PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade gratuita

Inscreva-se!

Infraestrutura

Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde

A infraestrutura do PPG permite a realização das seguintes metodologias: Dinamometria isocinética; Ergoespirometria; Processamento de amostras para análise bioquímica; Processamento histológico de amostras para inclusão em parafina ou resina (Paraplast) para cortes semi-finos; Processamento de amostras congeladas para cortes histológicos em criostato; Colorações histológicas como hematoxilina e eosina, PAS, picrossírius, Azul de Lilly, tricrômico de Masson; Reações de imunohistoquímica e imunocitoquímica com revelação por peroxidase; Reações de imunofluorescência; Detecção e quantificação de proteínas por imunoensaio (ELISA); Espectrofotometria na região UV-Visível; Cultura de células (linhagens de macrófagos, fibroblastos, osteoblastos, mioblastos, células tumorais, culturas primárias, células tronco de origem dental, umbilical e de tecido adiposo estão sendo correntemente utilizadas); Diversos ensaios de atividade celular (citotoxicidade e fototoxicidade, migração, invasão, transformação, viabilidade, proliferação, atividade enzimática, formação de esferas e colônias, etc.); ensaios para avaliar mecanismo de morte celular (microscopia de fluorescência com Alaranjado de Acridina e Iodeto de Propídeo, avaliação do potencial de membrana mitocondrial com rodamina e Iodeto de Propídeo), Western blotting; Extração de DNA ; Extração de RNA e análise de expressão gênica pela amplificação por PCR em tempo real; Eletroforese por focalização isoelétrica; Zimografia; Análise de imagens e quantificação celular por meio de aplicativos e softwares; Eletromiografia; Citometria de fluxo; Espectroscopias de absorção, fluorescência e reflexão; Termografia infravermelha por imagem, diagnóstico de patologias orais através de métodos ópticos, visão computacional e inteligência artificial, dentre outras. Em nossos ambulatórios, clínicas e hospitais conveniados são desenvolvidos estudos clínicos e levantamentos epidemiológicos.

Os laboratórios e clínicas, que dão suporte ao desenvolvimento das metodologias citadas, estão descritos a seguir. Todos possuem técnicos com formação específica e treinamento, materiais de apoio didático, pedagógico e microcomputadores. O Departamento de Tecnologia de Informática (TI) dá suporte aos equipamentos instalados nos laboratórios e avalia as futuras necessidades, sendo que todos os microcomputadores são conectados a rede local e a Internet 24 horas.

 

LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR

Permite a avaliação da citotoxicidade de biomateriais (estudos de curto e longo prazo), avaliação da proliferação, diferenciação, morte celular, ativação e função de diversos tipos de linhagens celulares frente a recursos eletrofísicos (laser, LED, ultrassom etc), fatores de crescimento, citocinas e fármacos, bem como, a avaliação de cito e fototoxicidade de agentes fotossensibilizadores, caracterizando os alvos celulares, moleculares e mecanismos de morte celular à eles associados.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR – MOLECULAR

Avaliação de produtos celulares utilizando diferentes modelos in vitro e in vivo por meio de técnicas de imunomarcação, zimografia, eletroforese, western blotting, dosagem por ELISA e expressão gênica (PCR em tempo real).

LABORATÓRIO DE HISTOTÉCNICA E IMUNOHISTOQUÍMICA

Voltado à avaliação da anatomia microscópica das células, tecidos e órgãos, obtidos em diferentes modelos experimentais. São empregadas técnicas que vão desde colorações de rotina até a identificação de produtos e componentes celulares com anticorpos específicos.

LABORATÓRIO de IMUNOLOGIA PULMONAR e do EXERCICIO

Estuda os efeitos da fototerapia na resposta imunológica pulmonar e sistêmica em modelos experimentais de doenças respiratórias e também em voluntários dos estudos clínicos. Investiga os aspectos imunológicos celulares e moleculares da fisiopatologia das doenças respiratórias agudas e crônicas, utilizando-se para isso modelos experimentais de asma, DPOC, enfisema, síndrome da angústia respiratória aguda, pneumonias, fibrose pulmonar e câncer, além de material de pacientes para os estudos clínicos e pré-clínicos.

