ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Convênios internacionais

Mestrado e Doutorado em Administração

Os convênios internacionais fazem parte do Programa de Internacionalização do PPGA UNINOVE, com o objetivo de ampliar o escopo da Universidade Nove de Julho, por meio de seu Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração, para o conhecimento e a interação com os padrões de qualidade de sistemas educacionais mais avançados no mundo, em pesquisa e em produção intelectual da Pós-graduação, visando avançar na maturidade de seus processos educacionais e na sofisticação de sua produção científica.

A seguir, estão descritos alguns convênios internacionais de destaque, incluindo parcerias e convênios com associações e instituições científicas e tecnológicas renomadas: AOM (EUA), Bentley University (EUA), Frankfurt University of Applied Sciences (Alemanha), Grenoble Alpes (França), HEC Montréal (Canadá), IPLeiria (Portugal), ISEG/UTL (Portugal), IUL/ISCTE (Portugal), Lyon University (França), Missouri University of Science and Technology (EUA), PSL (França), Suffolk University (EUA), Universidade de Talca (Chile), Universidade Laval (Canadá), Université de Toulon (França), University of Surrey (Inglaterra) e UNS (Argentina).

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E UNIVERSITÉ GRENOBLE ALPES (UGA) (FRANÇA)

    O convênio, firmado desde 2014, com a UGA, contempla o Módulo Internacional, disciplina obrigatória para todos os alunos de Mestrado e de Doutorado do PPGA UNINOVE. No período de 2014 a 2019, 174 alunos cursaram o Módulo Internacional na UGA e, particularmente, 25 alunos, em 2019. Além do Módulo, o PPGA firmou, em 2019, um acordo de dupla titulação com a UGA, mediante cotutela. Outra evidência relevante é que, em 2019, um aluno iniciou o Doutorado Sanduíche, com bolsa PDSE (Programa CAPES) na UGA: Marcio A. L. Cunha Filho.

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E BENTLEY UNIVERSITY (EUA)

    Parceria vinculada ao projeto de pesquisa “Empreendedorismo e Bricolagem Sociais para a Geração de Valor Social em Comunidades Carentes”, com financiamento da “Canadian Bureau for International Education” (Canadá). Destaca-se, também, que o doutorando Alberto de Matos Foresto, mediante orientação do Prof. Edmilson de Oliveira Lima, e co-orientação da Profa. Sophie Veilleux (Universidade Laval, Canadá), realizou estágio doutoral sanduíche na Universidade de Laval (Canadá), no período de dezembro de 2018 a junho de 2019.

  • PARCERIA PPGA UNINOVE, LYON UNIVERSITY (FRANÇA), UNIVERSITÉ GRENOBLE ALPES (FRANÇA), MISSOURI UNIVERSITY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY (EUA), HEC MONTRÉAL (CANADÁ), BANGKOK UNIVERSITY (TAILÂNDIA) E UNIVERSITATEA "DUNĂREA DE JOS" DIN GALAȚI (ROMÊNIA)

    Parceria vinculada ao projeto de pesquisa internacional “InterCCom Serious Game: intercultural collaboration”, com financiamento vigente da “IDEX Grenoble Alpes”. A parceria conta com pesquisadores de universidades renomadas, a saber: Prof. Roberto Lima Ruas (PPGA UNINOVE), Anne Bartel-Radic – Coordenadora (Université Grenoble Alpes, França), Isabelle Corbett-Etchevers (Université Grenoble Alpes, França), Agnès Front (Université Grenoble Alpes, França), David Vallat (Lyon University, França), Suzanna Long (Missouri University of Science and Technology, EUA), Sébastien Arcand (HEC Montréal, Canadá), Vincent Ribière (Bangkok University, Tailândia), Gianita Bleoju (Universitatea “Dunărea de Jos” din Galați, Romênia).

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E SUFFOLK UNIVERSITY (SU) (EUA)

    O PPGA UNINOVE possui uma parceria com a Suffolk University (EUA), que oportuniza aos estudantes de Mestrado e de Doutorado a possibilidade de cursar disciplinas e realizar estágio doutoral. Destaca-se, também, a participação frequente dos professores da Bentley University nas edições já realizadas do SINGEP, evento organizado pelo PPGA e PPGP UNINOVE. A próxima edição do SINGEP será no segundo semestre de 2020 (previsão), sendo que o ano de 2019 foi usado para o planejamento e organização do evento, que ocorrerá em concomitância à 8a Conferência Internacional do CIK (CYRUS Institute of Knowledge), resultado da parceria do PPGA UNINOVE com a Bentley University (EUA), a Southern New Hampshire University (EUA) e a Suffolk University (EUA).

  • PARCERIA PPGA UNINOVE E UNIVERSITÉ DE TOULON (FRANÇA)

    Parceria vinculada a projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, tais como (1) o desenvolvimento do Patent2Net, uma ferramenta computacional do tipo crawler, em código aberto e disponível na web (http://patent2net.vlab4u.info/) para a mineração de patentes; (2)  o desenvolvimento da ferramenta computacional scriptlattes (http://vlab4u.info/), para realização de análise prospectiva dos resultados em pesquisa (forecasting), utilizando a Plataforma Lattes. A parceria conta com pesquisadores de universidades renomadas, a saber: Prof. Emerson Antonio Maccari (PPGA UNINOVE), Prof. Marcos Mazieri (PPGA UNINOVE), Prof. Jesús Pascual Mena Chalco (Universidade Federal do ABC), Prof. David Reymond (Universidade de Toulon, França) e Prof. Luc Quoniam (Université du Sud Toulon-Var, França). Vale adicionar que o Prof. Marcos Mazieri realizou estágio doutoral na Université de Toulon.

