PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | Matrícula gratuita + 50% de desconto na mensalidade de agosto*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Infraestrutura

Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação

Infraestrutura do Curso

Todos os Laboratórios, por norma institucional, possuem técnicos com formação específica e treinamento e/ou cursos de aperfeiçoamento e/ou especialização para atender o respectivo laboratório, uma vez que todos ficam disponíveis para estudos livres e pesquisas científicas. Outro ponto que merece destaque é que todos materiais de apoio didático, pedagógico e de infraestrutura (inclusive microcomputadores) estão disponíveis e pertencem exclusivamente a um determinado laboratório, possibilitando o funcionamento simultâneo de todos. O Departamento de Tecnologia de Informática (TI) dá suporte a software e hardware institucionais dos equipamentos instalados, bem como avalia futuras necessidades de cada área, sendo que todos os microcomputadores são conectados a rede local e a Internet 24 horas.

Os Laboratórios descritos a seguir atendem exclusivamente ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação:

  • Núcleo de apoio à pesquisa em análise do movimento

    NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM ANÁLISE DO MOVIMENTO

    Os equipamentos do laboratório contribuem para o estudo dos aspectos biomecânicos do movimento humano, que podem ser subdivididos em cinco grandes subáreas, em função dos métodos experimentais biomecânicos: cinemetria, dinamômetria, antropometria, eletromiografia e mecânica muscular. A integração dessas subáreas permite a análise de diferentes formas de movimento do corpo humano, associadas aos efeitos das sobrecargas externas e internas nos tecidos do corpo humano. Além disso, tais análises permitem o estudo de efeitos de diferentes doenças e de modificações do ambiente no movimento do corpo humano.

    1234567

  • - LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO

    LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO

    O laboratório foi idealizado para avaliação da etiologia e quantificação da intolerância ao esforço em pacientes portadores de cardiopatias e pneumopatias. Neste contexto, é possível avaliar a indicação e resposta a intervenções terapêuticas, principalmente a medicações e ao treinamento físico. O uso das variáveis obtidas a partir da avaliação da capacidade física propicia, ainda, o auxílio na prescrição de exercício físico para o programa de reabilitação cardíaca e pulmonar. Com as diversas formas de treinamento muscular esquelético (exercício físico dinâmico, treinamento de força e estimulação elétrica neuromuscular) é possível comparar as respostas cardiopulmonares e musculares periféricas durante os diferentes tipos de exercícios e seu impacto na realização das atividades de vida diária.

    1 2
    3 4
    5

     

     

     

     

  • - LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR

    LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR

    Esse laboratório permite o desenvolvimento de atividades voltadas para a avaliação da citotoxicidade de biomateriais (estudos de curto e longo prazo), avaliação da proliferação e diferenciação de diversos tipos de linhagens celulares frente a recursos bioestimulantes (laser e ultra-som) além de fatores de crescimento e fármacos utilizados em processos de reparo após lesão.

    12

     

  • LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR - MOLECULAR

    LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR – MOLECULAR

    Descritivo: O Laboratório de biologia celular-molecular da UNINOVE é destinado principalmente à pesquisa dos produtos celulares utilizando diferentes modelos in vitro e in vivo e avaliando diversas terapêuticas reabilitadoras por meio de técnicas de imunomarcação, dosagem por ELISA e expressão gênica (PCR em tempo real).

    1234

     

  • - LABORATÓRIO DE HISTOTÉCNICA E IMUNOHISTOQUÍMICA

    LABORATÓRIO DE HISTOTÉCNICA E IMUNOHISTOQUÍMICA

    O Laboratório de Histotécnica e Imunohistoquímica tem a finalidade de viabilizar o desenvolvimento de pesquisas sobre a anatomia microscópica das células, tecidos e órgãos, em situações de normalidade ou doença, nas diferentes fases do reparo, comportamento tumoral etc., e para isso, são empregadas diferentes técnicas que vão desde colorações de rotina até a identificação de proteínas e marcadores de proliferação e diferenciação celular usando-se anticorpos específicos.

