ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Projetos financiados

Mestrado e Doutorado em Administração

A pesquisa, conduzida pelo núcleo docente permanente (NDP) do PPGA UNINOVE, está fortemente alinhada ao fomento externo. No quadriênio vigente, 70% dos docentes permanentes possuem fomento de agências para seus projetos, e 30% recebem bolsa produtividade, totalizando 31 projetos com fomento externo.

No ano base de 2019, destaca-se a vigência de 18 projetos de pesquisa, com fomento externo (CAPES, CNPq, FAPESP e outras), em especial, cinco bolsas de produtividade em pesquisa (CNPq) e dois projetos com fomentos internacionais (Agências Canadian Bureau for International Education, Canadá; e IDEX Grenoble Alpes, França). Tais projetos estão discriminados a seguir.

  • ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS NA COCRIAÇÃO DE VALOR DA ATIVIDADE DO TURISMO: UMA INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA, PROPOSITIVA E EMPÍRICA

    Descrição: a conexão entre os temas cocriação de valor e stakeholders vem ganhando cada vez mais a atenção de estudiosos e praticantes no campo da administração, no Brasil e internacionalmente, e em aplicações setoriais específicas, dentre estas, o turismo. Desse modo, os objetivos desse projeto de pesquisa são: identificar e analisar a evolução e o estado da arte do conhecimento, internacional e brasileiro, do engajamento de stakeholders, no contexto da cocriação de valor, em Administração e no Turismo, de forma a conceber um framework para a temática. Ademais, pretende-se verificar as práticas desse engajamento, mediante estudo empírico, em localidades turísticas, e propor uma agenda de pesquisa no Brasil, para a atividade do turismo. Espera-se, portanto, com a referida pesquisa, mapear todo o conteúdo teórico sobre o tema aqui proposto, entendendo as manifestações ocorridas, nos casos pesquisados, para a criação de uma agenda de pesquisa nacional, em relação ao engajamento de stakeholders na cocriação de valor, para a atividade do turismo.

    Integrantes: Benny Kramer Costa – Coordenador.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • CLASSIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES DE E-HEALTH PARA RELACIONAMENTO COM PACIENTE: UM FRAMEWORK BASEADO EM VALOR

    Descrição: como objetivo geral, o projeto busca propor um framework para a classificação de soluções e-health, baseadas em valor, para melhorar o relacionamento com os pacientes em ambiente hospitalar; e, como objetivos específicos: (a) mapear soluções e-health existentes no mercado, que atendem às necessidades dos pacientes, com relação às informações sobre a sua própria saúde e acerca da sua experiência no ambiente hospitalar; e (b) compreender os valores vinculados a cada uma das ofertas de e-health mapeadas. Como resultados, o projeto pretende gerar contribuições de ordem teórica, visando colaborar para a geração de conhecimentos científicos; contribuições de ordem prática, pretendendo gerar conhecimentos sobre a indústria de tecnologia de informação para o setor da saúde; contribuições metodológicas, adotando a abordagem teórica do Value Focused Thinking; e contribuições para a formação de pessoas, por meio das orientações de stricto sensu.

    Integrantes: Cristiane Drebes Pedron – Coordenadora.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E O SETOR DA SAÚDE: O PACIENTE HOSPITALAR EM FOCO, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0

    Descrição: O Customer Relationship Management (CRM) tem sido explorado em diferentes setores, como: telecomunicações, entretenimento, bancário, educação, automotivo etc. O setor da saúde também tem encontrado benefícios ao utilizar a gestão do relacionamento com o cliente, como abordagem de negócio. Considerando esse cenário, esse projeto visa responder: Como as tecnologias da indústria 4.0 podem melhorar a gestão do relacionamento com o cliente no setor da saúde? Essa pesquisa usa a abordagem metodológica da Design Science Research; sua principal contribuição potencial do projeto é a proposição de um artefato (sistema de CRM), centrado no paciente, permitindo que ele seja protagonista na sua experiência no ambiente hospitalar. Considerando o viés aplicado na pesquisa, vislumbram-se contribuições tanto para a academia quanto para os praticantes.

