PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade gratuita

Inscreva-se!

Grade Curricular

Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde

Os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado devem cumprir o total de 30 (trinta) créditos em disciplinas, correspondendo a 450 (quatrocentas e cinquenta) horas/aula. Os créditos referentes à atividade de pesquisa que se refletem nas dissertações e teses correspondem a 900 (novecentas) horas/aula, ou seja, 60 créditos para o mestrado, e 1350 (um mil e trezentos e cinquenta) horas/aula, ou seja, 90 créditos para o doutorado.

Mestrado

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. BIOESTATÍSTICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo apresentar e desenvolver nos pesquisadores a habilidade de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas, capacitando o aluno nos conhecimentos da estatística descritiva e inferencial. No campo descritivo trabalharemos com a escolha da população (cálculo da amostra), reconhecimento das variáveis (continuas, categóricas e ordinais), medidas de posição e dispersão, categorização do tipo de dado e análise do padrão de dispersão. No campo inferencial os alunos exercitarão a escolha do teste mais indicado para os diversos tipos de estudos de pesquisa científica nas áreas biológica, médica e de saúde. Serão também desenvolvidas habilidades para a construção de representações gráficas e analises de correlação e concordância.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina caracteriza-se pela proposta de discutir e avaliar as abordagens metodológicas aplicadas à saúde, enfocando o planejamento, a apresentação de projetos e a execução dos mesmos além de buscar despertar no mestrando a consciência e importância do comportamento ético na tríade investigador objeto e pesquisa. Neste contexto serão explorados: conceitos de pesquisa, formulação de um problema, hipóteses, desenho do estudo, critérios de seleção, seleção variáveis preditoras e de desfecho, escalas de medida, procedimentos, estratégias para melhorar a precisão, acompanhamento e aderência ao protocolo, delineamento de revisão sistemática de bibliografia, solicitação de fomento para pesquisa, elaboração de poster, princípios de integridade ética, responsabilidades do investigador e da instituição, conflitos de interesse e normas de regulamentação dos comitês locais e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Além disso, esta disciplina abordará a análise ética dos trabalhos de pesquisa em seres humanos e animais.

3. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Nesta disciplina será abordado o processo ensino-aprendizagem focado no aluno e as diferentes linhas pedagógicas ou tendências no ensino superior objetivando refletir sobre o papel e a postura do professor universitário em sala de aula, desenvolvimento de programas de estudo para o ensino na graduação e pós-graduação, os métodos, instalações e materiais de ensino, as formas de avaliação de aprendizagem, a importância da pesquisa no ensino, além de estimular o aluno a analisar, organizar e desenvolver o tema proposto para uma aula no tempo disponível, com clareza e objetividade.

4. PRINCÍPIOS DA BIOFOTÔNICA

75h/aula – 5 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Princípios de Biofotônica é introduzir o aluno aos principais conceitos a respeito do laser e fontes não-coerentes de radiação eletromagnética, para que as interações com diferentes alvos biológicos e a correta manipulação da radiação, bem como as normas e segurança em relação a esta, sejam devidamente compreendidas.

Mestrado

DISCIPLINAS OPTATIVAS

1. APLICAÇÕES CLÍNICAS DA FOTOTERAPIA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Os critérios para a aplicação de Biofotônica por meio do desenvolvimento de sistemas LASERs e LEDs e seu crescente emprego nas diversas especialidades médicas e áreas afins, levam à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os princípios, interações e efeitos destas fontes de luz, por meio da avaliação e inovação de pesquisas clínicas e laboratoriais. Serão abordados temas diversos como: Diferenças entre as radiações ionizantes e ópticas; características básicas da luz ordinária e a luz do LASER e LED; peculiaridade do espectro eletromagnético, os distintos comprimentos de onda e os tipos de aparelhos de Fototerapia; Classificação dos efeitos dos diferentes LASERs; Interação dos LEDs e LASERs de Alta (ou Laser Cirúrgico) e Baixa Potência (ou LASER de Baixa Potência – LBI) com os diferentes tecidos biológicos; Introdução à utilização dos LASERs e LEDs nas Ciências da Saúde para Diagnóstico e Tratamento; Utilização da Terapia Fotodinâmica (PDT) no tratamento dos processos infecciosos; Sistema e modo de entrega da energia em órgãos internos.

