ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

BLACK FRIDAY 2020 | Inscrições Abertas! | Matricule-se esta semana e ganhe 2 mensalidades grátis!*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Bolsas de estudo

Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção

  • Programa Nacional de Pós Doutorado / PNPD – CAPES

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação foi contemplado com 1 cota de bolsa de estudos PNPD que financia estágios pós-doutorais no país.

    Modalidades

    As três modalidades de bolsa PNPD/CAPES são detalhadas no Regulamento do programa.

    Embora os bolsistas inscritos na modalidade C possam interromper as atividades decorrentes de vínculo empregatício, e retomá-las após o encerramento da bolsa, nenhum bolsista PNPD/CAPES pode desenvolver atividades profissionais concomitantes à bolsa, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros. A tabela-resumo abaixo descreve as principais características de cada uma delas, mas recomenda-se fortemente que os candidatos leiam atentamente o Regulamento a fim de conhecerem os pormenores de cada modalidade.

    Modalidade de bolsa Público alvo Aceita Vínculo empregatício? Duração Máxima da Bolsa
    A Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário. Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. Até 60 meses.
    B Estrangeiros residentes no exterior. Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. Até 60 meses.
    C Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa. Sim, desde que o bolsista mantenha-se afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD. Até 12 meses.

    A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual. A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista. O valor da bolsa destina-se a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, tais como a sua participação em eventos como congressos, encontros e simpósios. O repasse dos recursos de custeio e as normas de sua utilização acompanham o programa de fomento ao qual o Programa de Pós-Graduação está vinculado.

    O aporte anual de recursos de custeio ainda não iniciou, entretanto a CAPES divulgará a data de início assim que o mesmo estiver liberado pela Diretoria do PNPD.

    Fonte: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

  • Fundo de Apoio à Pesquisa para Iniciação Científica / FAPIC – UNINOVE (Bolsas de Iniciação Científica)

    O Programa de Iniciação Científica da Universidade Nove de Julho – UNINOVE destina-se a alunos de graduação para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT), sob a direção de um orientador qualificado, avaliado por sua súmula curricular.

    Este Programa apóia a formação de novos recursos humanos para a pesquisa, desenvolvendo não só suas habilidades de investigação como também sua consciência crítica voltada a diferentes áreas do saber, em todas as áreas do conhecimento, por meio de:

    1. Bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo CNPq (PIBIC);

    2. Bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo Fundo de Apoio a Pesquisa de Iniciação Científica (FAPIC) da UNINOVE;

    3. Participação Voluntária.

    Formulado para o aluno de graduação, privilegia a participação dos discentes em projetos de pesquisa, dentro de parâmetros éticos, com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação docente individual, por plano de trabalho individual com cronograma compatível ao período de vigência do projeto.

    A responsabilidade pela consecução do projeto de pesquisa cabe ao orientador, e há o compromisso do estudante em se manter preparado para discuti-lo e, ao término, analisar os resultados; além de ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do plano de trabalho. A bolsa deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo plano de trabalho individual e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares regulares.

    As bolsas de Iniciação Científica são concedidas mensalmente, por um período de 12 meses, com valor definido, e o ingresso no Programa é regido por Edital específico. Clique aqui para consultar o Edital vigente na Diretoria de Pesquisa.

  • Programa Institucional de Bolsas de Estudo para os Mestrados e Doutorados / FAP – UNINOVE

    A Universidade Nove de Julho (UNINOVE) possui programa de bolsas de estudos integrais para o custeio de taxas e mensalidades, disponíveis a todos os candidatos aprovados em seus Processos Seletivos dos cursos de Mestrado e Doutorado (Acadêmicos ou Profissionais). A concessão dessas bolsas está condicionada ao cumprimento, por parte de cada estudante, do Programa de Estudos Acadêmicos (PEA), composto de estudos e atividades de pesquisa, sempre sob orientação de um professor doutor.

    Com essa iniciativa, a UNINOVE pretende que um grupo maior e mais qualificado de alunos tenha acesso a ensino de qualidade, visando ao aprimoramento do sistema de ensino da Pós-graduação Stricto Sensu por meio do aumento significativo de suas produções técnicas e científicas. Para proporcionar o desenvolvimento acadêmico e profissional aos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado, a UNINOVE conta com infraestrutura completa e um corpo docente composto exclusivamente por professores doutores, com alta qualificação e que atuam em regime de dedicação integral à pesquisa e ao ensino.

    A UNINOVE mantém o “Programa de Bolsas para a Formação do Pesquisador”, que assegura um número limitado de bolsas de estudos, distribuídas segundo critérios explicitados em regulamento próprio. Os candidatos elegíveis ao Programa são:

    a) Candidato sem vínculos trabalhistas em instituição de ensino técnico ou superior diversa da UNINOVE.

    b) Candidato que manifeste seu compromisso de atuar em pesquisa em laboratórios da UNINOVE por, pelo menos, mais 10 horas semanais além da dedicação exigida no PEA – Programa de Estudos Acadêmicos.

    As condições acima serão conferidas semestralmente e renovada a bolsa de estudo pelo mesmo período. Se houver divergências nas condições acima ou, ainda, descumprimento das tarefas e atividades constantes do PEA – Programa de Estudos Acadêmicos, o aluno será excluído do Programa de Bolsas para a Formação do Pesquisador, perdendo, portanto, sua bolsa de estudos, em qualquer tempo. Para o aluno beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES, com bolsa na modalidade II, a mensalidade terá o mesmo valor da bolsa recebida. É parte integrante da Matriz Curricular para integralização dos Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE a realização de atividades de estudo e pesquisa no Módulo Internacional, específico a cada área de conhecimento, com custeio total pelo próprio aluno, independentemente das situações acima descritas.

  • Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Particulares / PROSUP – CAPES

    Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Particulares/PROSUP – CAPES

    O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares/ PROSUP – tem por objetivo apoiar discentes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País.

    Modalidades

    I – Bolsas de Pós-Graduação nos níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado;

    II -Taxas escolares destinadas aos discentes em ambos os níveis.

    Valores

    Saiba no link http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-de-bolsas.