ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Integração com a graduação

Mestrado e Doutorado em Administração

A UNINOVE tem construído um significativo patrimônio educacional. Sua atuação em larga escala e em todas as disciplinas na graduação coloca desafios permanentes ao aperfeiçoamento pedagógico. Um deles é o aprofundamento do aprendizado, da prática e da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação. É pressuposto deste projeto que a qualificação científica e tecnológica constitui valores não só da cultura e da academia, mas também favorecem a melhora do desempenho do estudante e sua empregabilidade. Além das atividades que hoje são desenvolvidas, os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu devem contribuir diretamente com a criação e o desenvolvimento de um centro de grande repercussão pedagógica, trazendo atividades diferenciadas de ensino, pesquisa e tutoria junto aos alunos e professores da graduação.

Como decorrência desta vocação da UNINOVE e de sua cultura no desenvolvimento da pesquisa em todos os seus níveis de atuação, há um forte entrelaçamento e desenvolvimento de atividades conjuntas entre os cursos de graduação e os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu na universidade. Tais ações são de naturezas distintas, porém complementares, e possuem o propósito de aperfeiçoar e fortalecer a prática do ensino, pesquisa e extensão na universidade, como descrito a seguir.

  • PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA

    O Programa Escola da Ciência caracteriza-se como centro de excelência para o ensino, a pesquisa e a extensão de atividades científicas, compatíveis com a grade pedagógica dos cursos de Graduação, nas mais diversas áreas de conhecimento. Nesse sentido, o Programa Escola da Ciência prevê o oferecimento de disciplinas, projetos de pesquisa, atividades laboratoriais, seminários, workshops, publicação de artigos e outras atividades afeitas ao meio. Seus objetivos principais são:

    Preparar os estudantes dos cursos de Graduação para atividades de metodologia, práticas e técnicas de pesquisa científica em diferentes campos do conhecimento;

    Habilitar os estudantes para exercer funções mais avançadas em Ciência, com possibilidade de seguir carreira acadêmica e de pesquisa.

    Na Escola da Ciência, os alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, sob a supervisão do professor orientador do Programa, têm a possibilidade de desenvolver as habilidades e competências de ensino e co-orientação dos projetos de Iniciação Científica dos alunos de graduação. Com essa iniciativa, os Programas Pós-graduação Stricto Sensu da área de Administração da UNINOVE pretendem atingir dois objetivos: (a) formar e qualificar os alunos de mestrado e doutorado em ensino e orientação; (b) incentivar os alunos da graduação a serem os futuros alunos ingressantes do Programa.

    Mais informações:

    – Site http://escolaciencia.uninove.br/

    – Fanpage https://www.facebook.com/EscolaDaCiencia/

  • PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    A UNINOVE, enquanto instituição de ensino que promove com intensidade a pesquisa em todos os seus níveis de atuação, possui uma Diretoria de Pesquisa voltada exclusivamente para o planejamento, organização, execução e mensuração de todas as atividades de pesquisa que são realizadas na universidade. Tal diretoria possui um papel tanto estratégico como facilitador do dia a dia dos pesquisadores docentes e discentes, na medida que possui uma estrutura voltada apenas para esta finalidade.

    Anualmente a Diretoria de Pesquisa da UNINOVE promove um edital específico de Iniciação Científica (IC) para que os discentes possam candidatar-se a preencher as vagas disponibilizadas pelos docentes habilitados pela instituição. Destes, todos os docentes que atuam nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração são orientadores naturais e recebem anualmente a adesão de alunos da graduação a projetos de Iniciação Científica que sejam aderentes tanto às Linhas de Pesquisa do PPGA como dos Projetos-Eixo de seus docentes.