    Integrantes: Cristiane Drebes Pedron – Coordenadora; Winnie Picoto – Integrante e Amarolinda Klein – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • EFEITOS DO EMPREENDEDORISMO NO SUCESSO DOS PROJETOS: ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E O INTRAEMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DE PROJETOS

    Descrição: esse projeto tem como objetivo geral propor um modelo de relação entre o empreendedorismo e o sucesso em projetos, considerando as dimensões da orientação empreendedora organizacional e o perfil intraempreendedor dos profissionais que atuam em projetos. Para isso, esse estudo considera o empreendedorismo sob dois aspectos: o empreendedorismo, em nível organizacional, com o conceito de orientação empreendedora; e o empreendedorismo, em nível individual (o funcionário empreendedor), com o conceito de intraempreendedorismo. A presente pesquisa é caracterizada como descritora e explanatória, e será desenvolvida por meio de survey junto a profissionais que atuam em projetos e gestores de projetos. Os resultados podem contribuir para elucidar os efeitos do empreendedorismo no resultado dos projetos e, assim, gerar novos conhecimento sobre os aspectos que afetam o sucesso dos projetos. Adicionalmente, será possível evidenciar se o empreendedorismo com estratégia organizacional e como comportamento dos indivíduos contribui para o melhor desempenho dos projetos.

    Integrantes: Cristina Dai Prá Martens – Coordenadora; Henrique Mello Rodrigues de Freitas – Integrante; Alex de Souza Santana – Integrante; Eduardo de Carvalho Sakalauskas – Integrante; Andrea Luisa Bozzo – Integrante; Tatiana Cunha – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • EMPREENDEDORISMO E BRICOLAGEM SOCIAIS PARA A GERAÇÃO DE VALOR SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES

    Descrição: trata-se de um projeto de colaboração internacional em pesquisa, sendo que já está em andamento a cooperação entre os professores e pesquisadores, com título de Ph.D., Edmilson de Oliveira Lima (vinculado à UNINOVE, Brasil) e Sophie Veilleux (vinculada à Universidade Laval, Canadá). Ambos fazem o acompanhamento e a preparação do doutorando Alberto de Matos Foresto, orientado na UNINOVE pelo Prof. Edmilson, para uma etapa de pesquisa no Canadá. O projeto recebeu o montante de financiamento do programa canadense “Futuros Líderes das Américas”, que custeou a estadia do doutorando na Universidade Laval, província do Quebec, por seis meses, a partir de janeiro de 2019, para coletar dados e fazer o projeto avançar. O projeto tem por objetivo explicar como pequenas organizações sociais conseguem superar grandes restrições (de recursos etc.), usando a bricolagem social para gerar valor social no desenvolvimento de comunidades carentes. O estudo será multicasos, qualitativo e comparativo de casos canadenses e brasileiros. A estadia no Canadá permite realizar uma coleta de dados nos dois países, para promover a difusão de melhores práticas de bricolagem social.

    Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima – Coordenador; Sophie Veilleux – Integrante; Alberto de Matos Foresto – Integrante.

    Financiador(es): Canadian Bereau for International Education – Auxílio financeiro.

  • CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS ADAPTATIVAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICADAS A DOUTORADOS INTERINSTITUCIONAIS

    Descrição: para organizar as atividades operacionais, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm cada vez mais tomado para si as boas práticas gerenciais do meio empresarial, o que tem demonstrado uma evolução da administração educacional. Em atenção às assimetrias regionais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) passou a instruir e a fomentar a disponibilização de projetos de Mestrado interinstitucional (MINTER) e de Doutorado Interinstitucional (DINTER), no Sistema Nacional de Pós-graduação. A regulamentação dos projetos MINTER e DINTER teve como função primordial o fortalecimento da transferência tecnológica dos centros consolidados de ensino e de pesquisa para regiões e localidades menos favorecidas pelo desenvolvimento industrial e científico e, mais recentemente, passou a considerar a nucleação de novos programas, fora dos centros consolidados de ensino e de pesquisa. Essa pesquisa tem como objetivo propor um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos de Doutorados Interinstitucionais, visando ao seu desempenho e ao alcance dos objetivos propostos pela CAPES.