LABORATÓRIO DE FOTOTERAPIA NO ESPORTE E EXERCÍCIO

Investiga os efeitos da fototerapia com LASERs e LEDs sobre o desempenho físico de atletas de diferentes modalidades esportivas, indivíduos fisicamente ativos, e pacientes com diferentes doenças que afetam o desempenho muscular, é composto por três setores: Dinamometria isocinética, Bioquímica e Ergoespirometria.  São realizadas avaliações do desempenho muscular, performance cardiorrespiratória e avaliações de marcadores sanguíneos relacionados ao desempenho e a recuperação pós-exercício.

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO

Realiza avaliações funcionais do sistema estomatognático com diferentes ferramentas e tratamentos.

LABORATÓRIO DE CITOMETRIA DE FLUXO

Permite a avaliação de populações e sub-populações celulares no sangue, urina ou em suspensões celulares de diferentes órgãos e tecidos, a quantificação dos níveis de diferentes proteínas em sua forma integral e fosforilada, a quantificação dos níveis de mediadores inflamatórios (citocinas, quimiocinas, moléculas de adesão, proteases, anti-proteases, fatores de crescimento), a avaliação dos processos de morte (apoptose e necrose) e proliferação celular. Permite avaliar 4 marcadores celulares simultaneamente.

LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO ÓPTICA

Permite o desenvolvimento de fontes de luz personalizadas e versáteis como apoio a diversas aplicações. Possui LEDs emitindo nas regiões espectrais desde o ultravioleta (385 nm) até o infravermelho (950 nm) passando por toda a região do visível (400 nm; 440 nm; 520 nm; 560 nm; 630 nm; 660 nm; 780 nm). Estes equipamentos são utilizados tanto para a fotobiomodulação quanto para terapia fotodinâmica. Também possui um laser de HeNe (Hélio Neônio) que vem sendo utilizado em técnicas de diagnóstico óptico aplicadas às ciências da saúde, além de mesa óptica, diversos suportes ópticos e lentes, computadores, sistemas de imageam e softwares proprietários. Também voltado para a avaliação de amostras biológicas sólidas ou líquidas por meio das espectroscopias de absorção, fluorescência e reflexão, bem como da termografia infravermelha por imagem.  Tais técnicas podem ser usadas antes, durante e após a irradiação laser. O laboratório conta ainda com um medidor de potência de amplo espectro (para controle da exposição da radiação laser) e câmera fotográfica para obtenção de imagens das amostras analisadas em alta resolução.

CLÍNICA DE BIOFOTÔNICA

Permite o desenvolvimento de estudos clínicos nas diferentes especialidades médicas, odontológicas e estéticas usando a estrutura de atendimento clínico da unidade Vergueiro.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO

Idealizado para avaliação da etiologia e quantificação da intolerância ao esforço em pacientes portadores de cardiopatias e pneumopatias. É possível avaliar a indicação e resposta a intervenções terapêuticas. Com as diversas formas de treinamento muscular esquelético (exercício físico dinâmico, treinamento de força e estimulação elétrica neuromuscular) e também as diferentes aplicações da fototerapia, é possível comparar as respostas cardiorrespiratórias e musculares periféricas durante os diferentes tipos de exercícios e seu impacto na realização das atividades de vida diária.

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM ANÁLISE DO MOVIMENTO

Equipado para o estudo dos aspectos biomecânicos do movimento humano, em cinco subáreas: cinemetria, dinamometria, antropometria, eletromiografia e mecânica muscular.  Permite a análise de diferentes formas de movimento do corpo humano, associadas aos efeitos das sobrecargas externas e internas nos tecidos do corpo humano e o estudo de efeitos de diferentes doenças e de modificações do ambiente no movimento do corpo humano.

LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE MECÂNICA CARDIORRESPIRATÓRIA

Voltado à avaliação histo-morfofuncional e das propriedades mecânicas ventilatórias (componentes elásticas, viscosas e visco-elásticas cardiorrespiratórias) do pulmão em humanos e em modelos animais. Além de técnica de descelularização e recelularização de pulmões com células-tronco.

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

Avalia a função cardiorrespiratória e o desempenho físico de indivíduos saudáveis e de portadores de disfunções cardiorrespiratórias e metabólicas, com vistas ao fornecimento de subsídios para programas preventivos e de tratamento das disfunções dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico, bem como de intervenções pré e pós-operatórias que envolvam estes sistemas.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA TRANSLACIONAL

Permite a avaliação dos efeitos do exercício físico agudo e crônico em parâmetros metabólicos, hemodinâmicos e autonômicos, bem como o desenvolvimento de técnicas bioquímicas, principalmente de avaliação de estresse oxidativo, em situações fisiológicas ou fisiopatológicas.

LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO

Permite a avaliação dos mecanismos utilizados pelo Sistema Nervoso Central para controlar os movimentos, utilizando esses conhecimentos no desenvolvimento de tecnologias para a prevenção e tratamento de disfunções motoras; e estudo da eficácia de novos produtos, equipamentos e medicamentos aplicáveis ao tratamento de disfunções motoras. Além disso, contribuem também a avaliação indireta dos volumes respiratórios, obtido por meio da mensuração dos deslocamentos da caixa torácica e abdômen, estimando-se os padrões respiratórios, bem como a mobilidade e sincronia dos movimentos toracoabdominais durante a respiração, por meio da pletismografia optoeletrônica (OEP).

LABORATÓRIO de NEUROMODULAÇÃO E FISIOTERAPIA NEUROLOGICA

Investiga os métodos e técnicas de intervenção, utilizados no processo de reabilitação de pacientes com disfunções do sistema nervoso.

LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE BIOCIÊNCIAS

Possui estrutura de apoio para atividades básicas de pesquisa.

Outros laboratórios e ambientes para desenvolvimento de projetos de pesquisa

Laboratórios de Anatomia: Na cidade de São Paulo, a UNINOVE conta com 27 laboratórios de Anatomia Humana, distribuídos nas Unidades Vila Maria (5), Memorial (7), Vergueiro (7), Santo Amaro (5) e Vila Prudente (3). Técnicos de nível superior dão suporte às pesquisas.

Biotério: No campus Vergueiro sede do PPG, reproduz e mantem ratos e camundongos de padrão sanitário convencional. Obedece às deliberações da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNINOVE), aprovada junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA). Conta com veterinária e biólogos com treinamento em bioterismo.

Ambulatórios Integrados: a) Clínicas de Atendimento de Especialidades Médicas (Alergologia, Cardiologia Dermatologia, Clínica Médica, Distúrbio do Sono, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Tratamento do Tabagismo, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Promoção Geral à Saúde, Psicologia Médica, Psiquiatria, Psicologia, Reumatologia, Saúde Mental e Síndrome Metabólica). b) Núcleo Integrado de Simulação– Laboratórios de Habilidades Cirúrgicas (inclusive Microcirurgia), Médicas Básicas, Materno Infantil, Adulto e Unidade de Emergência. – – Clínica Odontológica- 200 boxes.  Cada box possui uma pia, cadeira odontológica, equipo de 3 pontas, refletor de 20.00 lux, cuspideira sugador e bomba à vácuo, dois mochos à gás e mesa auxiliar.

– Clínicas de Fisioterapia 990 m2, setores: Neurologia Adulto, Neurologia Pediátrica, Cardiopulmonar, Saúde Coletiva e Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, quadro profissional altamente capacitado e infraestrutura ampla e moderna.

– Conjunto Hospitalar do Mandaqui – Hospital Geral de ensino vinculado à UNINOVE, referência para poli traumatizados.

 

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

 

Em constante atualização, o Sistema de Bibliotecas da UNINOVE é composto por 11 Bibliotecas presenciais divididas nos Campus: Vila Maria, Memorial – Prédio A, Memorial – Prédio D, Vergueiro, Santo Amaro, Vila Prudente, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá, Osasco e Bauru e mais 3 bibliotecas nos polos: Botucatu, São Manuel e São Roque. Além destas ainda conta com 08 Bibliotecas de apoio avançado, sendo 4 hospitais parceiros e 4 nos Núcleos de Prática Jurídica. Conta com corpo técnico especializado para dar suporte aos alunos, professores e pesquisadores da universidade. A equipe é composta por Bibliotecários e auxiliares treinados para prestar atendimento de acordo com a necessidade de cada membro da comunidade acadêmica.

A Biblioteca que atende Programa de Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde está alocada no Campus Vergueiro: Rua Vergueiro, 235/249 – Liberdade, São Paulo – SP. Oferece excelente infraestrutura para o estudo, disponibilizando computadores multimídia destinados à pesquisa acadêmica.  Dispõe de salas de estudo para grupos, cabines individuais e terminais de consulta ao acervo. Conta com equipe especializada de bibliotecários e auxiliares que dão apoio aos pesquisadores, oferecendo treinamentos em bases de dados, auxílio a pesquisa científica e normalização de trabalhos.

