ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

  • CEBRAEV: CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO VAREJO

    Buscando a valorização da extensão como ação comunicativa, e acreditando na importância de se promover um aprendizado humano, crítico e ético, o PPGA UNINOVE incentiva a participação de seus docentes em projetos de extensão, desenvolvidos em parcerias com os cursos da Graduação e Pós-graduação lato sensu. Um exemplo disso é o Centro Brasileiro de Estudos do Varejo (CEBRAEV) (https://www.cebraev.com/).

    O CEBRAEV tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do Varejo no Brasil, por meio de atividades de pesquisa, educação continuada/treinamentos e estudos aplicados. Ele tem como proposta ser um espaço para discussão e disseminação de conhecimento para os gestores varejistas do país, pois o varejo brasileiro é um segmento extremamente dinâmico da economia nacional. Além disso, dadas as características do país, o varejo brasileiro acolheu vários formatos de loja, desde pequenos estabelecimentos comerciais, com poucos metros quadrados, a grandes lojas, que apresentam vastos sortimentos, com dezenas de milhares de itens disponíveis aos consumidores. Dada essa complexidade, o CEBRAEV adotou uma postura inclusiva, com o objetivo de apoiar todos os gestores varejistas interessados em aprofundar seu conhecimento e suas técnicas de gestão/operação varejista.

    Por meio de publicações, tanto científicas quanto gerenciais, o CEBRAEV incentiva a difusão de conhecimentos sem barreiras, e a pesquisa no cenário varejista, a fim de conhecer soluções para o dia a dia das organizações. Também é escopo de trabalho do CEBRAEV a melhoria da capacitação dos profissionais varejistas, por meio de treinamentos e de cursos específicos para cada demanda.

    O projeto de extensão CEBRAEV é coordenado pelo Prof. Evandro Luiz Lopes (PPGA UNINOVE) e conta com a parceria do Prof. Otávio Bandeira De Lamônica Freire (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), do Prof. Marcelo Moll Brandão (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo), do Prof. Luís Fernando Varotto (PPGA UNINOVE) e do doutorando Aleixo Fernandes (PPGA UNINOVE).

  • PROJETO DE AUXÍLIO À COMUNIDADE NO PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

    Outro exemplo extensionista é o Projeto de Auxílio à Comunidade no Preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Fernando Varotto. Também integram o projeto alguns coordenadores de curso da UNINOVE: Prof. Otacílio de Morais Souza, Prof. Edilberto Ponce Braconi e Prof. Laurimar Veloso Lima.

    O projeto consiste em um trabalho social de prestação de serviços gratuitos de elaboração da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), para a comunidade interna da UNINOVE (alunos, professores, colaboradores e seus familiares), e externa (disponível somente para aqueles que tiveram um rendimento anual de até R$ 70.000,00, possuam bens até R$ 500.000,00 e não sejam sócios de empresas).

  • MULHERES EMPREENDEDORAS

    Destaca-se, também, o projeto “Mulheres Empreendedoras”, cujos objetivos são: (a) oferecer atividades de formação em liderança, para mulheres empreendedoras de baixa renda; e (b) contribuir com as participantes, na identificação de suas competências empreendedoras.

    Trata-se de uma parceria com uma organização não governamental, situada em São Paulo, que oferece aporte de gestão para um grupo de mulheres da zona sul da cidade. As atividades de lideranças são desenvolvidas uma vez por semestre, com duração de quatro horas, na sede da Associação Comercial do Bairro.

    O projeto de extensão “Mulheres Empreendedoras” é coordenado pela Profa. Vânia Maria Jorge Nassif (PPGA UNINOVE) e conta com a parceria da diretora Técnica do Instituto Passe de Mágica, Ana Lúcia Castilho da Mota.

  • CICLO DE DEBATES

    O PPGA UNINOVE realiza, anualmente, quatro edições do Ciclo de Debates, como forma de exercer o seu papel extensionista. No decorrer do Ciclo, ocorrem trocas de experiência e discussões reflexivas, envolvendo lideranças empresariais e renomados pesquisadores. O evento é aberto ao público acadêmico (alunos e professores da Pós-graduação e da Graduação) e à sociedade local (comerciantes, empresários e gestores públicos), com transmissão ao vivo pela Fanpage do PPGA UNINOVE: https://www.facebook.com/PPGAUninoveMestradoDoutorado.