2. BIOESTATÍSTICA INFERENCIAL

30h/aula – 2 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Bioestatística Inferencial é estudar o processo de escolha do teste estatístico adequado às situações comumente encontradas na pesquisa científica das áreas biológica, médica e de saúde. 1) Introdução: Quem precisa da estatística inferencial? 2) Hipóteses Estatísticas: Hipótese nula e hipótese alternativa. 3) Regra de Decisão ou Região de Rejeição: Erro tipo I e tipo II (α e β). O que é o valor de p? 4) Amostras: Como definir seu tamanho? 5) Tipos de Teste: Uni-caudal e bi-caudal. Como escolher um teste estatístico? 6) Testes: O teste Z. A desigualdade de Chebchev. Comparação de um grupo de dados paramétrico a um valor hipotético (t-test para uma amostra). Comparação de um grupo de dados não paramétrico a um valor hipotético (teste de wilcoxon). Comparação de um grupo de dados binomiais a um valor hipotético (teste de chi-quadrado). Comparação de dois grupos de dados paramétricos e não pareados entre si (t-test). Comparação de dois grupos de dados não paramétricos e não pareados entre si (teste de Mann-Whitney). Comparação de dois grupos de dados binomiais e não pareados entre si (teste exato de Fisher e teste chi-quadrado). Comparação de dois grupos de dados paramétricos e pareados entre si (t-test para dados pareados). Comparação de dois grupos de dados não paramétricos e pareados entre si (teste de Wilcoxon). Comparação de dois grupos de dados binomiais e pareados entre si (Teste de McNemar). Comparação de três ou mais grupos de dados paramétricos e não pareados entre si (Anova one-way, two –way e Ancova. Testes post-hoc). Procedimento de Bonferroni e Procedimento de passo decrescente de Ryam-Holm e Bonferroni. Comparação de três ou mais grupos de dados não paramétricos e não pareados entre si (teste de Kruskal-Wallis). Comparação de três ou mais grupos de dados paramétricos e pareados entre si (Anova para medidas repetidas). Comparação de três ou mais grupos de dados não paramétricos e pareados entre si (teste de Friedman). Comparação de três ou mais grupos de dados binomiais e pareados entre si (Teste Q de Cochrane). Também serão estudadas as soluções mais comuns para “missing data” em experimentos biológicos.

3.DOENÇAS INFLAMATÓRIAS E REPARO TECIDUAL

75h/aula – 5 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa prover ao aluno conhecimentos gerais e específicos do processo inflamatório e do reparo tecidual com ênfase nos sistema respiratório e músculo esquelético. Além disso, a disciplina também abrangerá a avaliação dos efeitos de recursos terapêuticos incluindo LED, laser, ultrassom e fármacos em geral sobre estes processos.

4.GESTÃO DA INOVAÇÃO EM BIOFOTÔNICA

30h/aula – 2créditos

Ementa:

Diversos autores na área econômica discutem as formas de mudança das unidades produtivas em um sistema econômico que só subsiste e tem sua dinâmica baseada no conceito de inovação, seja de produtos, de processos, de gestão empresarial e de modelo de negócio. Consideramos inovação aquela descoberta científica que chega efetivamente ao mercado e à sociedade. Visamos abordar as especificidades científicas e tecnológicas na área de biofotônica e ciências da saúde, frente à realidade brasileira, analisando as diferentes formas de fomento em P&D

5.MODELOS EXPERIMENTAIS EM BIOFOTÔNICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa explorar os diversos modelos experimentais utilizados para avaliação de fenômenos biológicos nos estudos realizados tanto in vivo como in vitro frente à utilização de recursos terapêuticos, sendo discutidas as vantagens, desvantagens e limitações de cada modelo.

6.NORMAS TÉCNICAS E BIOSSEGURANÇA

30h/aula – 2 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Normas Técnicas e Biossegurança é disponibilizar ao aluno a classificação dos equipamentos médicos luminosos com ênfase em nos de alta potência, sejam lasers ou não, bem como seus padrões nacionais e internacionais de segurança. Dessa maneira, os alunos serão capazes de determinar os riscos envolvidos quando da utilização desses equipamentos e estabelecer critérios para reduzi-los.

7.PRÁTICA DO ENSINO DOCENTE (PED)

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa a apresentação, discussão e acompanhamento de técnicas de ensino nos programas de graduação da UNINOVE, com participação dos alunos, de forma individual e em grupo; além de prática em sala de aula, sob supervisão, com turmas de alunos da graduação da UNINOVE, das técnicas de ensino em assuntos específicos do programa em andamento.

