PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | Matrícula gratuita + 50% de desconto na mensalidade de agosto*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Convênios internacionais

Mestrado e Doutorado em Administração

Intercâmbios Internacionais

Os convênios internacionais fazem parte do Programa de Internacionalização do PPGA UNINOVE, com o objetivo de “ampliar o escopo da Universidade Nove de Julho, por meio de seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, para o conhecimento e interação com os padrões de qualidade de sistemas educacionais, de pesquisa e de produção intelectual da Pós-graduação mais avançados no mundo, visando avançar a maturidade de seus processos educacionais e a sofisticação de sua produção científica”.  O Programa de internacionalização do PPGA-UNINOVE foi concebido para ser consolidado no longo prazo.  Nesse sentido, adota inicialmente um modelo por atividades (descrito a seguir) e na medida em que for amadurecendo seus recursos no âmbito internacional, evolui para um modelo orientado por competências, para então criar mecanismos de automação interativa internacional, de forma mais processual.

O primeiro modelo, estágio mais tipificado na internacionalização do PPGA UNINOVE, foca as atividades que lhe garantem o conhecimento preliminar das possibilidades e formas de uso dos instrumentos de interação com outras universidades do mundo.  Uma vez consolidado o conhecimento dos instrumentos e do ambiente internacional avança-se para o desenvolvimento de competências internacionais.

O segundo modelo, onde novos conhecimentos devem envolver a interdependência de questões interculturais, linguísticas, econômicas, ambientais e políticas entre nações, nos estudantes, nos professores e no pessoal técnico do PPGA.  Dado o relativo amadurecimento do PPGA-UNINOVE como resultado de seu esforço planejado de internacionalizar-se, várias ações começam já a ser implementadas com vistas ao domínio do modelo por competência.  Exemplo disso, é o conjunto de ofertas no PPGA UNINOVE de disciplinas em língua inglesa (Estudos Organizacionais, Estratégias internacionais, Estratégia em Projetos e Inovação). A primeira dessas disciplinas é obrigatória para os alunos, as demais são eletivas. Apesar de algumas serem disciplinas eletivas, iniciam o processo de tornar o PPGA UNINOVE mais global. Em essência, o Programa de Internacionalização compõe-se de 5 subprogramas de atividades, visando criar e expandir a experiência internacional dos docentes e discentes. Os 5 subprogramas envolvem:

(a) Módulo Internacional: Faz parte da Matriz Curricular dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da UNINOVE. Esse Módulo é composto por cursos que tem seu início em uma disciplina realizada no Brasil e é finalizado em uma disciplina realizada no exterior. O Módulo Internacional é composto por atividades acadêmicas e visitas técnicas no exterior o que perfaz um total de 60 horas/aula. Os Módulos Internacionais, passaram a ser, a partir de 2013, obrigatórios para todos os alunos de todos os Programas (acadêmicos e profissionais).  Essa obrigatoriedade, de fato, insere-se no esforço de internacionalização como política marco, que exige o compromisso do aluno do PPGA-UNINOVE com seu doutorado sanduíche (estágio doutoral), ampliando a experiência internacional e diminuindo aspectos endógenos naturais do Programa.

(b) Intercâmbio de Alunos: Envolvendo bolsas sanduíche (para alunos do doutorado), bolsas integrais de doutorado, disciplinas curriculares no PPGA-UNINOVE a alunos estrangeiros;

(c) Intercâmbio de Docentes: compreende atividades de docência e de pesquisa, de professores estrangeiros o PPGA-UNINOVE e vice-versa, para nucleação de pesquisas ou grupos de pesquisa e desenvolvimento simultâneo de pesquisas complementares.

(d) Duplo Grau Acadêmico: compreende a validação de créditos de cursos e disciplinas de ambas as instituições envolvidas para obtenção de grau acadêmico brasileiro e do país de origem.

(e) Visitas técnicas: envolve visitas interinstitucinais de professores, às instituições estrangeiras para identificação de perceiros internacionais, visando o desenvolvimento de pesquisas e produção intelectual conjuntas. No ano de 2018 foram realizadas visitas técnicas nas seguintes universidades estrangeiras: Universidade de Bentley (EUA), Frankfurt University (Alemana); Sulfolk University (EUA) eUniversité Grenoble Alpes (Grenoble, França). 

A seguir descrevem-se 16 intercâmbios internacionais de destaque, incluindo parcerias e convênios com associações e instituições científicas e tecnológicas renomadas: 

(1) Convênio PPGA UNINOVE e Universidade Nacional Del Sur (UNS), Argentina: Neste convênio o Prof. Roberto Ruas iniciou um processo de orientação de doutorado da aluna Regina Moirano. A referida aluna já participou do módulo internacional na França juntamente com o grupo de doutorandos do PPGA UNINOVE. Atualmente Regina está em fase de consolidação de seu projeto de pesquisa. Adicionalmente, os professores, Henrique Freitas, Cristina Martens, Fernando Serra e Roberto Ruas ministraram aulas na Universidade Nacional Del Sur de Bahia Blanca.

