ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Regulamento

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 

A Biblioteca universitária é um órgão que tem como objetivo disponibilizar recursos bibliográficos informacionais, tecnológicos e acesso à informação, especialmente, ao corpo discente, docente e técnico-administrativo como apoio à pesquisa e extensão.

  1. USUÁRIOS E FORMAS DE ACESSO

A utilização das bibliotecas é permitida aos alunos, professores e colaboradores, ex-alunos da UNINOVE e comunidade externa que pode realizar consulta local.

O acesso ao catálogo da Biblioteca pode ser realizado junto aos terminais de consulta na própria biblioteca ou via Web pela Central do Aluno, onde inclusive, está disponibilizada a Biblioteca Digital, com diversos conteúdos na íntegra.

  1. HORÁRIO DE ATENDIMENTOO

Para a comunidade acadêmica – consulte o item “horários e contatos

Para a comunidade externa e ex-alunos, é aberta de 2ª a 6ª das 13h00 às 17h00

Via Web: consulta renovação e reserva 24 horas. Observar que a renovação se realiza até as 23:59 da data de devolução.

  1. INSCRIÇÃO DOS USUÁRIOS

Toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e colaboradores) está inscrita automaticamente no sistema da Biblioteca, a partir do momento de sua matrícula na instituição.

Cancelamento

A matrícula na Biblioteca será cancelada no caso de:

  • Término do curso
  • Trancamento da matrícula
  • Cancelamento de matrícula
  • Rescisão do contrato de trabalho (no caso de colaboradores)
  1. EMPRÉSTIMO

O empréstimo é pessoal e intransferível. É permitido ao usuário que estiver em dia com a Biblioteca, se o mesmo estiver com item em atraso fica impossibilitado de realizar novos empréstimos.

A Biblioteca não realiza empréstimos a terceiros, mesmo de posse de documentos e senha do titular.

O serviço de empréstimo de livros é encerrado 15 minutos antes do fechamento da biblioteca.

Os materiais podem ser emprestados e devolvidos em qualquer uma das bibliotecas. Exceto quando se tratar de bibliotecas pertencentes à mesma unidade. Neste caso a devolução deverá ocorrer na biblioteca em que o empréstimo foi efetuado.

Os materiais de uso local devem ser devolvidos no mesmo dia e na biblioteca de origem. 

4.1. Procedimento de empréstimo

De posse dos dados de localização do material proceder conforme segue:

Alunos: Apresentar cartão de Registro Acadêmico (RA) ou QR code e digitação da senha pessoal e intransferível. Na ausência destes, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e digitação do número do RA pelo próprio usuário, seguido de sua senha. Colaboradores / Professores: Apresentar crachá constando o número da matrícula ou QR code e a senha (a mesma da Central do Professor). Na ausência destes, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e da digitação do número da matrícula seguido de senha.

4.2 Dos materiais

Empréstimo domiciliar: livros, CDs e DVDs

Empréstimo local: dicionários, enciclopédias, periódicos, catálogos, folhetos e livros identificados como consulta local

Consulta interna: obras raras, trabalhos de conclusão de curso, normas técnicas e regulamento

As Bibliotecas da UNINOVE não efetuam cópias de documentos e materiais.

Em caso de necessidade de empréstimos de materiais de uso local, mesmo que para fins reprográficos, deverão ser devolvidos no mesmo dia. 

4.3 Dos limites de empréstimo

O empréstimo deve totalizar as quantidades abaixo descritas de acordo com a categoria a que pertencem:

Alunos / colaboradores: até 03 (três) obras

Alunos de pós-graduação / professores: até 05 (cinco) obras

Os usuários têm o direito de levar apenas 01 (um) exemplar de cada título 

4.4 Dos prazos de empréstimo

  • Livros, CDs e DVDs:

Alunos/ colaboradores: 07 (sete) dias

Professores e os alunos da Pós-graduação: 14 (catorze) dias

  • Livros identificados como consulta local:

Alunos, professores e colaboradores: devolver no mesmo dia

4.5 Renovação

Alunos graduação: 02 (duas) vezes

Alunos Pós-Graduação, professores e colaboradores: 01 (uma) vez.

A renovação do empréstimo é efetuada se a obra não estiver reservada por outro usuário e não houver pendências do usuário com a biblioteca.