    1234567

     

  • - LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE MECÂNICA CARDIORRESPIRATÓRIA

    LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE MECÂNICA CARDIORRESPIRATÓRIA

    Os equipamentos do laboratório contribuem para o estudo histomorfofuncional e das propriedades mecânicas ventilatórias e suas componentes elásticas, viscosas e visco-elásticas em humanos e em modelos animais nos aspectos de estrutura e função permitindo o desenvolvimento de pesquisas que possam validar a eficácia de técnicas terapêuticas avaliando novas estratégias de avaliação e intervenção.

    123456

     

  • - LABORATÓRIO DE DISTÚRBIOS CARDIORRESPIRATÓRIOS DO SONO

    LABORATÓRIO DE DISTÚRBIOS CARDIORRESPIRATÓRIOS DO SONO

    O Laboratório de Distúrbios Cardiorrespiratórios do Sono contribui para a investigação do processo de desempenho funcional e respostas orgânicas em humanos permitindo o desenvolvimento de pesquisas que possam validar novas estratégias de avaliação e a eficácia de intervenções junto aos distúrbios do sono. Os sistemas de polissonografia noturna do laboratório oferecem um grau elevado de flexibilidade e mostram o nível de detalhamento técnico exigidos nos principais centros de pesquisa clínica da Europa, Ásia e América. Os equipamentos oferecem uma disposição detalhada das entradas referenciais, bipolares, ventilatórias e oximetria inclusa com sincronismo de pulso e canais DC para executar os estudos de polissonografia e eletroencefalografia. Os programas (softwares) utilizados no laboratório permitem criar os mais diferentes protocolos de estudos clínicos e de pesquisa tanto para a PSG como para o EEG. A tecnologia digital atual oferece também a possibilidades de gravações das imagens e sons on-line totalmente sincronizadas com os estudos proporcionando ao profissional da área uma análise completa e detalhada com total segurança. Os sistemas de registros permitem também registros ambulatoriais e domiciliares para os casos de pacientes diferenciados.

    12345

     

  • - LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO

    LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO

    Os equipamentos do laboratório contribuem para a investigação dos os mecanismos utilizados pelo Sistema Nervoso Central para controlar os movimentos, utilizando esses conhecimentos no diagnóstico da disfunção motora auxiliando e também no estudo da eficácia de técnicas e métodos de intervenção. Atualmente temos alguns protocolos de pesquisa envolvendo pacientes com disfunções do sistema nervoso ( Paralisia Cerebral e Acidente Vascular Encefálico ) submetidos a um método de intervenção inovador (palmilhas posturas, realidade virtual, estimulação transcraniana).

    analise_movimento1analise_movimento2analise_movimento3analise_movimento4analise_movimento5analise_movimento6

     

  • - LABORATÓRIO DE NEUROMODULAÇÃO E FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

    LABORATÓRIO de NEUROMODULAÇÃO E FISIOTERAPIA NEUROLOGICA

    Os equipamentos do laboratório contribuem para a investigação dos métodos e técnicas de intervenção, utilizados no processo de reabilitação de pacientes com disfunções do sistema nervoso (palmilhas posturais, realidade virtual, estimulação cerebral não-invasiva e treino de marcha em esteira).

  • - LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

    LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

    O LARESP tem como objetivo avaliar a função cardiorrespiratória e o desempenho físico de indivíduos saudáveis e de portadores de disfunções cardiorrespiratórias e metabólicas, com vistas ao fornecimento de subsídios para programas preventivos e de tratamento das disfunções dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico, bem como de intervenções pré e pós-operatórias que envolvam estes sistemas. As pesquisas têm sido realizadas predominantemente em indivíduos com obesidade mórbida, em pacientes portadores de doenças cardiopulmonares, tanto em adultos quanto em crianças. Tal avaliação é realizada por meio do emprego da espirometria, ergoespirametria, manovacuometria, composição corporal, variabilidade da frequência cardíaca, mobilidade tóraco-pulmonar e testes do desempenho físico, dentre outros.