(2) Convênio PPGA UNINOVE e Universidad Católica de Salta (UCS), Argentina: Na Argentina, com a Universidad Católica de Salta (UCS) – Buenos Aires, o PPGA-UNINOVE possui importante relação de intercâmbio por meio do Prof. Leonel Cezar Rodrigues, professor colaborador do Mestrado daquela instituição e co-autor do livro Inteligência Competitiva – en los Negocios y en las Organizaciones, com o Professor Riccardo Riccardi, daquela Universidade.

(3) Convênio PPGA-UNINOVE e Instituto Universitário de Lisboa (IUL/ISCTE), Portugal: O PPGA UNINOVE estabeleceu convênio de cooperação técnica para ensino e pesquisa na área de estratégia para o desenvolvimento conjunto do IV – Encontro Luso Brasileiro de Estratégia – ELBE, já em sua quarta edição, contando com o apoio da RIAE – Revista Ibero Americana de Estratégia – B2 Qualis. Em 2017 foi  realizado no Brasil o V ELBE juntamente com o VI Simpósio de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade – VI SINGEP nos dias 13 e 14 de Novembro.

(4) Convênio PPGA UNINOVE e Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, que propiciou a vinda do Prof. Manuel Portugal ao Brasil e que culminou na sua contratação pelo PPGA a partir de 2012, como especialista em estratégia internacional.

(5) Convênio PPGA UNINOVE e La Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (LAUAEH), México: Desenvolvimento de propostas para a área de inovação, organizações e estratégia e apoio à RIAE – Revista Ibero Americana de Estratégia; 

(6) Convênio PPGA UNINOVE e Universidade de Castilla La Mancha (UCLM), Espanha, Universidad de La Frontera (UFRO), Chile, Universidade de Zaragoza (UNIZAR), Espanha, e Universidade do Porto (UP), Portugal: Para as finalidades de pesquisas na área de gestão ambiental e sustentabilidade, com a ida de um professores e dois alunos de graduação já em andamento.  Os resultados destes convênios já estão surtindo efeito com projetos de pesquisa conjuntos. Houve também a visita do Prof. Antonio Guerner Dias à UNINOVE para desenvolvimento de projetos de pesquisa comuns entre as instituições.

(7) Convênio PPGA UNINOVE e a Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal: Em cooperação com seus institutos de Estudos Socioeconômicos e Gestão (ISEG) e do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações – SOCIUS. O PPGA-UNINOVE já ofereceu um curso de imersão de curta duração a seus alunos do doutorado extensivo a alunos do doutorado. O curso teve como objeto: Fronteiras da Gestão – Inovação – Marketing – Organizações – Estratégias e um consórcio doutoral.  O curso teve como resultado 4 bolsas de estágio doutoral sanduíche e a proposição de dois projetos de pesquisa conjunta entre pesquisadores do ISEG e do PPGA.

(8) Convênio PPGA UNINOVE e Université Grenoble Alpes (UGA), França: O Institut d’Administration des Entreprises de Grenoble (IAE) é uma escola de negócios situada na França na cidade de Grenoble é vinculado à Université Grenoble Alpes e se situa no campus de Saint-Martin d’Hères, na zona metropolitana de Grenoble. Há mais de 50 anos, o IAE de Grenoble forma ao mesmo tempo gestores “dupla competência” e executivos especializados em gestão, mostrando que é possível ser uma escola universitária de gestão, combinando o rigor da Universidade e a preocupação com a profissionalização. O IAE Grenoble também é um polo de conhecimento e inovação, com base em pesquisa aplicada continuada e com a preocupação de relacionar-se ao networking profissional no mundo. Nesse contexto, o Convênio firmado em 2014 entre a UNINOVE e a Université Grenoble Alpes vem possibilitando o desenvolvimento do Modulo Internacional sobre a temática “inovar e empreender”. O módulo internacional faz parte da Matriz curricular do PPGA-UNINOVE. Todo o aluno do Mestrado e do Doutorado devem fazer o módulo para cumprir as atividades acadêmicas. O módulo foi desenhado para ser um programa em regime de imersão, de cinco dias, projetado pelo IAE Grenoble e pelo PPGA-UNINOVE para os alunos de doutorado e Mestrado possam ter uma experiência internacional calcadas em três objetivos principais:

  • Científico: conferências em torno dos temas da inovação e do empreendedorismo; visitas de instituições/associações que apoiam inovação nas organizações (CEA, ESRF) e empresas (ST MICRO, SOITEC) que são grandes players em inovação e empreendedorismo do ecossistema de Grenoble;
  • Cultural – visitas à Grenoble considerado o Vale do Silício francês e a Lyon (cidade centro da cultura gastronômica na França);
  • Participativo – intercâmbio de práticas em inovação e empreendedorismo por meio de encontro com especialistas neste domínio.

