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Acompanhamento de egressos

Mestrado e Doutorado em Administração

O PPGA UNINOVE entende o acompanhamento de seu egresso como forma inequívoca de avaliar os efeitos práticos de seus cursos, no que tange à qualidade de formação e o preparo de profissionais qualificados para a sociedade e que contribuam, efetivamente, com o desenvolvimento econômico e social do país. Uma dificuldade relatada por instituições de ensino, que se propõem a reconhecer a trajetória de seus egressos, é a grande quantidade de dados individuais que são geralmente extraídos da Plataforma Lattes, nem sempre atualizada.

Nesse contexto, o PPGA UNINOVE conta com um processo de avaliação dinâmico, a partir da participação de seus egressos, cujo objetivo é atender aos novos critérios estabelecidos pela CAPES, no tocante à atuação profissional e, principalmente, subsidiar o próprio programa com indicadores que possibilitem adequação e aperfeiçoamento do curso. A seguir, são descritos alguns pontos importantes sobre o acompanhamento dos egressos do PPGA UNINOVE.

A pesquisa com os egressos abordou questões sobre o perfil do discente, sua trajetória durante e após a conclusão do curso, bem como acerca dos impactos da pesquisa de doutoramento na academia e na sociedade em geral. O instrumento para acompanhamento dos egressos pode ser acessado pelo endereço: https://egressos2020.questionpro.com

Sobre os resultados agregados da pesquisa, considerando uma taxa de resposta de 85%, constatou-se que, durante o curso de Doutorado, a carga horária, além da dedicada às disciplinas, foi superior a 20 horas, para 58% dos egressos.

79% dos egressos conciliaram o curso de Doutorado com suas atividades docentes e, no decorrer do curso, 21% dos egressos foram promovidos; além disso, 75% tiveram ascensão salarial, entre 16% e 25%.  Outro ponto de destaque é que após o curso, 25% dos egressos passaram a atuar como docentes em Pós-graduação Stricto Sensu.

Em relação à contribuição do curso para o desenvolvimento pessoal e profissional do egresso, considerando uma escala de cinco pontos, variando de contribuição muito baixa a contribuição muito alta, destacam-se com nota máxima: o conhecimento adquirido (92%), o pensamento crítico (86%), a tomada de decisões (64%), a metodologia de pesquisa (86%), a habilidade em escrita (71%), a abordagem de problemas complexos (64%) e a habilidade em transmitir conhecimentos (71%).

A partir de uma escala de concordância de cinco pontos, egressos declaram concordância máxima em: terem feito comentários positivos sobre o curso (86%), indicação do curso (100%) e que o curso é parte importante do que são hoje (86%).

Elencam-se, a seguir, as principais instituições de ensino que acolheram os egressos pesquisados: Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (FATEC), SP; Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), SP; Fundação Carlos Vanzolini (UNICEP), SP; Universidade Anhembi Morumbi, SP; Universidade de Taubaté (UNITAU), SP; Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC; Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR; Universidade Estadual do Piauí,. PI; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), MT; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), MS; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), SP; Universidade José do Rosário Vellano, MG; Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), SP; Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP; Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC.

  • A seguir, estão listados alguns egressos de destaque do PPGA, que atuam em programas de Pós-graduação Stricto Sensu

    (1) Evandro Luiz Lopes, professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UNINOVE e Bolsista Produtividade CNPq, SP (17 orientações de Mestrado concluídas e 10 de Doutorado concluídas).

    (2) Geraldo Cardoso de Oliveira Neto, professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNINOVE e Bolsista Produtividade CNPq, SP (21 orientações de Mestrado concluídas e 4 de Doutorado concluídas).

    (3) Graziela Oste Graziano, professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), SP (27 orientações de Mestrado concluídas e 3 de Doutorado concluídas).

    (4) Eduardo Marostica, professor do Mestrado e do Doutorado da Florida Christian University (EUA), e da Fundação Getúlio Vargas (FVG), SP (2 orientações de Doutorado concluídas).

    (5) Saulo Fabiano Amâncio Vieira, professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR (14 orientações de Mestrado concluídas e 1 de Doutorado concluída).

    (6) Fabricia Durieux Zucco, professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC (9 orientações de Mestrado concluídas e 1 de Doutorado concluída).

    (7) Marcela Barbosa de Moraes, professora do Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), SP (23 orientações de Mestrado concluídas).

    (8) Iara Regina dos Santos Parisotto, professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC (13 orientações de Mestrado concluídas).

    (9) Sergio Silva Braga Junior, professor Livre-Docente do Mestrado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP (9 orientações de Mestrado concluídas).

    (10) Cibele Barsalini Martins, professora do programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC (7 orientações de Mestrado concluídas).

    (11) Marco Antonio Costa da Silva, professor do Mestrado profissional de Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS (10 orientações de Mestrado concluídas).

    (12) Ivano Ribeiro (egresso PPGA UNINOVE), professor do Mestrado profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR (9 orientações de Mestrado concluídas).

    (13) Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva, professor da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), MS (6 orientações de Mestrado concluídas e 2 de Doutorado concluídas).

    (14) Carlos Alberto Alves, professor do Mestrado profissional de Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi, SP (4 orientações de Mestrado concluídas).

    (15) Henrique Cesar Melo Ribeiro, professor da Universidade Federal do Piauí, PI (2 orientações de Mestrado concluídas).

  • Outra importante evidência são casos de liderança gerencial dos egressos do PPGA, a seguir alguns exemplos

    (1) Júlio Cesar Volpp Sierra, doutor pelo PPGA UNINOVE, é presidente da Caixa Cartões Holding SA.

    (2) Carlos Roberto Banzato, doutor pelo PPGA UNINOVE, é diretor de Marketing na Clarios – Johnson Controls PS Brasil.

    (3) Gustavo Silva Goncalves, mestre pelo PPGA UNINOVE e doutorando, é CEO da Mkt4Edu.

    (4) Lucas Daniel Ramos Ribeiro, mestre pelo PPGA UNINOVE e doutorando, é Diretor Executivo na Arax Educação.

    (5) Luis Miguel Zanin, mestre pelo PPGA UNINOVE e doutorando, é Sócio-diretor da Conquistar.

    (6) Erivaldo da Silva Carneiro Junior, doutor pelo PPGA UNINOVE, atua na Diretoria de Suprimentos do Banco do Brasil, dentre outros.

    (7) Maurício José da Silveira Júnior, mestre pelo PPGA UNINOVE, é Diretor no Grupo Renault.

    (8) Valter Joao de Sousa, doutor pelo PPGA, em 2015, assumiu, em 2016, a Direção da FATEC, SJC.

    (9) Luciano Goncalves Lima, doutor pelo PPGA, em 2016, foi promovido a Diretor Administrativo da Secretaria de Educação de Paranavaí, PR.

    (10) Loreni Maria dos Santos Braum, doutora pelo PPGA, em 2018, foi promovida a Assessora Especial na Direção Geral do Campus de Marechal Candido Rondon, na UNOESTE, PR.