    Imagem-012 Imagem-013 Imagem-022 Imagem-037 Imagem-046 Imagem-063 Imagem-074

     

  • - LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA TRANSLACIONAL

    LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA TRANSLACIONAL

    Neste laboratório são realizadas pesquisas clínicas e em modelos animais na subárea da fisiologia translacional como estratégia para geração e transferência de conhecimentos que visam melhorar aspectos relacionados à avaliação e reabilitação de doenças cardiovasculares e metabólicas. A estrutura do laboratório permite a avaliação dos efeitos do exercício físico agudo e crônico em parâmetros metabólicos, hemodinâmicos e autonômicos, bem como o desenvolvimento de técnicas bioquímicas, principalmente de avaliação de estresse oxidativo, em situações fisiológicas ou fisiopatológicas.

    100314 100314b DSC_0005a DSC_0013a DSC_0027a DSC_0030a DSC_0040a DSC_0043a

     

  • - LABORATÓRIO DE FOTOTERAPIA NO ESPORTE E EXERCÍCIO

    LABORATÓRIO DE FOTOTERAPIA NO ESPORTE E EXERCÍCIO

    O Laboratório de Fototerapia no Esporte e Exercício tem por objetivo investigar os efeitos da fototerapia com LASERs e LEDs sobre o desempenho físico de atletas de diferentes modalidades esportivas, indivíduos fisicamente ativos, e pacientes com diferentes doenças que afetam o desempenho muscular.

    O laboratório é composto por três setores: Dinamometria isocinética, Bioquímica, e Ergoespirometria. No setor de Dinamometria isocinética são realizadas avaliações do desempenho muscular. No setor de Ergoespirometria é realizada a avaliação da performance cardiorrespiratória. Já no setor de bioquímica são realizadas avaliações de marcadores sanguíneos relacionados ao desempenho e a recuperação pós-exercício. Com esta configuração, é possível a realização de dois ou mais projetos de pesquisa ao mesmo tempo.

    O laboratório conta com um Dinamômetro Isocinético Biodex system 4, Esteira ergométrica Super ATL, Analisador de gases metabólicos VO2000, e estrutura completa para avaliação de marcadores bioquímicos relacionados a recuperação muscular e a performance esportiva. O laboratório conta ainda com diversos equipamentos de LASERs e LEDs.

    curso12_01 curso12_02 curso12_03 curso12_04 curso12_05 curso12_06 curso12_07

     

  • - LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA PULMONAR E DO EXERCÍCIO

    LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA PULMONAR E DO EXERCÍCIO

    Descritivo: O Laboratório de Imunologia Pulmonar e do Exercício tem se dedicado a estudar os efeitos do treinamento físico aeróbio e anaeróbio em pneumopatas e em diferentes modelos experimentais de doenças pulmonares (asma, enfisema, DPOC, SARA, fibrose pulmonar, pneumonias, câncer pulmonar e hipertensão pulmonar) dando ênfase aos aspectos imunológicos envolvidos tanto na fisiopatologia da doença quanto nos efeitos desencadeados pelo treinamento físico. O grupo também se dedica a estudar os efeitos das terapias com diferentes lasers de baixa potência e com LEDs em modelos experimentais de doenças pulmonares (asma, enfisema, DPOC, SARA, fibrose pulmonar, pneumonias, câncer pulmonar e hipertensão pulmonar).

    O Laboratório de Imunologia Pulmonar e do Exercício conta com uma sala de preparação de amostras e bioquímica, uma sala de cultura de células, uma sala de experimentação animal e mecânica pulmonar, uma sala de citometria de fluxo, uma sala de microscopia e uma sala de histologia e imunohistoquímica. Além disso, o laboratório também conta com uma área clínica, onde os voluntários dos estudos realizam o treinamento físico aeróbio e o treinamento físico resistido (musculação). Essa área conta ainda com vestiários masculino e feminino e também com uma sala de avaliação física e médica.