8.REDAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Na formação de um pesquisador é fundamental o desenvolvimento de habilidades como: competência em expor e discutir em grupo trabalhos científicos, propor e aceitar mudanças em seus próprios trabalhos, bem como capacidade de finalização do trabalho. Esta disciplina abordará os formatos finais de redação em ciência, debaterá aspectos da estrutura de pesquisa e publicação no Brasil e no exterior, bem como promoverá um espaço de discussão e reflexão dos trabalhos de tese. Também serão discutidos o fator de impacto, sistema qualis, indexação, a estrutura e a autoria do trabalho científico, normas de redação e publicação.

9.TERAPIA FOTODINÂMICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

O objetivo dessa disciplina é possibilitar aos alunos o conhecimento multidisciplinar para entendimento da Terapia Fotodinâmica (PDT) bem como promover uma leitura crítica da literatura para o desenvolvimento de metodologias científicas relacionadas ao emprego da PDT. São abordados os aspectos fotofísicos e fotoquímicos da PDT, reações tipo I e tipo II, rendimento quântico e Regra de Kasha; famílias de fotossensibilizadores e suas propriedades; interação luz, fotossensibilizador e tecido; dosimetria para terapia fotodinâmica; mecanismos de modulação imunológica pela PDT; mecanismos de morte celular por PDT em células de mamíferos; mecanismos de ação envolvidos na inativação de células microbianas; aplicações clínicas da PDT nas diversas áreas da saúde.

10.TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOFOTÔNICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina proporciona o contato do aluno com o conhecimento das diversas áreas de interface entre temas de saúde/doença e a área tecnológica de biofotônica, ampliando os limites de seu aprendizado e solidificando a necessidade de constante aperfeiçoamento do conhecimento já adquirido. Para tal, são convidados professores e pesquisadores renomados para discutir com os alunos os recentes avanços nas áreas de sua especialidade e o panorama da pesquisa nestas áreas no Brasil. Essa metodologia funciona como um catalisador, além de agregar conhecimento ao Programa. É uma disciplina aberta a todos os docentes, não somente aos docentes da Pós-Graduação. Esta disciplina também permite ao aluno pós-graduando apresentar seu projeto de tese para que assim desenvolva um senso crítico de pesquisa e aprenda o processo de elaboração, apresentação e defesa de projetos de pesquisa.

Doutorado

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. BIOESTATÍSTICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo apresentar e desenvolver nos pesquisadores a habilidade de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas, capacitando o aluno nos conhecimentos da estatística descritiva e inferencial. No campo descritivo trabalharemos com a escolha da população (cálculo da amostra), reconhecimento das variáveis (continuas, categóricas e ordinais), medidas de posição e dispersão, categorização do tipo de dado e análise do padrão de dispersão. No campo inferencial os alunos exercitarão a escolha do teste mais indicado para os diversos tipos de estudos de pesquisa científica nas áreas biológica, médica e de saúde. Serão também desenvolvidas habilidades para a construção de representações gráficas e analises de correlação e concordância.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina caracteriza-se pela proposta de discutir e avaliar as abordagens metodológicas aplicadas à saúde, enfocando o planejamento, a apresentação de projetos e a execução dos mesmos além de buscar despertar no mestrando a consciência e importância do comportamento ético na tríade investigador objeto e pesquisa. Neste contexto serão explorados: conceitos de pesquisa, formulação de um problema, hipóteses, desenho do estudo, critérios de seleção, seleção de variáveis pré-editoras e de desfecho, escalas de medida, procedimentos, estratégias para melhorar a precisão, acompanhamento e aderência ao protocolo, delineamento revisão sistemática de bibliografia, solicitação de fomento para pesquisa, elaboração de poster, princípios de integridade ética, responsabilidades do investigador e da instituição, conflitos de interesse e normas de regulamentação dos comitês locais e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Além disso, esta disciplina abordará a análise ética dos trabalhos de pesquisa em seres humanos e animais.

3. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Nesta disciplina será abordado o processo ensino-aprendizagem focado no aluno e as diferentes linhas pedagógicas ou tendências no ensino superior objetivando refletir sobre o papel e a postura do professor universitário em sala de aula, desenvolvimento de programas de estudo para o ensino na graduação e pós-graduação, os métodos, instalações e materiais de ensino, as formas de avaliação de aprendizagem, a importância da pesquisa no ensino, além de estimular o aluno a analisar, organizar e desenvolver o tema proposto para uma aula no tempo disponível, com clareza e objetividade.

