ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

Processo Seletivo | Faça sua prova on-line | Matricule-se ainda esta semana para 2020/02 e ganhe
um chip VIVO com 20GB/mês*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Laboratórios

Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento

1. LABORATÓRIO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL– LMSC

Apoiado pelo Projeto de Pesquisa Fapesp: 2015/01032-9

Apoiado pelo Projeto de Pesquisa Fapesp: 2016/02641-1

O LSCASP foi idealizado para prover recursos educacionais e de pesquisa aos alunos e professores da linha de pesquisa “Modelagem e Otimização de Sistema e Processos”. O Laboratório disponibiliza recursos computacionais para suportar o desenvolvimento de pesquisas em modelagem e simulação para aplicações nas diversas áreas da ciências e tecnologia, com vistas a melhor compreensão dos fenômenos e processos e como ferramenta de apoio à decisão. Para tal, será equipado com 6 computadores Dell, processador Intel Core i5 e 4Gb de RAM. Softwares específicos de Modelagem e simulação como, por exemplo, ARENA, Pró-model e Flexsim, estão disponíveis.

2. LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO – LCAD

Apoiado pelo Projeto de Pesquisa Fapesp: 2014/086884

A aplicação maciça de técnicas de otimização em conjunto com modelos de simulação de processos dinâmicos e estocásticos, contínuos ou discretos, em alguns casos em domínios 3D, justifica a utilização de processamento paralelo. Nesse contexto, o desenvolvimento de versões paralelas de técnicas de otimização com o uso de metodologias de paralelização baseadas em troca de mensagem, com memória distribuída, e paralelização com memória compartilhada usando a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) podem ser investigadas, separadamente e em conjunto. O LCAD está equipado com um Cluster beowulf formado por 6 computadores Dell Optiplex 330, processador Intel Core 2 Duo de 2.0 Ghz, memória RAM DDR2 de 2Gb, disco rígido SATA 3.0Gb/s de 160Gb, placa de vídeo ATI Radeon 2400 Pro de 256Mb.

3. LABORATÓRIO DE SISTEMAS INTELIGENTES – LASI

Apoiado pelo Projeto de Pesquisa Fapesp: 2014/09194-5

Apoiado pelo Projeto de Pesquisa Fapesp: 2016/02547-5

O LASI tem por finalidade abrigar as atividades de ensino e pesquisa dos professores e alunos da linha de Sistemas Inteligentes, pertinentes aos temas: automação e controle de sistemas e processos, robótica e inteligência computacional. O LASI conta atualmente com um computador Pentium dual-core 1.8GHz Dell – OptiPlex 330, alguns dispositivos voltados para tarefas de inspeção visual automática, desenvolvidos pelos professores e alunos da linha, um kit Lego Mindstorms empregado em simulações envolvendo otimização de trajetórias, além componentes eletrônicos para fabricação de dispositivos e drivers de comunicação

4. LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO - LSPG

Apoiado pela UNINOVE

O LSPG tem por finalidade abrigar as atividades de ensino e pesquisa dos professores e alunos da linha de Modelagem e Simulação Computacional, com prioridade para a disciplina de Simulação Computacional em Práticas de Gestão. No laboratório os alunos têm acesso ao aplicativo SAE (Simulador de Administração Empresarial) desenvolvido pela Uninove, bem como softwares para aplicação de métodos de decisão multicritério, tais como o AHP (CDP) e o Promethee (Visual Promethee).

5. LABORATÓRIO DE ACIONAMENTOS E CONTROLE INTELIGENTE (LACI)

Apoiado pelo Projeto Fapesp: 2016/02525-1

O LACI conta com equipamentos dedicados à pesquisa para o acionamento e controle de processos e máquinas elétricas. Em particular, deve-se destacar o motor de indução trifásico e um inversor, adquiridos em 2016 e fruto de fomento externo, especialmente fabricado para avaliar defeitos em seu rotor. Cabe frisar que, o LACI ainda conta com materiais adicionais, como um Kit Força/Torque e outros instrumentos de medição capazes de avaliar em tempo real condições de torque e demanda de energia em motores de corrente alternada e corrente contínua. Alguns experimentos já estão em andamento, como a identificação de barras quebradas no aludido motor de indução e um sistema inteligente capaz de estimar o torque de um motor CA em tempo real. Em breve, novos estudos serão investigados no LACI, notadamente o controle inteligente de um motor de indução aplicado em veículos elétricos, entre outras na mesma área de conhecimento.

6. Laboratório de Dinâmicas Populacionais (LDP)

Apoiado pelo projeto Fapesp 2017/50393-0,

Apoiado pelo projeto CNPQ 402874/2016-1 concedido pelo edital Universal.

Modelagem de populações tem aplicações em diversas áreas do conhecimento, e o Laboratório de Dinâmicas Populacionais (LDP) contém uma infraestrutura computacional adequada para simulação de diversos tamanhos de populações. Problemas que exigem grandes populações ou muitos cenários de testes necessitam de uma computação de alto desempenho para retornar resultados em tempo factível. Para isso, o laboratório está equipado com 1 PC com processador i7, 16Gb RAM, placa NVIDIA GTX1070, e 1 servidor Workstation com 16 Cores em 2 sockets Intel Xeon E5 2620v4 2.1Gh, 64 GB de memória DDR4 2,400MHz ECC Registrada DIMM e NVIDIA Tesla P100 12GB. Além de um nobreak dedicado, e uma licença do compilador PGI, que facilita a implementação de paralelização de códigos escritos em C/C++/Fortran existentes.

7. Laboratório de Óptica e Visão Inteligente - (LOVI)

Apoiado pelo projeto Fapesp 2015/25180-7

Neste laboratório, exploram-se técnicas de visão computacional associadas à iluminação coerente em aplicações de diagnóstico médico – odontológico. Este laboratório possui uma mesa óptica ThorLabs com isolamento de movimento, diversos posicionares óptomecânicos além de lentes e filtros ópticos. Para a aquisição de imagens conta com uma câmera científica Thorlabs de alta resolução (modelo DCC1645C) acoplada a uma lente MVL7000 ­ 18 -­ 108 mm EFL, f/2.5, além de uma, diversos lasers de alta potência para iluminação das amostras e uma estação de trabalho AMD Ryzen 7 1700, 16 Gb de memória RAM e placa de vídeo Nvidia 1060, o que permite a implementação de diversos algoritmos para segmentação e classificação de imagens.