PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | Matrícula gratuita + 50% de desconto na mensalidade de agosto*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Módulo Internacional

Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde

O módulo internacional é parte integrante da Matriz Curricular para integralização dos Programas de Mestrado e Doutorado, sendo desenvolvido anualmente. Nesta atividade, o grupo de alunos e professores tem a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores internacionais, conhecer laboratórios e discutir temas de pesquisa em visita a universidades estrangeiras com destacada produção na área de inserção do programa. Além do período de visita nas universidades, o grupo participa de um evento científico específico para a área de Biofotônica onde seus membros são inseridos em cursos, visitas monitoradas, apresentações orais e apresentações de posteres.

 

2015

Em sua primeira versão, que ocorreu em abril de 2015, os discentes e docentes do PPG em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde desenvolveram atividades na Universidade da Flórida (campus Gainesville) e participaram do Congresso da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia (ASLMS). Nosso grupo esteve na Universidade da Flórida nos dias 20 e 21 de abril, onde participou de palestras, discussões de resultados e de projetos de pesquisa e vivências nos laboratórios e clínicas da referida universidade. Entre os dias 22 e 26 de abril, nosso grupo esteve na reunião anual da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia (ASLMS) realizada no Gaylord Palms Resort & Convention Center em Kissimmee – Florida. Os pós-graduandos estiverem envolvidos em apresentações orais e de em pôsteres.

 

2016

O segundo Módulo Internacional do PPG em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde incorporou a reunião anual da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia (ASLMS) realizada no Sheraton Boston Hotel/Hynes Convention Center em Boston- MA, visitas guiadas ao campus da Harvard University e ao Massachusetts General Hospital e atividades no Wellman Center for Photomedicine (o principal centro de fotomedicina do mundo pertencente à Harvard University) no período de 28 de março a 03 de abril de 2016. Na reunião da ASLMS, nosso PPG foi responsável por 21 apresentações orais e 20 pôsteres. Como resultado destas apresentações, 1 mestranda e 1 doutoranda foram contempladas com os custos de hospedagem e transporte por terem apresentado os melhores trabalhos científicos de suas sessões, e 1 de nossas docentes recebeu o prêmio da KERITH FOUNDATION por apresentar o melhor trabalho na área de fotobiomodulação. No Wellman Center for Photomedicine, nosso grupo participou de palestras, visita aos laboratórios, demonstrações e de discussões de protocolos experimentais e clínicos.

 

2017

No terceiro Módulo Internacional do PPG em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde, as atividades foram realizadas no Beckman Laser Institute da University of California, nos campi Irvine e San Diego, e na reunião anual da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia (ASLMS) realizada no San Diego Convention Center em San Diego – CA, EUA. Na University of California realizamos uma visita guiada no campus San Diego e participamos de seminários coordenados no campus Irvine. Neste mesmo campus, também realizamos vista aos laboratórios e clínicas dedicados à pesquisa em Biofotônica. No evento da ASLMS, nossos alunos participaram de 14 apresentações orais e 18 painéis.  Os resumos foram publicados no periódico Lasers in Surgery and Medicine.

 

2018

No quarto Módulo Internacional do PPG em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde, nossos docentes e discentes participaram de atividades na Université de Lorraine no campus localizado na cidade de Nancy, França e do congresso da World Association for Laser Therapy (WALT) em Nice, França. Na Université de Lorraine nosso grupo participou de uma seminário integrado de pesquisa. Além de visitar os laboratórios e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos no Biopole.  No congresso WALT nossos alunos participaram da apresentação de 41 trabalhos, sendo 12 apresentações orais. Esta atividade tem se mostrado muito importante para os alunos, professores e para o crescimento e amadurecimento internacional do PPG.