    Como forma de exercer o seu papel extensionista, o PPGA UNINOVE também realizou, em 2019, um ciclo de debates, com seis edições, reunindo docentes e discentes da Pós-graduação e da Graduação, lideranças científicas e empresariais, que debateram sobre os temas a seguir discriminados.

    (1) Transformação Digital e Gestão de Projetos na Prática, realizado em 09 de setembro de 2019, com destaque para os expositores Carlos Roberto Banzato (Diretor Executivo da Clarios), Lucas Daniel Ramos Ribeiro (Diretor Executivo na Arax Educação) e Luis Zanin (Sócio-diretor da Conquistar); e a debatedora/mediadora Profa. Priscila Rezende da Costa (PPGA UNINOVE).

    (2) Revolução Digital e Cognitiva, realizado em 17 de outubro de 2019, com destaque para o expositor Juliano Lissoni (Diretor do MCI Group e membro do Blockchain Revolution Global); e os debatedores/mediadores Prof. Luciano Ferreira da Silva (PPGP UNINOVE), Prof. Fernando Antonio Ribeiro Serra (PPGA UNINOVE) e Prof. Luís Fernando Varotto (PPGA UNINOVE).

    (3) Ciência e Prática Mercadológica: Como e Quando Elas se Encontram?, realizado em 31 de outubro de 2019, com destaque para os expositores Renato Marques (Gerente de Marketing Digital e Multicanal da Roche) e Otávio Freire (Diretor da ILUMEO e Professor da EACH USP); e os debatedores/mediadores Prof. Evandro Luiz Lopes (PPGA UNINOVE) e Prof. André Torres Urdan (PPGA UNINOVE).

    (4) Transformação Digital para a Criação de Valor Compartilhado: quais os caminho?, realizado em 13 de novembro de 2019, com destaque para os expositores Roberto Grossman (Sócio fundador e CEO da Fbiz) e Vitor Magnani (Presidente da Associação Brasileira Online to Offline – ABO2O e Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Ásia – CBA); e os debatedores/mediadores Prof. Miguel Mira da Silva (Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), Prof. Marcos Rogério Mazieri (PPGA UNINOVE) e Priscila Rezende da Costa (PPGA UNINOVE).

    (5) Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação que o Brasil Precisa, realizado em 29 de novembro de 2019, com destaque para os expositores Rafael Levy (Fundador e CTO do 100 Open Startups, Diretor do Wenovate e investidor-anjo) e George Bem (Diretor na TIVIT); e os debatedores/mediadores Vânia Maria Jorge Nassif (PPGA UNINOVE) e Edmilson de Oliveira Lima (PPGA UNINOVE).

    (6) Design Science e Design Science Research para pesquisa em Gestão de Projetos, Administração e Engenharia de Produção, realizado em 12 de dezembro de 2019, com destaque para o expositor Daniel Lacerda (PPGEPS/UNISINOS); e as debatedoras/mediadoras Rosária Russo (PPGP UNINOVE), Cristiane Pedron (PPGA UNINOVE) e Cristina Martens (PPGA UNINOVE).

  • BOLETIM DE PESQUISA

    O PPGA UNINOVE divulga quatro edições do Boletim de Pesquisa, ao longo do ano, socializando com a comunidade científica eventos acadêmicos (internos e externos), oportunidades de publicação (chamadas especiais), editais de fomento à pesquisa, bem como as premiações e as produções de destaque dos professores e dos alunos do programa.  As edições do Boletim são divulgadas nas redes sociais do PPGA (Fanpage https://www.facebook.com/PPGAUninoveMestradoDoutorado e LinkedIn https://www.linkedin.com/company/ppgauninove) e na página do programa:

    https://www.uninove.br/Mestrado-e-Doutorado/programa-de-pos-graduacao-em-administracao-Mestrado-e-Doutorado/agenda/boletim-de-pesquisa-ppga/.

  • CANAL NADA MAIS PRÁTICO QUE UMA TEORIA

    O PPGA UNINOVE divulga relatos científicos e palestras no Canal “Nada mais prático que uma teoria”, como forma de compartilhar com a comunidade de praticantes as implicações científicas, sociais e tecnológicas das pesquisas dos docentes e dos discentes do programa. O Canal pode ser acessado pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCkEohHPOD-IH8mgrYPcbMcA