4.PRÁTICA DO ENSINO DOCENTE (PED)

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa a apresentação, discussão e acompanhamento de técnicas de ensino nos programas de graduação da UNINOVE, com participação dos alunos, de forma individual e em grupo; além de prática em sala de aula, sob supervisão, com turmas de alunos da graduação da UNINOVE, das técnicas de ensino em assuntos específicos do programa em andamento.

5. PRINCÍPIOS DA BIOFOTÔNICA

75h/aula – 5 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Princípios de Biofotônica é introduzir o aluno aos principais conceitos a respeito do laser e fontes não-coerentes de radiação eletromagnética, para que as interações com diferentes alvos biológicos e a correta manipulação da radiação, bem como as normas e segurança em relação a esta, sejam devidamente compreendidas.

6.REDAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Na formação de um pesquisador é fundamental o desenvolvimento de habilidades como: competência em expor e discutir em grupo trabalhos científicos, propor e aceitar mudanças em seus próprios trabalhos, bem como capacidade de finalização do trabalho. Esta disciplina abordará os formatos finais de redação em ciência, debaterá aspectos da estrutura de pesquisa e publicação no Brasil e no exterior, bem como promoverá um espaço de discussão e reflexão dos trabalhos de tese. Também serão discutidos o fator de impacto, sistema qualis, indexação, a estrutura e a autoria do trabalho científico, normas de redação e publicação.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

1.APLICAÇÕES CLÍNICAS DA FOTOTERAPIA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Os critérios para a aplicação de Biofotônica por meio do desenvolvimento de sistemas LASERs e LEDs e seu crescente emprego nas diversas especialidades médicas e áreas afins, levam à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os princípios, interações e efeitos destas fontes de luz, por meio da avaliação e inovação de pesquisas clínicas e laboratoriais. Serão abordados temas diversos como: Diferenças entre as radiações ionizantes e ópticas; características básicas da luz ordinária e a luz do LASER e LED; peculiaridade do espectro eletromagnético, os distintos comprimentos de onda e os tipos de aparelhos de Fototerapia; Classificação dos efeitos dos diferentes LASERs; Interação dos LEDs e LASERs de Alta (ou Laser Cirúrgico) e Baixa Potência (ou LASER de Baixa Potência – LBI) com os diferentes tecidos biológicos; Introdução à utilização dos LASERs e LEDs nas Ciências da Saúde para Diagnóstico e Tratamento; Utilização da Terapia Fotodinâmica (PDT) no tratamento dos processos infecciosos; Sistema e modo de entrega da energia em órgãos internos.

2.BIOESTATÍSTICA INFERENCIAL

30h/aula – 2 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Bioestatística Inferencial é estudar o processo de escolha do teste estatístico adequado às situações comumente encontradas na pesquisa científica das áreas biológica, médica e de saúde. 1) Introdução: Quem precisa da estatística inferencial? 2) Hipóteses Estatísticas: Hipótese nula e hipótese alternativa. 3) Regra de Decisão ou Região de Rejeição: Erro tipo I e tipo II (α e β). O que é o valor de p? 4) Amostras: Como definir seu tamanho? 5) Tipos de Teste: Uni-caudal e bi-caudal. Como escolher um teste estatístico? 6) Testes: O teste Z. A desigualdade de Chebchev. Comparação de um grupo de dados paramétrico a um valor hipotético (t-test para uma amostra). Comparação de um grupo de dados não paramétrico a um valor hipotético (teste de wilcoxon). Comparação de um grupo de dados binomiais a um valor hipotético (teste de chi-quadrado). Comparação de dois grupos de dados paramétricos e não pareados entre si (t-test). Comparação de dois grupos de dados não paramétricos e não pareados entre si (teste de Mann-Whitney). Comparação de dois grupos de dados binomiais e não pareados entre si (teste exato de Fisher e teste chi-quadrado). Comparação de dois grupos de dados paramétricos e pareados entre si (t-test para dados pareados). Comparação de dois grupos de dados não paramétricos e pareados entre si (teste de Wilcoxon). Comparação de dois grupos de dados binomiais e pareados entre si (Teste de McNemar). Comparação de três ou mais grupos de dados paramétricos e não pareados entre si (Anova one-way, two –way e Ancova. Testes post-hoc). Procedimento de Bonferroni e Procedimento de passo decrescente de Ryam-Holm e Bonferroni. Comparação de três ou mais grupos de dados não paramétricos e não pareados entre si (teste de Kruskal-Wallis). Comparação de três ou mais grupos de dados paramétricos e pareados entre si (Anova para medidas repetidas). Comparação de três ou mais grupos de dados não paramétricos e pareados entre si (teste de Friedman). Comparação de três ou mais grupos de dados binomiais e pareados entre si (Teste Q de Cochrane). Também serão estudadas as soluções mais comuns para “missing data” em experimentos biológicos.