 

ACESSIBILIDADE

A Biblioteca adota diretrizes de promoção de acessibilidade e atendimento prioritário imediato e diferenciado às pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida. Na Biblioteca as salas de estudo em grupo, salão de leitura, cabines individuais, terminais de consulta e balcão de atendimento respeitam o requisito de acessibilidade. As mesas são adaptadas, acomodam cadeirantes e estão sinalizadas. No acervo físico, a distância entre as estantes respeita a NB 6090 com espaço suficiente para manobras de cadeira de roda. Nos computadores está instalado o sistema NVDA que é um sintetizador de voz para alunos de baixa visão e ainda impressora para aumento de letra. O acervo bibliográfico conta com publicações em Braille, livros falados e de fonte aumentada, bem como outros recursos audiovisuais. Há um plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em Braille e falado de uso didático. A Biblioteca conta com convênio com as instituições Benjamim Constant e Dorina Nowill para receber livros e encaminhar alunos que necessitam de livros da bibliografia em Braille ou falado. Na página da Biblioteca estão disponíveis literatura e informações sobre acessibilidade.

 

SERVIÇOS

Dentre os principais serviços oferecidos pela Biblioteca, podemos destacar: Consulta, Reserva e Renovação online de acervo, realizadas através do Software ALEPH e Biblioteca Digital que inclui bases de dados assinadas e gratuitas que podem ser acessadas internamente e externamente através da Central do aluno. Estão disponíveis serviços especializados de intercâmbio com outras instituições, destaque para:

  • Comutação Bibliográfica – serviço que visa dar acesso à informação existente nas Bibliotecas de instituições de ensino nacionais e internacionais, permitindo receber cópia de vasto material bibliográfico;
  • Empréstimo Inter Bibliotecas – Através do serviço de EIB o usuário pode solicitar materiais de qualquer uma das bibliotecas da UNINOVE, por meio de formulário próprio preenchido no balcão da biblioteca de sua unidade. Da mesma forma o material pode ser devolvido em qualquer uma das unidades em que o aluno achar conveniente.
  • Empréstimo Entre Bibliotecas – O sistema de EEB oferece ao aluno acesso ao acervo de bibliotecas externas. Esse serviço estabelece um convenio de cooperação que potencializa a utilização do acervo das instituições universitárias participantes, favorecendo a disseminação da informação entre universitários e pesquisadores de todo o país. Trata-se de um acordo entre os profissionais bibliotecários e é disponibilizado ao interessado através de formulário padronizado.
  • BIREME – Serviço de acesso a uma rede de acervos e bibliotecas universitárias na área da saúde, e interfaces com outras áreas em toda América Latina e Caribe. Por meio da consulta às bases de dados bibliográficas MEDLINE e LILACS para recuperação de referências bibliográficas de interesses, o serviço permite a solicitação de cópias dos artigos de periódicos e outros documentos através da internet.
  • Capacitação de Usuários – A biblioteca oferece aos alunos a capacitação em bases de dados científicas. Este serviço apresenta aos alunos os conteúdos disponíveis na IES, bem como auxilia na utilização das ferramentas que vão contribuir em seu desenvolvimento acadêmico.
  • Ficha Catalográfica – A biblioteca oferece apoio aos alunos do Stricto Sensu na elaboração da ficha, elemento obrigatório para dissertações e teses.

 

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ACERVO

A Instituição tem como meta possuir um acervo pertinente aos objetivos dos cursos e programas para que a biblioteca seja, efetivamente, um órgão de apoio ao desenvolvimento cultural do corpo discente e docente. O processo de aquisição, expansão e atualização é feito sempre nos finais dos semestres, tendo como base os projetos pedagógicos e ementas das disciplinas.

O acervo é composto por: livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, obras raras, obras em Braille, livro ampliado e livro falado (para atender aos alunos com baixa visão). Está disponível à comunidade acadêmica e a comunidade externa e abrange todas as áreas do conhecimento, nos totais estimados de: ciências agrárias, 318; biológicas, 12.774; saúde, 78.752; exatas 37.896; humanas 103.009; sociais, 209.209; engenharias, 18.976; letras, 33.019. Destes, o total aproximado de 88.200 exemplares estão disponíveis na Biblioteca do Campus Vergueiro, onde está alocado Programa de Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde. O acervo recebe tratamento técnico dentro das normas internacionais de catalogação: AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americano, em linguagem US MARC (Machine Readable Catalog). A classificação adotada é a CDU – Classificação Decimal Universal e para o estabelecimento de cabeçalhos de assunto são adotados os padrões da Biblioteca Nacional e Library of Congress.

