ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Sobre o Programa

Mestrado em Direito

Diretor do Programa: Prof. Dr. Guilherme Amorim Campos da Silva.


O Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, aprovado na 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior, realizada entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2011, tem como proposta central a formação de futuros docentes pesquisadores na área de Direito, com ênfase em “Justiça, Empresa e Sustentabilidade”.
Os diferenciais desse Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE podem ser sintetizados assim: (1) o perfil do egresso do curso, que tem como objetivo formar professores pesquisadores com capacidade de reflexão crítica sobre a educação jurídica, colaborando para a melhoria de sua qualidade em nosso país na área de concentração Justiça, Empresa e Sustentabilidade, (2) a política da instituição quanto à bolsa de estudos no curso de mestrado, permitindo ao bolsista uma dedicação integral ao Programa e às atividades correlatas e programadas para serem realizadas pelo aluno durante o curso (v.g. estágio de docência, participações em congressos e seminários).
Deve-se registrar, além disso, que a criação de um Programa de Mestrado em Direito concentrado, fundamentalmente, no estudo da justiça e da empresa sob a ótica da sustentabilidade responde a uma necessidade atual e, pode-se dizer, universal. Com a pesquisa e a prática da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade oferecidas pela proposta, o discente obterá uma visão ampla das interfaces da área de conhecimento, sempre sob o enfoque da sustentabilidade. Poderá, então, contribuir com a comunidade científica e a sociedade em geral, mediante a adoção de soluções adequadas para conflitos inusitados, com os quais as perspectivas tradicionais sobre o direito se têm mostrado incapazes de lidar.
O novo contexto social contemporâneo traduz um impacto cultural, econômico, social e ambiental, exigindo do meio acadêmico uma rápida evolução quanto aos paradigmas, possibilidades e problemas. Cabe fazer uma reflexão coerente e madura sobre tais acontecimentos, com a finalidade de apresentar soluções, levando-se em conta nesse tripé – econômico, social e ambiental – a sustentabilidade. Daí a importância e atualidade deste Programa, cuja área de concentração está sustentada nas linhas de pesquisa: “Justiça e o Paradigma da Eficiência” e “Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito”.