entre os padrões de interação social proporcionados pela urbanização e a ampliação do conhecimento produzido pelos cidadãos. Dessa interação, surgem oportunidades de ampliar o desenvolvimento urbano sustentável.

Para tanto, o programa desenvolve seu trabalho reflexivo a partir de três linhas de pesquisa: Regulação Indutora e Instrumentos Urbanos; Espaço Urbano, Sociedade Civil e Democracia; e Inovação aplicada ao Planejamento Urbano.

Tais linhas se desdobram em ações sustentadas pelo entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão: disciplinas obrigatórias nas três linhas, de modo que todos os discentes percorrem uma trilha formativa baseada na tríade normas-processos-produtos, participação em eventos da área e publicação de papers, artigos, capítulos de livros e obras de texto integral e participação em atividades focadas em produzir impacto sobre o território das cidades, tais como fóruns interinstitucionais, envolvendo Estado, mercado e sociedade civil, escolas de liderança pública e incubadoras de inovação.

O programa conta ainda com um módulo internacional, que oferece a possibilidade dos discentes participarem de um período de imersão de estudos no exterior.

O corpo docente do PPG-CIS é composto por professores-doutores com pesquisa inovadora e de impacto em planejamento urbano, além de docentes com experiência prática junto ao Poder Público Municipal, todos formados em renomadas instituições de ensino brasileiras e internacionais.

 

Missão do PPG-CIS: 

Formar pesquisadores e produzir conhecimento aplicado com foco no enfrentamento de problemas concretos das cidades brasileiras.

Visão do PPG-CIS: 

Ser reconhecido como um programa de pós-graduação de referência na área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia, vocacionado à pesquisa aplicada e aberto à ativa interlocução com gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada e do setor produtivo.

Processo Seletivo 2020 / 1º Semestre