ALT + 1

Ir para o conteúdo

ALT + 2

Ir para o menu

ALT + 3

Ir para o rodape

Tamanho do texto:

ALT + 4

A

+

|

ALT + 5

A

-

ALT + 6

Contraste1

ALT + 7

Contraste2

PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª e 2ª Mensalidades gratuitas*

*CONSULTE O REGULAMENTO

Inscreva-se!

Políticas

POLÍTICAS DA BIBLIOTECA

O Sistema de Bibliotecas “Professor José Storópoli” tem como objetivo coletar, selecionar, organizar, armazenar, recuperar e disseminar informações para toda comunidade acadêmica e externa, tendo como base os projetos pedagógicos e o desenvolvimento da literatura científica e cultural.

A equipe é composta por pessoal especializado e administrativo que inclui Bibliotecárias, Assistentes de Biblioteca, Auxiliares e Monitores.

A política de acesso e utilização das bibliotecas está prevista em Regulamento próprio amplamente divulgado através de murais, Portal da Biblioteca na internet e Central de Aluno e Professor, onde constam diretrizes no que se refere ao horário de atendimento, conservação de materiais e serviços oferecidos pela biblioteca. 

ACESSO E UTILIZAÇÃO 

As Bibliotecas estão abertas de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 22h50 e no sábado das 8h às 16h, sendo que, as bibliotecas dos campi Santo Amaro e Vila Prudente, atendem de segunda a sexta-feira das 07h30 às 22h30 e sábado das 08h às 16h, e a biblioteca da Pós-Graduação (Stricto Sensu) de segunda a sexta-feira das 10h às 22h e no sábado das 8h às 12h.

O espaço físico foi planejado de maneira a atender comunidade acadêmica (alunos, professores e colaboradores) e comunidade externa, com iluminação e ventilação adequada para o estudo.

Atenta à sua responsabilidade social, a Biblioteca adota políticas para os portadores de necessidades especiais, para que eles tenham condições de alcance e utilização, com segurança e autonomia, dos ambientes, mobiliários e equipamentos da biblioteca proporcionando maior independência possível de locomoção e acesso aos serviços disponíveis. Utiliza parcerias com organizações especializadas e recursos diversificados:

Para os alunos portadores de deficiência física: livre circulação, com eliminação de barreiras arquitetônicas assegurando acesso ao espaço interno da biblioteca – salas de leitura, salas de estudo em grupo, videoteca, consulta aos computadores e acervo (dimensão entre as estantes que asseguram a circulação de cadeira de rodas);

Para os alunos portadores de deficiência visual: software NVDA com sintetizador de voz, acervo bibliográfico em fitas / CDs de áudio (áudio livros) e conteúdos em Braille;

Para os alunos portadores de deficiência auditiva: materiais de informações aos professores e a comunidade para que se esclareça a especificidade linguística dos surdos, por exemplo, o uso língua de sinais –  LIBRAS.

A expansão das bibliotecas, bem como de suas dependências é avaliada rotineiramente de acordo com o fluxo de atendimento. São implantados, sempre que necessário, novos ambientes e equipamentos e todo tipo de material necessário para proporcionar agilidade no atendimento ao usuário.

ATUALIZAÇÃO DO ACERVO 

O Sistema de Bibliotecas conta com acervo de valor histórico e cultural, em constante renovação. Composto por livros, periódicos, Trabalho de Conclusão de Curso, Teses, Dissertações, catálogos, CDs, DVDs, mapas, material em Braille, livro ampliado e livro falado (áudio livro – para atender aos alunos com baixa visão). Conta ainda com a coleção de Obras Raras.

O acervo de livros recebe um tratamento técnico dentro das normas internacionais de catalogação AACR2- Código de Catalogação Anglo-Americano, em linguagem US MARC (Machine Readable Catalog), o número de tombo que é registrado na página de rosto com o código de barras. A classificação adotada é a CDU – Classificação Decimal Universal e para o estabelecimento de cabeçalhos de assunto são adotados os padrões da Biblioteca Nacional e Library of Congress.

O acervo de periódicos é composto por títulos impressos, distribuídos entre as bibliotecas e eletrônicos incluídos na Biblioteca Digital através das bases de dados dos Editores, PROQUEST, BMJ, ABNT e bases do Portal Capes, além de conteúdos de acesso aberto em bases como: como SCIELO, SPELL, BVS e outras.

INFORMATIZAÇÃO 

O Sistema de Bibliotecas “Professor José Storópoli” é totalmente informatizado, permitindo ao aluno acesso via internet à consulta ao acervo, reservas e renovações de livros e outros materiais.

O software de gestão de dados utilizado é o ALEPH, um gerenciador de bibliotecas, que possibilita o gerenciamento de grandes acervos em diferentes tipos de materiais, como livros, periódicos, fitas de vídeo, CDs, arquivos eletrônicos, entre outros. O sistema também emite automaticamente recibos de devolução, avisos aos alunos de livros em atraso e geração de etiqueta com código de barras. O ALEPH realiza o controle automático de empréstimo, reserva e renovação com prazos diferenciados por tipo de material e categoria de usuário, conforme a necessidade da biblioteca.

O software gera diferentes tipos de relatórios dentre eles: reservas pendentes, alertas aos usuários por e-mail, itens mais procurados, empréstimos por período, por categoria de usuário, por curso, etc.

Como parte integrante desta informatização a Universidade Nove de Julho disponibiliza a Biblioteca Digital que é uma importante ferramenta de divulgação do conteúdo virtual, permitindo o acesso remoto a textos, vídeos, artigos e outros. Disponível na internet através do portal UNINOVE, pode ser acessada também por meio da Central do aluno ou professor e intranet. Voltada a alunos, professores e colaboradores da UNINOVE.

Apresenta conteúdo em texto completo de Bases de dados (assinadas e de livre acesso) atendendo todas as áreas do conhecimento.