A renovação de empréstimo poderá ser realizada nos terminais de consulta da Biblioteca em seu horário de funcionamento ou pela internet até as 23h59 da data de devolução, utilizando sua identificação:  R. A ou matrícula e senha. É aconselhável que a renovação seja feita em tempo hábill, para que seja identificada a possibilidade de renovação ou não.

Os materiais de uso local não são renováveis.

A renovação de empréstimo já atrasado não será efetivada. Em caso de não efetivação da renovação, o material deverá ser devolvido imediatamente para evitar multas.

Caso encontre impedimento na renovação de materiais, o usuário deverá comunicar imediatamente, o problema atráves dos canais de relacionamento da  biblioteca (fale conosco, telefone ou pessoalmente).  Para facilitar a identificação do problema, desejável “print” da tela com a mensagem emitida pelo sistema. Consulte o item “horários e contatos” para verificar  informações pertencente à unidade que retirou o livro.

4.6 Reserva

A reserva poderá ser feita via Internet ou nos terminais das bibliotecas, desde que, todos os exemplares estejam emprestados. É válida por 24 horas após a devolução da obra.

Após a data marcada para a retirada do material reservado, o usuário terá o prazo de 24 horas para efetivar o empréstimo; caso contrário, essa reserva será cancelada automaticamente pelo sistema.

Limites de reservas:

Alunos/ colaboradores: 01 (uma) reserva

Alunos pós-graduação/ professores:  até 03 (três)

IMPORTANTE: Os serviços oferecidos pela internet (renovação, reserva ou consultas a situação do cadastro ex. nº de empréstimos em aberto, data de devolução, históricos, multas por atraso), só estarão disponíveis para aqueles que possuem número de RA / matrícula e senha.

  1. DEVOLUÇÃO

A devolução é realizada no Balcão de Atendimento e só será oficializada após seu registro no sistema. O material deixado displicentemente nas dependências da biblioteca será considerado não devolvido até que o usuário tome ciência mediante recibo de devolução da operação realizada. Até então, o usuário titular do cadastro é o responsável pelo material emprestado.

O usuário deve observar o prazo de devolução, evitando multa diária. É necessário guardar o recibo para apresentá-lo, caso haja divergência de informações.

Cabe ao usuário verificar no ato do empréstimo a data da devolução, não sendo aceitas reclamações posteriores, para obras devolvidas fora do prazo estipulado.

6DAS PENALIDADES

6.1 Multa

A instituição da multa tem por finalidade disciplinar o retorno dos bens cedidos por empréstimo, estimulando a devolução no prazo estipulado. Visando assim atender a comunidade usuária em sua totalidade.

O usuário que devolver a (s) obra (s) emprestada (s) após a data do vencimento receberá penalidade (multa).

Alegar furto, roubo, perda, não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso.

Será cobrada multa diária de R$ 2,00 (dois reais) para cada item em atraso.  

Ex.: 3 (três) itens em atraso = R$6,00 de multa por dia.

As multas serão geradas nas seguintes circunstâncias:

  • Por atraso na devolução do material;
  • Por atraso ou não efetivação da renovação, que deverá ser realizada até a data prevista para devolução.

Observando-se que os materiais de uso local não são renováveis e seu atraso implica em multa automaticamente.

O valor da multa será computado até a data efetiva da entrega dos materiais. O total será encaminhado ao sistema financeiro sempre no mês subsequente a aquisição da mesma.  Até o lançamento da multa pelo sistema financeiro na Central do Aluno o serviço de renovação ficará indisponível, devendo o usuário comparecer ao balcão de atendimento com os livros em mãos na data de devolução.

O pagamento deverá ser efetuado via Boleto bancário, gerado através da Central do Aluno (Título com prefixo LIV). Após a data do vencimento do boleto, será necessário acessar novamente a Central do Aluno e efetuar a negociação on-line, para a geração de um novo título.

Se depois de efetuado o pagamento, a multa permanecer em aberto no seu extrato financeiro, o aluno deverá procurar o setor financeiro e em caso de esclarecimento procure a biblioteca de seu campus. 

6.2 Suspensão

Ficará suspenso da biblioteca o colaborador / professor que não entregar as obras emprestadas no dia estipulado. A penalidade será de 1 (um) dia de suspensão para cada dia de atraso e por cada item. 