  • PARCERIA PPGA UNINOVE E ACADEMY OF MANAGEMENT (AOM) (EUA)

    O PPGA participa das reuniões anuais da AOM (EUA). Em 2019, o Prof. Júlio Cunha (PPGA UNINOVE) foi agraciado com dois prêmios: de Melhor Revisor, no Academy of International Business (AIB 2019 Annual Conference) e no 79th Annual Meeting of the Academy of Management, realizado em Chicago (EUA). O Prof. Fernando Serra (PPGA UNINOVE) também recebeu o prêmio de Melhor Avaliador, no Academy of Management Meeting, de 2019. Cabe destacar que o Prof. Júlio Cunha é membro do comitê de pesquisa da AOM.

  • PARCERIA PPGA UNINOVE E INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (ISEG/UTL) (PORTUGAL)

    Parceria vinculada ao projeto de pesquisa “Customer Relationship Management e o Setor da Saúde: o Paciente Hospitalar em Foco por meio das Tecnologias da Indústria 4.0”, com financiamento vigente do MCTIC/CNPq. A parceria é coordenada pela Profa. Cristiane Drebes Pedron (PPGA UNINOVE), e se destacam como integrantes: a Profa. Winnie Picoto (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG/UTL) e a Profa. Amarolinda Klein (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS).

  • PARCERIA PPGA UNINOVE E UNIVERSITY OF SURREY (INGLATERRA)

    O PPGA UNINOVE possui uma parceria com a University of Surrey (Inglaterra), que oportuniza aos estudantes de Mestrado e de Doutorado a possibilidade de cursar disciplinas e realizar estágio doutoral. Como exemplo, o doutorando Erivaldo da Silva Carneiro Júnior, mediante orientação do Prof. Júlio Araujo Carneiro da Cunha, e co-orientação da Profa. Stelvia Matos (University of Surrey, Inglaterra), realizou estágio doutoral sanduíche na University of Surrey (Inglaterra), no período de setembro de 2018 a janeiro de 2019.

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E UNIVERSIDADE NACIONAL DEL SUR (UNS) (ARGENTINA)

    O PPGA UNINOVE estabeleceu convênio de cooperação técnica, em ensino e pesquisa, na área de estratégia, para o desenvolvimento conjunto dos  Encontros Luso-brasileiros de Estratégia (ELBE), em sua quarta edição, contando com o apoio da Revista Ibero Americana de Estratégia (RIAE). Em 2017, foi realizado, no Brasil, o V ELBE, juntamente com o VI Simpósio de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VI SINGEP), nos dias 13 e 14 de novembro.

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA, IPLEIRIA (PORTUGAL)

    O PPGA UNINOVE possui uma parceria com IPLeiria (Portugal) de intercambio de professores e de estágio pós-doutoral. Como evidência, o Prof. Fernando Serra (PPGA UNINOVE) realizou recentemente o seu pós-Doutorado no IPLeiria.

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E UNIVIERSITÉ PARIS DAUPHINE (PSL) (FRANÇA)

    O PPGA UNINOVE conta com uma parceria com a PSL (França), que oportuniza aos estudantes de Mestrado e de Doutorado a possibilidade de cursar disciplinas e realizar estágio doutoral. Além disso, a parceria também estimula o intercâmbio de professores.

  • PARCERIA PPGA UNINOVE E UNIVERSIDADE DE TALCA (CHILE)

    O PPGA UNINOVE tem parceria com a Universidade de Talca (Chile), que oportuniza aos estudantes de Mestrado e de Doutorado a possibilidade de cursar disciplinas e realizar estágio doutoral. Além disso, a parceria também estimula o intercâmbio de professores, com destaque para a participação de alguns professores da Universidade de Talca em edições do SINGEP, evento organizado pelo PPGA e PPGP UNINOVE.

  • CONVÊNIO PPGA UNINOVE E FRANKFURT UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES (ALEMANHA)

    O PPGA UNINOVE possui parceria com a Frankfurt University (Alemanha), que oportuniza aos estudantes de Mestrado e de Doutorado a possibilidade de cursar disciplinas e realizar estágio doutoral. Além disso, a parceria também estimula o intercâmbio de professores.

    Vale também destacar que o PPGA UNINOVE possui outras parcerias internacionais para viabilizar atividades de ensino, de pesquisa e de capacitação, com destaque para as parcerias mantidas com as instituições estrangeiras (cerca de 27 IES) indicadas a seguir.

  • OUTRAS PARCERIAS INTERNACIONAIS

    Central Michigan University (CMU) at Mount Pleasant (EUA)

    Florida International University (EUA)

    Harvard Business School – Institute for Strategy and Competitiveness (EUA)

    Indiana University (EUA)

    Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)

    Instituto Superior de Administração de Marketing (Portugal)

    Massachusetts at Amherst University (EUA)

    Universidad Autónoma de Madrid (Espanha)

    Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México)

    Universidad Católica de Salta (Argentina)

    Universidad de Barcelona (Espanha)

    Universidad de Buenos Aires (Argentina)

    Universidad de Castilla La Mancha (Espanha)

    Universidad de la Frontera (Chile)

    Universidade do Minho (Portugal)

    Universidade do Porto (Portugal)

    Universidade Nacional Del Sur de Bahia Blanca (Argentina)