Além do acervo impresso, a Biblioteca conta com conteúdos e obras virtuais disponíveis através da Biblioteca Digital, destaque para:

  • BDTD Uninove: Apresenta 1.211 dissertações de mestrado e 175 teses de doutorado em formato online, defendidas na Uninove;
  • BDTD IBICT: Inclui 307.738 dissertações e 157.777 teses defendidas em IES brasileiras e por pesquisadores brasileiros no exterior;
  • Normas técnicas da ABNT: Através de assinatura anual estão disponíveis mais de 7.500 normas em texto completo.

 

BASES DE DADOS

A biblioteca conta com diversas bases de dados abrangendo todas as áreas do conhecimento com artigos e textos na íntegra. As principais bases disponíveis são:

Acesso restrito/ assinatura

Academic Search Premier (Ebsco) – Inclui referências e texto completo abrangendo as ciências: Biológicas, Exatas, Ambientais, Saúde, Agrárias, Engenharias, Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística e Humanas.

American Society for Testing and Materials – Inclui norma técnica da ASTM e permite acesso a Digital Library – Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Engenharias.

ABNT Coleção – Acesso as Normas Técnicas da ABNT

BMJ Best Practice – Apresenta aos profissionais de saúde as mais recentes evidências de pesquisa, diretrizes e opiniões de especialistas, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico.

BMJ online – Inclui periódicos do editor especializado em ciências médicas, em texto completo.

Emerald Insight – Texto completo nas áreas: Negócios, Administração, Contabilidade, Ciência da Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.

Nature.com – Multidisciplinar com foco nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Ambientais e Especialidades Médicas.

Physical Education Index – Apresenta ampla variedade de conteúdo (resumos e texto completo), incluindo tópicos referentes ao currículo de educação física até medicina do esporte e dança, educação na área de saúde e fisioterapia.

Portal Capes – Biblioteca Virtual que disponibiliza conteúdos e produção científica incluindo: periódicos em texto completo, resumos, patentes, e-books, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Proquest Research Library – Abrange as áreas: Artes, Negócios, Educação, Saúde, Humanidades, Psicologia, Ciências, Ciências Sociais.

SAGE Journals online – Referências e texto completo nas áreas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Science Direct (Elsevier) – Referências e texto completo nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

SocINDEX with Full Text (Ebsco) – Texto completo da área de Sociologia incluindo assuntos correlatos: Aborto, Criminologia, Justiça Penal, Estudos Étnicos e Raciais, Gênero, Casamento, Família, Violência, Sociologia Política, e outros temas.

SPORTDiscus with Full Text (Ebsco) – Texto completo sobre os temas: Esporte e Medicina Esportiva.

Web Of Science – Indexa e apresenta resumos dos periódicos mais citados em suas respectivas áreas. Inclui relatório de citações.

Wiley Online Library – Resumo e texto completo nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Acesso aberto

BIOLINE INTERNATIONAL – Inclui publicações de acesso aberto na área de saúde abrangendo os temas: medicina tropical, doenças infecciosas, epidemiologia.

BVS ODONTOLOGIA – Acesso a diversos recursos de informação e literatura científica nacional e internacional da área de odontologia.

BVS PORTAL REGIONAL – Reúne informações de saúde com ênfase em: saúde pública, veterinária, psicanálise, psicologia, enfermagem e outros.

CDC – Centers for Disease Control and Prevention.

DECS – Descritores em Ciências da Saúde.

DOAJ – Directory of Open Access Journals –inclui revistas e jornais de livre acesso em todas as áreas do conhecimento.

FREE MEDICAL JOURNALS – Reúne periódicos da área de medicina e saúde.

IRIS – Integrated Risk Information System da Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – Contém informações sobre substâncias químicas e seus riscos para a saúde humana e do planeta.

MEDICAL DICTIONARY ONLINE – Dicionário gratuito de termos médicos.

PEDRO – Banco de dados de evidência em fisioterapia. Inclui estudos clínicos, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica.

SCIELO – Base multidisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento.

WHO Library – Biblioteca da Organização Mundial de Saúde.

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Estão disponíveis aos alunos e pesquisadores mais de 38.000 publicações periódicas através do Portal Capes, sendo: 6.768 de saúde. Através da base Proquest Research Library, adquirida por assinatura, estão disponíveis 8.985 publicações, com aproximadamente 254 publicações de saúde. Além destes, a Biblioteca conta com títulos disponíveis em portais de periódicos de instituições de ensino superior de acesso aberto.