    De acordo com esta sistemática, as vagas anualmente disponibilizadas por cada um dos Programas de Stricto Sensu da UNINOVE são organizadas pela Diretoria de Pesquisa que seleciona e aloca os alunos de graduação para o respectivo desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica. Adicionalmente, após análise do desempenho acadêmico do aluno e do mérito do projeto de Iniciação Científica a que ele está vinculado, o mesmo pode ser contemplado com uma bolsa de iniciação científica FAPIC (concedida pela universidade ao aluno mediante desconto no valor corrente da mensalidade) ou bolsas PIBIC e PBID, as quais são financiadas por órgãos de fomento como o CNPq. Os alunos que não são contemplados com alguma bolsa, desenvolvem os projetos de Iniciação Científica como voluntários.

    Desde o início das atividades do PPGA-UNINOVE, os professores desenvolvem projetos de Iniciação Científica atrelados aos respectivos Projetos Eixo de Pesquisa.

    Com a finalidade de promover os trabalhos de pesquisa desenvolvidos a partir de seu Programa de Iniciação Científica, a UNINOVE promove anualmente o Encontro de Iniciação Científica em conjunto com o Seminário Nacional de Pesquisa, os quais abrem a possibilidade para que tanto os pesquisadores da própria universidade, como pesquisadores externos, submetam e divulguem os resultados de suas pesquisas no âmbito da Iniciação Científica. Tal evento reúne dezenas de expositores que passam a ter a possibilidade de realizar intercâmbios acadêmicos e amadurecer projetos de pesquisa que possuam o potencial para serem continuados no âmbito do Stricto Sensu.

  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

    O Programa de Educação Tutorial da Universidade Nove de Julho (PET da UNINOVE) foi criado no ano de 2010 de acordo com a consolidação requerida pelo MEC contando com bolsistas e colaboradores em caráter interdisciplinar, com a participação de alunos dos cursos das áreas de Administração e Direito.

    De acordo com a própria natureza do Programa de Educação Tutorial, implementou-se a vinculação dos Programas de Pós-Graduação com os de Graduação mediante a orientação dos alunos em pesquisa, ensino e extensão, assim como sob forma de Seminários e Projetos de Extensão, os quais foram realizados e registrados no Relatório Anual de Atividades do PET.

    Cabe ressaltar que o PET desenvolve com seus alunos, tanto aqueles oriundos do curso de Administração como aqueles do de Direito, diversas atividades de pesquisa (Iniciação Científica), com o apoio dos professores dos Programas de Mestrado e Doutorado na orientação.

    De forma específica, foram são desenvolvidos os seguintes projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do PET: Workshop de Metodologia de Pesquisa, Ciclo de Debates, Mesa Redonda sobre a importância do PET na carreira, Projeto de Pesquisa Individual, Desenvolvimento e manutenção da plataforma 2.0 Wiki Pet <https://uninovepet.wixsite.com/petuninove>, Leitura e redação Científica, Palestras e Debates, Colóquio de Pesquisa e Intercâmbio Graduação e Pós-Graduação e  Visitas Técnicas.

  • DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇÃO

    Ciente da importância do processo ensino-aprendizagem, os professores do PPGA UNINOVE atuam em diferentes cursos da graduação da instituição. Dessa forma, o Programa favorece o intercâmbio de conhecimento e aprimoramento de competências, pois o docente da Pós-graduação buscará referências que o possibilitem pensar e agir estrategicamente frente aos desafios do ensino na graduação. Em contrapartida, acredita-se que o contato do aluno com professores-pesquisadores o motivará a assumir uma função investigadora que favorecerá a construção de seu conhecimento de forma racional e dinâmica.

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

    O PPGA UNINOVE visualiza o TCC como a expressão da expertise conceitual adquirida pelo aluno durante os longos anos de aprendizado no seu curso de graduação, uma vez que este espera habilitar profissionais que além de conhecimento específico, possam apresentar iniciativa, senso investigativo e crítico, flexibilidade, dentre outras qualidades. Assim, o Programa apoia o envolvimento de seus professores em orientações de TCC da UNINOVE.