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Perguntas frequentes

  • Como emprestar livros na biblioteca?

    É preciso estar vinculado à universidade como aluno ou funcionário. O empréstimo é pessoal e intransferível. A Biblioteca não realiza empréstimos a terceiros, mesmo de posse de documentos e senha do titular.

    Procedimento:

    1. Consulte o catálogo on-line (nos terminais da biblioteca ou na Internet pela Central do aluno ou Central do Professor) onde irá verificar a disponibilidade do material desejado e anotar sua localização na estante composta por números, letras e sinais.

    2. Digira-se ao balcão:

    Alunos: Apresente o RA e digite da senha pessoal (a mesma da Central do Aluno). Na falta do RA, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e da digitação do número do RA pelo próprio usuário, seguido de sua senha pessoal.

    Funcionários / Professores: Apresente o crachá e a digite a senha pessoal (a mesma da Central do Professor). Na falta do crachá, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e da digitação do número da matrícula pelo próprio usuário, seguido de sua senha.

  • Posso emprestar e devolver livros em qualquer biblioteca da UNINOVE?

    Sim. Os materiais podem ser emprestados e devolvidos em qualquer uma das bibliotecas. Exceto quando se tratar de bibliotecas pertencentes ao mesmo Campus. Neste caso a devolução deverá ocorrer na biblioteca em que o empréstimo foi efetuado. Os materiais de uso local devem ser devolvidos no mesmo dia e na biblioteca de origem.

  • Ex-aluno pode utilizar a biblioteca?

    Os ex-alunos terão acesso ao catálogo e consulta interna nas Bibliotecas UNINOVE. O acesso às bibliotecas é de segunda a sexta-feira das 13h00 às 17h00.

  • Como fazer renovação de empréstimos pela internet?

    Alunos de graduação podem fazer 02 (duas) renovações

    Alunos de pós-graduação, professores e funcionários, 01 (uma) renovação.

    Não são renováveis: materiais de uso local, CDS e DVDs.

    Procedimento para renovação online:

    Acesse o catalogo online: http://alpha.uninove.br/F?func=login-session

    • Clique em Usuário;

    • Digite o RA ou Matrícula e a senha, e clique em Login;

    • Clique em Renove seus Empréstimos;

    • Você irá visualizar os livros emprestados em seu nome;

    • Clique sobre o número sublinhado para renovar um item por vez;

    • Não se esqueça de verificar a nova data de devolução indicada, quando visualizar novamente a tela de empréstimos;

    • O prazo para devolução e contado a partir do dia em que foi efetuada a renovação.

    CASOS QUE IMPOSSIBILITAM A RENOVAÇÃO:

    1. Livro em atraso;

    2. Livro que deseja renovar esteja reservado por outro usuário;

    3. Multa(s) de atraso (Neste caso, a renovação poderá ser feita no balcão de atendimento com o(s) livro(s) em mãos) proceder da mesma forma em caso da impossibilidade do acesso on-line.

  • Como faço para reservar um livro da biblioteca?

    A reserva poderá ser feita pela internet ou nos terminais das bibliotecas por alunos e colaboradores da universidade, desde que, todos os exemplares estejam emprestados. É valida por 24 horas após a devolução da obra.

    Após a data marcada para a retirada do material reservado, o usuário terá o prazo de 24 horas para efetivar o empréstimo, caso contrário, essa reserva será cancelada automaticamente pelo sistema.

    Os alunos da graduação e funcionários poderão efetuar 01 (uma) reserva; alunos da pós-graduação e os professores até 03 (três).

    Procedimento para RESERVAR via Internet:

    Acesse o catálogo online: http://alpha.uninove.br/F?func=login-session

    • Clique em Usuário;

    • Digite o RA ou Matrícula e a senha, e clique em Login;

    • Clique em Busca por Palavras ou Busca por Lista e localize o livro que deseja;

    • Escolha a biblioteca do Campus que deseja reservar;

    • Observe as informações da reserva e clique em reservar;

    • Clique em OK para confirmar sua reserva

    Para visualizar se sua reserva já está disponível

    1. Clique em Usuário;

    2. Digite o RA e a senha e clique em Identificação

    3. Clique em Pedidos de reserva

    4. Se o Status estiver:

    Em processamento – o livro ainda não está disponível na biblioteca

    Disponível até DD/MM/AAAA – o livro já está disponível na biblioteca escolhida no momento da reserva até a data marcada.

    CASOS QUE IMPOSSIBILITAM A RESERVA

    • Outros exemplares do mesmo livro disponíveis na biblioteca;

    • Só é permitida uma reserva de cada vez;

    • Não é permitida a reserva do título que já está em seu poder.

  • Perdi ou danifiquei um livro como proceder?

    Conforme previsto no Regulamento, é de responsabilidade do usuário devolver no prazo estipulado as obras emprestadas, zelando pelas mesmas e substituindo-as em caso de perda, danificação ou furto.

    A multa proveniente de itens perdidos também será mantida. Por isso procure imediatamente a biblioteca de seu Campus em caso de perda de material.

  • Qual o valor da multa da biblioteca?

    Será cobrada multa diária de R$ 2,00 (dois reais) para cada item em atraso.

    Ex: 3 (três) livros em atraso = R$6,00 de multa por dia.

    Alegar furto, roubo, perda ou apresentar atestado médico não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso.

    As multas serão geradas nas seguintes circunstâncias:

    a) Por atraso na devolução do material

    b) Por atraso ou não efetivação da renovação, que deverá ser realizada até a data prevista para devolução.

    Observando-se que os materiais de uso local, CDS e DVDs não são renováveis e seu atraso implica em multa automaticamente.

  • Tenho que pagar a multa no ato da devolução do livro na biblioteca?

    Não. O valor da multa constará em seu recibo de devolução e será pago no mês subseqüente no extrato financeiro, fique atento! Na impossibilidade de devolver o item pessoalmente solicite a um terceiro e guarde o recibo de devolução para eventuais necessidades.

  • Como faço pagamento de multa da biblioteca?

    O valor da multa será computado até a data efetiva da entrega dos materiais. O total será encaminhado ao sistema financeiro sempre no mês subsequente a aquisição da mesma. Até a efetivação do pagamento o serviço de renovação ficará indisponível, devendo o usuário comparecer ao balcão de atendimento com os livros em mãos na data de devolução para efetuar a renovação pessoalmente.

    O pagamento deverá ser efetuado via Boleto bancário, gerado através da Central do Aluno (Título com prefixo LIV) e o pagamento em agência bancária ou pelo seu Internet Banking. Após a data do vencimento do boleto, será necessário acessar novamente a Central do Aluno e efetuar a negociação on-line, para a geração de um novo título.

    Se depois de efetuado o pagamento, a multa permanecer em aberto no seu extrato financeiro, o aluno deverá procurar o setor financeiro e em caso de esclarecimento procure a bibliotecária de seu Campus.

  • Atestado médico isenta de multa por atraso?

    Não. Conforme consta no Regulamento da Biblioteca “alegar furto, roubo, perda ou apresentar atestado médico não isenta o usuário do pagamento da multa”.

    Para maiores esclarecimentos no ato da devolução do material apresente o atestado médico e solicite atendimento com a bibliotecária de seu Campus.