PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | Matrícula gratuita + 50% de desconto na mensalidade de agosto*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Histórico

Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação

Considerando que o papel específico da Universidade é o de produzir conhecimento e de torná-lo acessível à sociedade, um dos objetivos da UNINOVE é criar condições para que a qualidade da pesquisa e do ensino, em todas as suas formas, cresça continuamente e seja o eixo dos mecanismos que desencadeiam o processo de aperfeiçoamento do sistema universitário.

Indo além dos cursos de graduação, a Instituição passou a incentivar, ainda na década de 90, as atividades de pesquisa e extensão. Desde então, a UNINOVE vem favorecendo a criação e a organização de grupos de pesquisas (básicas, sociais aplicadas e/ou tecnológicas), integrando recursos humanos e materiais, possibilitando o desenvolvimento de condições para a pesquisa.

Assim, a produção do conhecimento científico e a compreensão de novos paradigmas tornaram possível a criação e implantação de Programas Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES nas áreas de educação no ano de 1997 e de administração em 2001.

Em 2006 surge o Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação que nasceu a partir do desenvolvimento e amadurecimento científico de quatro grupos de pesquisa institucionalizados (Reabilitação do Sistema Neuromuscular, Reabilitação do Sistema Estomatognático, Reabilitação do Sistema Cardiopulmonar e Bases Celulares e Moleculares de Órgãos e Sistemas) que apresentam em sua essência a mesma temática, “Avaliação e Intervenção Terapêutica”.

Desde a formação dos grupos de pesquisas até sua consolidação e posteriormente na transformação em núcleo institucional de pesquisa e Programa de Mestrado o grupo docente tem ganhado amadurecimento científico, demonstrado na produção intelectual do grupo, orientação de alunos de graduação, participação em eventos científicos e colaboração com importantes centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Em 2010 como resultado do amadurecimento científico e da elevada produção intelectual foi aprovado pela CAPES o curso de Doutorado em Ciências da Reabilitação. E assim o programa que matem sua área de pesquisa focada na temática “Avaliação e Intervenção terapêutica” passou a se organizar em 3 linhas de pesquisa: Avaliação e Reabilitação das Disfunções Cardiopulmonares, Agentes Eletro físicos aplicados à Reabilitação e Processo de Avaliação e Intervenção Terapêutica das Disfunções dos Sistemas Neuromuscular.

Acreditando que a pesquisa assume um destacado referencial no aperfeiçoando e na formação profissional, produzindo e renovando conhecimentos, o programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação vem desenvolvendo estudos clínicos e experimentais que visam trazer evidências científicas que propiciem a evolução da avaliação e das intervenções terapêuticas.