ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Comece 2020 com o pé direito! I Inscrições Abertas I Matricule-se esta semana e ganhe:
1ª e 2ª mensalidades grátis + 50% de desconto em março*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Disciplinas 2020

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Modelagem e Simulação de Sistemas e Processos 5 2ª feira 16h00 às 19h00
Prof. Dr. André Felipe Henriques Librantz

 

Ementa: Introdução à modelagem e a simulação. Propriedades e classificação dos modelos de simulação. Revisão de conceitos: Estatística, probabilidade, processos estocásticos; Geração de números aleatórios. Monte Carlo. Distribuições clássicas contínuas e discretas. Modelagem de processos (BPMN), Modelagem aplicada à tecnologia da automação. Modelagem e simulação de sistemas complexos. Simulação aplicada à segurança cibernética. Verificação e validação de modelos. Análise de sensibilidade. Técnicas estatísticas para análise de dados e de resultados de modelos de simulação

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Governança Digital 5 3ª feira 16h00 às 19h00

Prof. Dr. Ivanir Costa

 

Entendendo a governança de TI e a TA (tecnologia da automação); transformação digital; Dados: a energia do futuro; A transformação digital necessita de inovação (o impacto da gestão do conhecimento para a inovação); As organizações necessitam ser ágeis no mundo digital; A governança digital e os modelos de governança de TI; Abordagens específicas de governança e gestão de TI; Implantação da governança digital (sensibilização, dificuldades, vantagens, transição e operação contínua, roteiros)

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Metodologia de pesquisa 5 3ª feira 19h00 às 22h00
Prof. Dr. Fellipe Silva Martins

 

Ementa: A natureza da pesquisa científica. Fundamentação do processo de pesquisa. As etapas de uma pesquisa. Formulação do problema de pesquisa. Construção do referencial teórico. Metodológicas de pesquisa: estudo de caso, levantamentos tipo survey, modelamento e simulação, pesquisa-ação, trabalhos teóricos conceituais. As formas de coleta e análise de dados. A elaboração de projetos de pesquisa. Estruturação de uma dissertação de mestrado. Elaboração de artigos científicos.

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Seminários em Tecnologia da Informação Inteligente 5 3ª feira 19h00 às 22h00
Profs. Drs. Marcos Antonio Gaspar e Ivanir Costa

 

Ementa: Apresentação, análise e discussão de projetos de pesquisa visando promover a evolução na dissertação/tese a ser apresentada, relativamente à: a) Problema de pesquisa proposto, b) Objetivos geral e específicos apresentados, c) Referencial teórico a ser desenvolvido (estrutura dos itens do referencial teórico, principais temáticas e autores a serem considerados, constructos e modelos a constar deste capítulo), d) Metodologia da pesquisa (tipo e natureza da pesquisa, universo, amostra e amostragem, elaboração e pré-teste de instrumentos e técnicas de pesquisa, desenvolvimento do modelo teórico-empírico da pesquisa, avaliação das diferentes formas de condução da análise e apresentação dos resultados) e, por fim, e) Caracterização do relatório final da dissertação/tese.

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Métodos Heurísticos e Metaheurísticos 5 4ª feira 16h00 às 19h00
Profs. Drs. Peterson Adriano Belan e Fabio Henrique Pereira

 

Ementa: Problemas de otimização. Otimização Combinatória. Otimização em Redes. Algoritmos Heurísticos e Metaheurísticos: definições e diferenças. Algoritmos de Busca. Métodos de Busca Local e global. Subida de Encosta. Busca Tabu. Método de Pesquisa em Vizinhança Variável (VNS). Greedy Randomized Adaptative Search Procedure (GRASP). Simulated Annealing. Algoritmos Genéticos. Colônia e Formigas. Nuvem de Partículas. Estudo e aplicação de algoritmos heurísticos e metaheurísticos na resolução de problemas de otimização.

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Métodos quantitativos 5 4ª feira 19h00 às 22h00
Prof. Dr. Alessandro Melo Deana

 

Ementa: Introdução à Teoria da Probabilidade. Distribuição Normal e os Testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Estudo do Z-Escore. Teste qui-quadrado. Teste t de Student. Teste de Mann-Whitney. Teste ANOVA. Teste de Kruskal-Wallis. Regressão Linear e ajuste de curvas. Teste de Correlação de Pearson e Spearman. Regressão Categórica (logit). Amostragem.

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Sistemas de Inferência Fuzzy- conceitos e aplicações 5 5ª feira 16h00 às 19h00
Prof. Dr. Cleber Gustavo Dias

 

Ementa: Definições de sistemas inteligentes. Conceitos de Lógica. Princípios da lógica fuzzy e da teoria de conjuntos fuzzy. Operações entre conjuntos no mesmo universo de discurso. Operações entre conjuntos em universos de discursos diferentes. Blocos funcionais, funções de pertinência, fuzzificação e defuzzificação. Máquinas de inferência de Mamdani e Takagi e Sugeno. Sistemas Neuro-Fuzzy e Sistemas Dinâmicos Fuzzy. Aplicações de SIF em engenharia e negócios.

Disciplinas / Professores Crédito Dia da Semana Horário
Ciência de dados Aplicada às Organizações 5 5ª feira 19h00 às 22h00
Profs. Drs. Domingos Marcio Rodrigues Napolitano e Fellipe Silva Martins

 

Ementa: A disciplina Ciência de dados Aplicada às Organizações (CDAO) tem por objetivo analisar a aplicação de técnicas de análise de dados como estatística, aprendizado de máquina e teoria da decisão dentro do contexto organizacional. Para atingir tal objetivo são abordados conceito teóricos destas três áreas do conhecimento focando na construção de valor das organizações por meio da Tomada de Decisão Orientada a Dados. A disciplina divide-se em três eixos no primeiro deles denominado Métodos e Técnicas, são abordados princípios de técnicas estatísticas e aprendizado de máquina como análise exploratória de dados, visualização de dados, árvores de decisão, regressão linear e logística, kmédias, redes neurais, maquinas de vetores de suporte, entre outros. No eixo ferramentas é abordada a mineração de dados aplicada com a Linguagem R e no ultimo eixo são estudas as iterações entre a tomada de decisão nas organizações e as técnicas e ferramentas estudados nos outros dois eixos.