ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Módulo Internacional

Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento

O PPGI em parceria com a Upper Austria realiza o módulo internacional para todos os alunos do Programa. No ano de 2018, vinte e dois alunos (24) participaram do curso intitulado “Mixed Reality” que abordou conceitos interdisciplinares sobre realidade aumentada e virtual oferecido pela Faculdade de Informática e Mídia da referida instituição. Nesse curso, além das aulas teóricas e práticas, foram realizadas visitas técnicas em duas empresas de tecnologia de ponta, bem como uma visita ao software Park Hagenberg conhecido mundialmente pelo seu protagonismo em informática e ciência da computação. Foi uma oportunidade interessante para discutir temas em evidência sob um prisma interdisciplinar. O curso foi oferecido novamente (o mesmo já tinha sido oferecido em 2017) dado o sucesso do mesmo, o refino nas técnicas existentes e as possibilidades de pesquisas aplicadas no tema.

Vale destacar ainda o aspecto cultural e social do módulo internacional, visto que representa uma oportunidade ímpar de proporcionar aos alunos do PPGI o contato com uma instituição estrangeira renomada, e com pessoas de culturas e pensamentos diversos. A maioria dos alunos participantes não possuíam qualquer experiência internacional. A primeira coorientação de pesquisa de tese doutorado está em andamento, desenvolvida pelo discente Huoston Rodrigues Batista, orientado no PPGI pelo prof. Marcos Antônio Gaspar.

Na ocasião do módulo internacional o André Felipe Henriques Librantz participaram de reuniões de trabalho com pesquisadores dos grupos Heuristics and Evolutionary Algorithms research group (HEAL) e Bioinformatic research group (BIRG), as quais objetivaram identificar pontos de interesse comum nas pesquisas desenvolvidas nos três grupos e possibilidades para futuros estágios de pós-doutoramento e parcerias em artigos científicos.