    Integrantes: Emerson Antonio Maccari – Coordenador; Cibele Barsalini Martins – Integrante; Martinho Isnard Ribeiro de Almeida – Integrante; Claudia Terezinha Kniess – Integrante; Elida Furtado da Silva Andrade – Integrante; Josiane de Oliveira Lobato – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • CONTRIBUIÇÕES PARA O QUALIS PERIÓDICO DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DOS QUALIS PERIÓDICOS

    Descrição: a CAPES desenvolveu o sistema de web Qualis para classificar os periódicos em uma escala que varia de (A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5), sendo o A1 nível máximo da classificação. Em decorrência da relevância e da abrangência desse sistema, é importante investigar como a análise dos critérios do Qualis periódicos, das subáreas que compõem a grande área de Avaliação das Ciências Sociais e Aplicadas (CSA) da CAPES, pode contribuir para a discussão do Qualis periódico da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Espera-se que essa pesquisa possa gerar reflexões na tentativa de propor contribuições que resultem em um sistema de avaliação de periódicos válido, mais justo e calibrado, a fim de diminuir as distorções existentes entre as áreas de avaliação e, em última análise, aperfeiçoar o Qualis Periódico da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

    Integrantes: Emerson Antonio Maccari – Coordenador; Pang Lien Hsu – Integrante; Elida Furtado da Silva Andrade – Integrante; Josiane de Oliveira – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • THE EFFECTS OF OUT-OF-STOCK MERCHANDISE IN RETAIL ON CONSUMER BEHAVIOR

    Descrição: out-of-stock is characterized by the momentary unavailability of some assortment of items from a retailer. Even if great efforts are directed towards, minimizing this problem, it has been empirically established that out-of-stock merchandise is a cause for large retail losses, and is a source of great dissatisfaction for consumers. Initially, we sought to identify the effect of different amounts of out-of-stock merchandise on consumer assessments. We identified that the greater number of out-of-stock items presented, the greater the perceived low quality of the retailer’ operation and the greater perception of poor store practices. However, there is no clear established relationship between the out-of-stock’s perception and the buyer’s purchase intention. To address this, the current project aims to present the results of this first study and propose a research agenda to identify the underlying cognitive mechanisms that result in different levels of purchase intention when an out-of-stock item is identified.

    Integrantes: Evandro Luiz Lopes – Coordenador; Marcelo Moll Brandão – Integrante; Jussara Goulart da Silva – Integrante; Eliane Herrero – Integrante; Maurício Alves Rodrigues Pugas – Integrante; Eduardo Mesquita de Souza – Integrante; Sandra Regina Bonifácio – Integrante; Heitor Lopes Ferreira – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • IDENTIFICANDO OS EFEITOS DO OUT-OF-STOCK NO VAREJO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    Descrição: a ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização desse problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento pelos varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista, e maior é a percepção de prática de preços baixos da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo apresentar os resultados desse primeiro estudo, e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes, que resultam em diferentes níveis de intenção de compra, quando um out-of-stock é identificado.

    Integrantes: Evandro Luiz Lopes – Coordenador; Marcelo Moll Brandão – Integrante; Jussara Goulart da Silva – Integrante; Maurício Alves Rodrigues Pugas – Integrante; Luís Fernando Varotto – Integrante; Marcelo Carvalho – Integrante; Heitor Nascimento Forner – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL NOS DIVERSOS CONTEXTOS E FENÔMENOS

    Descrição: visa trabalhar os aspectos comportamentais da estratégia, como complemento à extensa pesquisa relacionada ao conteúdo de estratégia. Tem foco na tomada de decisão, nas escolhas e nos relacionamentos. Além de métodos tradicionais de pesquisa, inclui outros, importantes para a compreensão dos aspectos comportamentais da estratégia, tanto quantitativos como experimentos, modelagem, simulações e métodos oriundos da neurociência. Também inclui métodos qualitativos, como a etnografia, a análise textual e a grounded theory. Utiliza abordagens teóricas, como a Teoria do Alto Escalão, a Teoria da Agência, a Governança Corporativa, threat-rigidity; a adaptação; attention-based-View, a Orquestração de Recursos, TCT, Effectuation e Bricolagem. Há pesquisa de temas, como: decisores e desempenho, tomada de decisão estratégica, oportunismo, adaptação de recursos, implementação da estratégia, comportamento sobre crise. Em especial, a tomada de decisão e outros aspectos são influenciados pelo contexto. A pesquisa, em um contexto institucional, que inclui o cultural, como o do Brasil, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da área.