(9) Convênio PPGA UNINOVE e Univiersité Paris Dauphine (PSL), França: Université Paris Dauphine, fundada em 1968 é uma das mais importantes Escolas de Negócio da França. Em 2009 a Université Paris Dauphine obteve a acreditação do EQUIS que é uma organização Europeia para o desenvolvimento da área de Administração. Nesse contexto em 2014 foi firmado o Convênio entre o PPGA-UNIOVE e a Univiersité Paris Dauphine possibilitou a realização, de forma adicional, aos trabalhos desenvolvidos em Grenoble. Nesta etapa do módulo são realizados, em Paris, 3 seminários de alto nível coordenados pelo Prof. Dr. Jean- François Chanlat, uma das maiores autoridades internacionais em Cultura Organizacional.

(10) Convênio PPGA UNINOVE e Bentley University (BENTLEY), EUA: O PPGA UNINOVE possui uma parceria com a Bentley University (Waltham, região de Boston, MA, Estados Unidos) que oportuniza um Módulo Internacional, realizado no terceiro semestre regulamentar, visando estudos na fronteira do conhecimento na área de Gestão de Projetos. Este convênio tem como participantes os programas: Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos (MPA-GP) e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). A programação envolve cinco dias de atividades: no turno da manhã são realizados seminários temáticos, nas instalações da Bentley University; no turno da tarde são feitas visitas técnicas a organizações que atuam com gerenciamento de projetos em suas atividades.

(11) Convênio PPGA UNINOVE e Frankfurt University of Applied Sciences, Alemanha: Este módulo internacional é fruto do convênio assinado entre a UNINOVE e a Frankfurt University of Applied Sciences (Alemanha). Este convênio foi assinado em 2014 e tem como participantes os programas: Mestrado Profissional em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade (MPA-GeAS), o Programa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – (PPG-CIS) e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Este módulo tem como objetivo discutir os assuntos da fronteira do conhecimento em Sustentabilidade e Inovações Sustentáveis.

(12) Convênio PPGA-UNINOVE e Suffolk University (SU), EUA: A Sufolk University é uma universidade de grande potencial para pesquisa, em especial na área médica, haja vista que a cidade de Boston é um dos centros de excelência na área de saúde dos Estados Unidos.  Assim, o convênio com essa universidade criou uma base para o Módulo Internacional do Mestrado em Gestão de Sistema de Saúde. Adicionalmente, como resultado desse convênio, o prof. Dr. Carlos Rufin passou a ser, a partir de 2014, professor visitante da Suffolk University no PPGA-UNINOVE na área de Inovação e Sustentabilidade.

(13) Parceria PPGA UNINOVE e Université de Toulon, França: Parceria vinculada a projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, tais como (1) o desenvolvimento do Patent2Net, uma ferramenta computacional do tipo crawler, em código aberto e disponível na web (http://patent2net.vlab4u.info/) para mineração de patentes; (2)  o desenvolvimento da ferramenta computacional Scriptlattes (http://vlab4u.info/) para realização de análise prospectiva dos resultados em pesquisa (forecasting), utilizando a Plataforma Lattes. A parceria conto com pesquisadores de universidades renomadas, a saber: Profa. Claudia Terezinha Kniess (PPGA UNINOVE), Prof. Renato Ribeiro Ferraz (PPGA UNINOVE), Prof. Emerson Antonio Maccari (PPGA UNINOVE), Prof. Jesús Pascual Mena Chalco (Universidade Federal do ABC), Prof. David Reymond (Universidade de Toulon – França) e Prof. Luc Quoniam (Université du Sud Toulon-Var – França).

(14) Parceria PPGA UNINOVE e Universidade de Talca, Chile: As áreas de pesquisa contempladas na parceria são: cadeias de suprimento sustentável; otimização das cadeias de suprimento; logística; transporte, gerenciamento de operações, redes não colaborativas; e tecnologia disruptiva aplicada. A parceria conto com pesquisadores de universidades renomadas, a saber: Profa. Cristina Dai Prá Martens (PPGA UNINOVE), Profa. Claudia Terezinha Kniess (PPGA UNINOVE), Prof. Mauro Silva Ruiz (MPA-GeAS UNINOVE), Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (MPA-GP UNINOVE) e Prof. Dr. Ernesto D. R. Santibanez Gonzalez (Universidade de Talca – Chile).