3.BIOÉTICA APLICADA E ÉTICA EM PESQUISA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Nesta disciplina serão abordados temas específicos em bioética aplicada à pesquisa com seres humanos incluindo a história e evolução do ética em pesquisa em seres humanos, a legislação internacional e nacional e os instrumentos legais para condução dos projetos de pesquisa. Também serão abordados temas como concepção, aborto, terminalidade da vida, grupos vulneráveis e bioética social (teorias de justiça e direitos humanos).

4.DOENÇAS INFLAMATÓRIAS E REPARO TECIDUAL

75h/aula – 5 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa prover ao aluno conhecimentos gerais e específicos do processo inflamatório e do reparo tecidual com ênfase nos sistema respiratório e músculo esquelético. Além disso, a disciplina também abrangerá a avaliação dos efeitos de recursos terapêuticos incluindo LED, laser, ultrassom e fármacos em geral sobre estes processos.

5.GESTÃO DA INOVAÇÃO EM BIOFOTÔNICA

30h/aula – 2créditos

Ementa:

Diversos autores na área econômica discutem as formas de mudança das unidades produtivas em um sistema econômico que só subsiste e tem sua dinâmica baseada no conceito de inovação, seja de produtos, de processos, de gestão empresarial e de modelo de negócio. Consideramos inovação aquela descoberta científica que chega efetivamente ao mercado e à sociedade. Visamos abordar as especificidades científicas e tecnológicas na área de biofotônica e ciências da saúde, frente à realidade brasileira, analisando as diferentes formas de fomento em P&D.

6.MODELOS EXPERIMENTAIS EM BIOFOTÔNICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina visa explorar os diversos modelos experimentais utilizados para avaliação de fenômenos biológicos nos estudos realizados tanto in vivo como in vitro frente à utilização de recursos terapêuticos, sendo discutidas as vantagens, desvantagens e limitações de cada modelo.

7.NORMAS TÉCNICAS E BIOSSEGURANÇA

30h/aula – 2 créditos

Ementa:

O principal objetivo da disciplina Normas Técnicas e Biossegurança é disponibilizar ao aluno a classificação dos equipamentos médicos luminosos com ênfase em nos de alta potência, sejam lasers ou não, bem como seus padrões nacionais e internacionais de segurança. Dessa maneira, os alunos serão capazes de determinar os riscos envolvidos quando da utilização desses equipamentos e estabelecer critérios para reduzi-los.

8.TERAPIA FOTODINÂMICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

O objetivo dessa disciplina é possibilitar aos alunos o conhecimento multidisciplinar para entendimento da Terapia Fotodinâmica (PDT) bem como promover uma leitura crítica da literatura para o desenvolvimento de metodologias científicas relacionadas ao emprego da PDT. São abordados os aspectos fotofísicos e fotoquímicos da PDT, reações tipo I e tipo II, rendimento quântico e Regra de Kasha; famílias de fotossensibilizadores e suas propriedades; interação luz, fotossensibilizador e tecido; dosimetria para terapia fotodinâmica; mecanismos de modulação imunológica pela PDT; mecanismos de morte celular por PDT em células de mamíferos; mecanismos de ação envolvidos na inativação de células microbianas; aplicações clínicas da PDT nas diversas áreas da saúde.

9.TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOFOTÔNICA

60h/aula – 4 créditos

Ementa:

Esta disciplina proporciona o contato do aluno com o conhecimento das diversas áreas de interface entre temas de saúde/doença e a área tecnológica de biofotônica, ampliando os limites de seu aprendizado e solidificando a necessidade de constante aperfeiçoamento do conhecimento já adquirido. Para tal, são convidados professores e pesquisadores renomados para discutir com os alunos os recentes avanços nas áreas de sua especialidade e o panorama da pesquisa nestas áreas no Brasil. Essa metodologia funciona como um catalisador, além de agregar conhecimento ao Programa. É uma disciplina aberta a todos os docentes, não somente aos docentes da Pós-Graduação. Esta disciplina também permite ao aluno pós-graduando apresentar seu projeto de tese para que assim desenvolva um senso crítico de pesquisa e aprenda o processo de elaboração, apresentação e defesa de projetos de pesquisa.