    Integrantes: Fernando Antonio Ribeiro Serra – Coordenador.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • DECLÍNIO E LONGEVIDADE DE EMPRESAS

    Descrição: a perenidade da empresa tem sido sacrificada em relação às metas de curto prazo e à adaptação. Entender o que leva ao declínio das empresas brasileiras, mesmo em períodos de crescimento, é algo significativo. A compreensão do declínio e como ele afeta a longevidade da empresa desafia a pesquisa tradicional, que é focada no crescimento e no sucesso organizacional. A maior parte das empresas declina e não sobrevive, independentemente do porte. A situação não é diferente no Brasil, mas o contexto é muito distinto, bem como o ambiente institucional, sua evolução e o perfil de propriedade das empresas. Esse projeto visa, de forma ampla, por intermédio de estudos quantitativos e qualitativos, conhecer melhor os aspectos ligados ao declínio, mas principalmente conhecer os aspectos que influenciam o turnaround das empresas.

    Integrantes: Fernando Antonio Ribeiro Serra – Coordenador; Manuel Portugal Ferreira – Integrante; Rosiele Fernandes Pinto – Integrante; Luiz Guerrazzi – Integrante; Luana Ferreira Sales – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

    Descrição: o empreendedorismo sustentável tem seu foco direcionado para a sustentabilidade, considerando não apenas os aspectos econômicos, mas também os sociais e ambientais. Portanto, esse projeto visa estudar organizações que procuram, além do lucro e da perenidade do negócio, valores ambientais e sociais como objetivos principais. Poderão ser utilizados como métodos de pesquisa, estudos de caso, bibliometria, survey e análises estatísticas multivariadas. O projeto engloba estudos voltados à ecoeficiência, a partir de ações organizacionais que visam ao consumo eficiente de recursos, redução na produção de resíduos, ecoempreendedorismo, ecoinovação, produção de produtos e energias alternativas, produção verde etc.

    Integrantes: Heidy Rodriguez Ramos – Coordenador.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • DINÂMICAS RELACIONAIS E INSTITUCIONAIS E OS ESFORÇOS DE INOVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

    Descrição: entre estudiosos, políticos e praticantes, a inovação tem se tornado uma prioridade, mas ainda falta consenso e convergência na literatura sobre os fatores que determinam os comportamentos inovadores no nível da firma, considerando o contexto dos países em desenvolvimento. Sendo assim, o projeto é multimétodo e busca investigar o efeito das dinâmicas relacionais e institucionais nos esforços de inovação das empresas nos países latino-americanos, em especial, aquelas que atuam em setores tecnologicamente promissores, associando inovação e sustentabilidade, como exemplo a Biotecnologia aplicada à Biodiversidade. As implicações do projeto abordam a construção e a disponibilização de artigos científicos e de relatos técnicos, bem como a realização de palestras e de workshops, ajudando empreendedores e gestores públicos nessa mudança de paradigma em curso, que envolve a criação de uma nova economia pró-inovação e sustentável.

    Integrantes: Priscila Rezende da Costa – Coordenadora.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • INVESTIGAÇÃO MULTIMÉTODO DO EFEITO DO DESEMPENHO INOVADOR NA PERFORMANCE ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS LATINO-AMERICANAS: UMA RELAÇÃO MODERADA POR GATILHOS RELACIONAIS E FATORES INSTITUCIONAIS

    Descrição: inovação e sustentabilidade são assuntos que ganharam relevância considerável na academia e no mercado. Por conseguinte, nesse projeto, o objetivo é avaliar o efeito do desempenho inovador na performance econômico-financeira das empresas de economias emergentes. Pretende-se contribuir para o estado da arte em estratégia de inovação ao desenvolver e validar um modelo que explica o efeito do desempenho inovador na performance econômico-financeira, considerando os gatilhos relacionais e os fatores institucionais que tangenciam a atuação das empresas de países emergentes, notadamente da América Latina, localidade que se destaca pela biodiversidade, pela busca de legitimidade e pelo enfrentamento recorrente de pressões institucionais.

