ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Laboratórios

Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção

Todos os laboratórios descritos a seguir atendem ao PPGEP-UNINOVE. Esses laboratórios, por norma institucional, possuem técnicos com formação específica e treinamento e/ou cursos de aperfeiçoamento e/ou especialização para atender o respectivo laboratório, uma vez que todos ficam disponíveis para estudos livres e pesquisas científicas. Outro ponto que merece destaque é que os materiais de apoio didático, pedagógico e de infraestrutura (inclusive microcomputadores) estão disponíveis e pertencem exclusivamente a um determinado laboratório, possibilitando o funcionamento simultâneo de todos.

O Departamento de Tecnologia de Informática (TI) dá suporte a software e hardware institucionais dos equipamentos instalados, bem como avalia futuras necessidades de cada área, sendo que todos os microcomputadores são conectados à rede local e à Internet 24 horas.

Segue a lista dos demais laboratórios disponíveis para o PPGEP:

1. LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL APLICADA EM SISTEMAS E PROCESSOS – LSCASP

Este laboratório, montado a partir de recursos de projetos junto a agências de fomento, possui um cluster dedicado com 8 computadores que possibilita um ambiente computacional adequado para a simulação de processos e sistemas com softwares de modelagem e simulação e de análise estatística, tais como o Matlab, Scilab, Pró-Model, Arena, Lingo, Flexsim, Octave, GAMS e o SPSS.

2. LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO - LCAD

Neste laboratório, também montado a partir de recursos obtidos junto a agências de fomento, ocorre a aplicação maciça de técnicas de otimização em conjunto com modelos de simulação de processos dinâmicos e estocásticos, contínuos ou discretos, em alguns casos em domínios 3D, em processamento paralelo. Nesse contexto, o desenvolvimento deversões paralelas de técnicas de otimização com o uso de metodologias de paralelizaçãobaseadastroca de mensagem, com memória distribuída, e paralelização com memória compartilhada usando a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) podem ser investigadas, separadamente e em conjunto.

3. LABORATÓRIO DE PROCESSOS E CONTROLE DE QUALIDADE – LPCQ

Este laboratório foi montado com recursos próprios da Instituição e por meio de recursos oriundos de agências de fomento. Está totalmente equipado com bancadas e equipamentos para análises quantitativas de alta precisão, no qual se desenvolve pesquisas relacionadas a aplicação e/ou melhoria de técnicas sustentáveis nos segmentos industrial e de serviços, abordando atividades de ensino e pesquisa de professores e alunos envolvidos com o PPGEP.

4. LABORATÓRIO DE SISTEMAS INTELIGENTES – LASI (FAPESP processo 2014/09194-5)

O LASI tem por finalidade abrigar as atividades de ensino e pesquisa dos professores e alunos. Conta atualmente com um computador Pentium dual-core 1.8GHz Dell – OptiPlex 330, alguns dispositivos voltados para tarefas de inspeção visual automática, desenvolvidos pelos professores e alunos da linha, um kit Lego Mindstorms empregado em simulações envolvendo otimização de trajetórias, além componentes eletrônicos para fabricação de dispositivos e drivers de comunicação.

5. LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO – LSPG

O LSPG tem por finalidade abrigar as atividades de ensino e pesquisa dos professores e alunos da linha de  Métodos Quantitativos e Princípios de Qualidade (MQPQ), com prioridade para a disciplina de Simulação Computacional em Práticas de Gestão. No laboratório os alunos têm acesso ao aplicativo SAE (Simulador de Administração Empresarial) desenvolvido pela UNINOVE, bem como softwares para aplicação de métodos de decisão multicritério, tais como, CDP, Superdecisions, Visual Promethee.

6. LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO - LPF

Pesquisas sobre os processos intermitentes de fabricação mecânica e sobrea usinagem de metais podem ser observados no Laboratório de Processos de Fabricação. Para isso está equipado com Torno CNC ROMI GL240; Fresadora Ferramenteira VEKER 406i; Torno Mecânico Universal MAGNUM-CUT FEL 1440GWM; Serra de fita horizontal ACRA; Máquina Solda MIG ESAB Smashweld 257; Motoesmeril de bancada MOTOMIL; Furadeira de Bancada SCHULZ; Forno Câmara METALTREND; Forno Câmara GRION; Morsas de bancada; Recipiente para Armazenagem e Transporte de Cavacos; Compressor de ar SCHULZ; Bigorna 30kg; Televisão e Furadeira Manual MAKITA.

Além disso, e mais importante, o PPGEP tem nas empresas parceiras (como a Geotecno Soluções em Automação) um rico laboratório para o estudo dos fenômenos da produção e para a aplicação e teste dos desenvolvimentos e teorias resultantes das dissertações e teses.