  1. EIB – EMPRÉSTIMO INTER BIBLIOTECAS (BIBLIOTECAS DA UNINOVE)

O usuário poderá solicitar obras de qualquer biblioteca da UNINOVE de São Paulo, por meio de um formulário próprio, desde que, existam mais de 03 exemplares na unidade solicitada, exceto exemplares de uso local, obras de referência e títulos que já existam na unidade solicitante. Ficando sujeito a disponibilidade do item na unidade de origem. O prazo médio para o recebimento é de 05 dias. Casos específicos poderão ser avaliados pela bibliotecária.

  1. EEB – EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS (INSTITUIÇÕES EXTERNAS) 

O sistema de EEB oferece ao aluno acesso ao acervo de bibliotecas externas, quando o título procurado não existe em sua instituição de origem. Esse serviço estabelece um convenio de cooperação que potencializa a utilização do acervo das instituições universitárias participantes, favorecendo a disseminação da informação entre universitários e pesquisadores de todo o país. 

  1. RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO
  • O usuário deve entregar as obras retiradas no prazo estipulado, zelando pelas mesmas e substituindo-as em caso de perda, danificação, roubo ou furto
  • Não rasurar, riscar, colocar papéis, sujar, amassar, retirar folhas ou cometer qualquer tipo de dano físico aos materiais do acervo. Sujeito a reposição do material
  • Substituir por edição idêntica ou mais recente, qualquer material extraviado ou danificado. Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de conteúdo e valor equivalente, a critério da Biblioteca
  • Devolver todo material emprestado em virtude de férias ou afastamento por tempo prolongado
  • É de responsabilidade do usuário a observância de seus bens pessoais e emprestados. A Biblioteca não se responsabilizará pelo extravio de qualquer objeto pertencente ao usuário ou materiais que estejam emprestados em seu nome
  • Tratar com urbanidade professores, colaboradores e alunos durante a permanência na biblioteca
  • O usuário é responsável pelo bom uso dos equipamentos da biblioteca e também por danos causados às instalações 
  1. PROIBIÇÕES 

Visando oferecer ao usuário um ambiente adequado, fica proibido ao usuário nas dependências da Biblioteca e Sala de Leitura:

  • Falar alto
  • Escutar música
  • Comer ou beber
  • Fumar (Lei Estadual nº. 13.541/ 2009)
  • Falar ao telefone celular (Lei Municipal nº. 14.974/ 2009)
  • A reprodução de documentos fica condicionada à Lei dos Direitos Autorais (Lei Federal nº. 9.610/1998)
  • Não é permitido filmar ou fotografar o interior das bibliotecas ou seu acervo sem prévia autorização da Bibliotecária e ou setor de Infraestrutura
  • Entrar com bolsas e mochilas no acervo
  1. ORIENTAÇÕES GERAIS

11.1 Acesso ao acervo

Para acesso ao acervo é obrigatório guardar bolsas e mochilas no guarda volumes e seguir as orientações do colaborador da biblioteca.

11.2 Salas de Estudo em grupo

Utilização das salas estudo em grupo: acesso livre sem necessidade de reserva

Observar critérios a seguir:

  • As salas de estudo em grupo são destinadas ao mínimo de 3 (três) pessoas e o limite máximo é de acordo com o espaço de cada biblioteca.
  • Não é permitido o transporte de cadeiras de outros ambientes para superlotação destas salas.
  • Não é permitido deixar objetos na salas com o intuito de reservá-las, pois, outros usuários tem livre acesso ao ambiente, e a biblioteca não se responsabiliza por estes. 

11.3 Cabines de estudo individual

As cabines de estudo individual são de acesso livre.

11.4 Multimídia

Esse setor é destinado exclusivamente à pesquisa acadêmica. Conta com equipamentos e programas que permitem acesso a: bases de dados, publicações eletrônicas, periódicos científicos e outros. Não é permitido o acesso a sites cuja natureza não se relacione ao ensino e pesquisa. Será solicitada a interrupção de atividades alheias ao objetivo proposto, sempre que identificadas.

11.5 Quadro de avisos

Os avisos pertinentes aos usuários, bem como, cópia deste regulamento ficam afixados em mural visivelmente localizado na entrada das  bibliotecas.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

Alegar desconhecer este regulamento não isenta o usuário das penalidades constantes no mesmo.