    Integrantes: Priscila Rezende da Costa – Coordenadora; João Marcos Silva de Almeida – Integrante; Rony Castro Fernandes de Sousa – Integrante; Vitor da Silva Bittencourt – Integrante; Isabelle de Baptista – Integrante; Daniela Modolo Ribeiro de Gouvea – Integrante; Maurício José da Silveira Júnior – Integrante.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • A INFLUÊNCIA DAS AMEAÇAS DE GÊNERO E DO COMPORTAMENTO DE SUPERAÇÃO NA SATISFAÇÃO DO TRABALHO E NA FAMÍLIA DE EMPREENDEDORAS

    Descrição: a pesquisa tem por objetivo investigar a influência das ameaças de gênero e do comportamento de superação na satisfação no trabalho e na família de empreendedoras. Essa pesquisa propõe a construção e a validação de uma escala de ameaças empreendedoras e teste de modelo de equação estrutural, para avaliação da influência proposta. Após a construção do instrumento, ele será validado junto a uma amostra de mulheres empreendedoras, engajadas na Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), disseminada por todo o Brasil. A RME tem base São Paulo e conta, aproximadamente, com 50 mil empreendedoras cadastradas. A construção do instrumento e do modelo trará contribuições ao identificar o potencial das ameaças acometidas no empreendedorismo por mulheres, e a influência na satisfação das empreendedoras na família e com o trabalho.

    Integrantes: Vânia Maria Jorge Nassif – Coordenadora; Candido Borges – Integrante; Edmilson de Oliveira Lima – Integrante; Marcos Hashimoto – Integrante; Jefferson Lopes La Falce – Integrante.

    Financiador(es): FAPESP nº 2019/10009-1.

  • O PAPEL DA AFETIVIDADE E DA COGNIÇÃO FRENTE ÀS ADVERSIDADES E O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA

    Descrição: constructos como afetividade, cognição e resiliência encontram-se ainda incipientes na área de estudos sociais aplicados, e em fase de construção, no campo do empreendedorismo, abrindo perspectivas para novas agendas de pesquisa. Esses estudos trazem contribuições relevantes, quando desenvolvidos em campos específicos, especialmente relacionados às mulheres empreendedoras, merecendo, assim, uma agenda de pesquisa. A questão que norteia esse projeto ficou assim formulada: a afetividade e as cognições influenciam as estratégias de enfrentamento das adversidades vivenciadas por mulheres empreendedoras e explicam o desenvolvimento da capacidade de resiliência?

    Integrantes: Vânia Maria Jorge Nassif – Coordenadora.

    Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

  • ESTRATÉGIAS DE ABSORÇÃO DE CONHECIMENTO EM MPE DE BASE TECNOLÓGICA

    Descrição: pretende-se analisar e sistematizar as principais configurações dos processos de absorção de conhecimento externo, em MPE de base tecnológica, atuando em polos de inovação, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a fim de relacionar esses resultados com as configurações consideradas seminais nos estudos sobre Capacidade Absortiva.

    Integrantes: Roberto Lima Ruas – Coordenador; Cláudio Reis Gonçalo – Integrante; Alessandra Cassol – Integrante; Marcio Augusto Lassance Cunha Filho – Integrante; Francivaldo dos Santos Nascimento – Integrante; Suhyeon Park – Integrante.

    Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

  • INTERCCOM SERIOUS GAME: INTERCULTURAL COLLABORATION

    Descrição: nesse projeto, o objetivo é conceber e desenvolver, em um coletivo formado por pesquisadores provenientes de diversos países e instituições (França, Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, Vietnã, Japão, China, Índia, Bahrein, Tunísia), um game serious, voltado ao desenvolvimento de competências culturais.

    Integrantes: Roberto Lima Ruas – Coordenador; Letícia Oliveira dos Ouros – Integrante; Anne Bartel-Radic – Coordenadora; Isabelle Corbett-Etchevers – Integrante; Agnès Front – Integrante; David Vallat – Integrante; Suzanna Long – Integrante; Sébastien Arcand – Integrante; H. Shin – Integrante; Vincent Ribière – Integrante; Thi My Hanh Huynh – Integrante; Gianita Bleoju – Integrante.

    Financiador(es): IDEX Grenoble Alpes