(15) Parceria PPGA UNINOVE e Universidade Laval, Canadá: Parceria vinculada ao projeto de pesquisa “Empreendedorismo e Bricolagem Sociais para a Geração de Valor Social em Comunidades Carentes” com financiamento da “Canadian Bureau for International Education” (Canadá). A parceria é coordenada pelo Prof. Edmilson de Oliveira Lima (PPGA-UNINOVE), destaca-se como integrante a Profa. Sophie Veilleux, Universidade Laval (Canadá).

(16) Parceria PPGA UNINOVE, Université Grenoble Alpes – França, Lyon University – França, Missouri University of Science and Technology – EUA, HEC Montréal – Canadá, Bangkok University – Tailândia e Universitatea “Dunărea de Jos” din Galați – Romênia: Parceria vinculada ao projeto de pesquisa internacional “InterCCom Serious Game: intercultural collaboration” com financiamento da “IDEX Grenoble Alpes”. A parceria conto com pesquisadores de universidades renomadas, a saber: Prof. Roberto Lima Ruas (PPGA-UNINOVE), Anne Bartel-Radic – Coordenador (Université Grenoble Alpes – França), Isabelle Corbett-Etchevers (Université Grenoble Alpes – França), Agnès Front (Université Grenoble Alpes – França), David Vallat (Lyon University – França), Suzanna Long (Missouri University of Science and Technology – EUA), Sébastien Arcand (HEC Montréal – Canadá), Vincent Ribière (Bangkok University – Tailândia), Gianita Bleoju (Universitatea “Dunărea de Jos” din Galați – Romênia).

Vale também estacar que pesquisas científicas são executadas junto às seguintes instituições estrangeiras (cerca de 27 IES):

  1. Bentley University, EUA (parceria mantida pela Profa Cristina Dai Prá Martens e pelo Prof Emerson Antonio Maccari – PPGA UNINOVE);
  2. Central Michigan University (CMU) at Mount Pleasant, EUA (parceria mantida pelo Prof Emerson Antonio Maccari – PPGA UNINOVE);
  3. Florida International University, EUA (parceria mantida pelo Prof Emerson Antonio Maccari – PPGA UNINOVE);
  4. Frankfurt University, Alemanha (parceria mantida pela Profa Claudia Terezinha Kniess – PPGA UNINOVE);
  5. Harvard Business School – Institute for Strategy and Competitiveness, EUA (parceria mantida pelo Prof José Eduardo Storopoli – PPGA UNINOVE);
  6. Indiana University, EUA (parceria mantida pelo Manuel Anibal S. Portugal V. Ferreira – PPGA-UNINOVE);
  7. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (parceria mantida pelo Prof Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira – PPGA UNINOVE);
  8. Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (parceria mantida pela Profa Cristiane Drebes Pedron – PPGA-UNINOVE);
  9. Instituto Universitário de Lisboa, Portugal (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  10. Massachusetts at Amherst University, EUA (parceria mantida pelo Prof Emerson Antonio Maccari – PPGA UNINOVE);
  11. Suffolk University, EUA (parceria mantida pelo Prof Emerson Antonio Maccari – PPGA UNINOVE);
  12. Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  13. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  14. Universidad Católica de Salta, Argentina (parceria mantida pelo Prof Leonel Rodrigues – PPGA-UNINOVE);
  15. Universidad de Barcelona, Espanha (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  16. Universidad de Buenos Aires, Argentina (parceria mantida pelo Prof Leonel Rodrigues – PPGA UNINOVE);
  17. Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  18. Universidad de la Frontera, Chile (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  19. Universidade de Talca, Chile (parceria mantida pelas professoras Cristina Dai Prá Martens e Claudia Terezinha Kniess – PPGA UNINOVE);
  20. Universidade de Toulon, França (parceria mantida pela Profa. Claudia Terezinha Kniess e pelo Prof. Renato Ribeiro Ferraz – PPGA UNINOVE);
  21. Universidade do Minho, Portugal (parceria mantida pelo Prof André Urdan – PPGA UNINOVE);
  22. Universidade do Porto, Portugal (parceria mantida pelo Prof Fernando Antonio Ribeiro Serra – PPGA UNINOVE);
  23. Universidade Laval, Canadá (parceria mantida pelo P Edmilson de Oliveira Lima – PPGA-UNINOVE)
  24. Universidade Nacional Del Sur de Bahia Blanca, Argentina (parceria mantida pelo Prof Henrique Freitas – PPGA-UNINOVE);
  25. Université Grenoble Alpes, França (parceria mantida pelo Prof Roberto Lima Ruas – PPGA UNINOVE);
  26. Université Paris Dauphine, França (parceria mantida pelo Prof Roberto Lima Ruas – PPGA UNINOVE);
  27. University of Surrey, EUA (parceria mantida pelo Prof Julio Cunha – PPGA UNINOVE).