    1 2 3 4 5 6 7 8

     

  • - LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO CLÍNICA

    LABORATÓRIO de AVALIAÇÃO CLÍNICA

    Esse laboratório está localizado no laboratório central, no terceiro subsolo e permite o desenvolvimento de atividades voltadas para as avaliações clínicas do sistema estomatognático, suas alterações e diferentes ferramentas de avaliação e tratamentos empregados.

  • Equipamento Multi-Usuário Citômetro de Fluxo Accuri C6 BD Biosciences.


    e acesse as informações do equipamento.

O Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação conta também com 04 Laboratórios dedicados ao apoio das atividades da Pós-Graduação Stricto Sensu, são eles:

A) ANATOMIA

A Universidade Nove de Julho conta com 17 laboratórios de Anatomia Humana, distribuídos nas Unidades Vila Maria (5), Memorial (5) e Vergueiro (7). O laboratório apresenta equipe de técnicos que recebem treinamento específico periódico dos supervisores técnicos para preparar e adequar as peças que serão utilizadas durante as aulas. O laboratório dispõe de infraestrutura adequada quanto à iluminação, bancadas de inox, pias, acessórios para lavagem de mãos, banquetas por bancada, armários adequados para guarda de pertences de alunos e quantidade suficiente de peças anatômicas de todos os sistemas que são estudados no corpo humano. A estrutura contribui para o desenvolvimento das aulas práticas que complementam os aspectos teóricos das diversas disciplinas do programa, assim como, a realização de estudos espontâneos agendados de acordo com a escala do curso.

B) BIOTÉRIO

O Biotério compreende uma estrutura física de, aproximadamente, 350m2, distribuída em dois campi da Instituição (Vergueiro e Memorial). Desde o início de suas atividades, fundamentado nos parâmetros preconizados pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e, atualmente na Lei nº 11.794 de 2008, o biotério da UNINOVE tem como função reproduzir e manter animais de laboratório, de padrão sanitário convencional, destinados à pesquisa na Instituição.

Todas as atividades realizadas nesse setor obedecem às deliberações da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNINOVE), aprovada junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA). Além disto, contamos com uma equipe profissional especializada multidisciplinar que atua ativamente para que sejam respeitados todos os preceitos éticos para a experimentação animal, visando sempre o bem-estar animal e a excelência na pesquisa.

C) CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Por ser um local de atendimento à população, a Clínica de Fisioterapia da UNINOVE constitui-se de um importante espaço para o desenvolvimento de atividades de pesquisas aplicadas, com o intuito de comprovar a eficiência das diferentes intervenções terapêuticas.

Ocupando uma área de 990 m2, está distribuída em cinco setores: Neurologia Adulto, Neurologia Pediátrica, Cardiopulmonar, Saúde Coletiva e Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, e possui com um quadro profissional altamente capacitado e com infraestrutura ampla e moderna que comporta o desenvolvimento das atividades de pesquisa do Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação, as quais já ocorrem atualmente com a execução dos projetos de pesquisa. A clínica de fisioterapia permite a realização de trabalhos de avaliação e acompanhamento longitudinal nas áreas de avaliação e reabilitação dos sistemas neuromuscular e cardiopulmonar, além de levantamentos epidemiológicos, estudos dirigidos e de casos.

D) CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A clínica de odontologia representa um local de atendimento à população, prática clínica discente e que permite concomitantemente a realização de trabalhos científicos de avaliação e acompanhamento longitudinal nas áreas de diagnóstico de lesões bucais, levantamentos epidemiológicos, avaliação do comportamento clínico dos biomateriais e reabilitação do sistema estomatognático. Esta moderna infraestrutura está baseada nos conceitos atuais de biossegurança e ergonomia. A Clínica possui uma área de 1.106,72 m2 com mais 290,03 m2 para circulação divididos em recepção, clínica, central de esterilização, farmácia (central de distribuição de materiais), radiologia, centro cirúrgico (sala de cirurgia, sala de estudo, apoio cirúrgico e sala de recuperação), sala de apoio e câmara escura.