Indicador da atividade | Objetivo da atividade | Descrição sucinta da atividade | Resultados alcançados |
1. | Diagnóstico e compreensão de elementos que integram a dinâmica escolar e as questões específcas da futura profissão. |
Registro das observações realizadas no decorrer do acompanhamento das aulas do professor supervisor e da análise orientada; Levantamento de dados relacionados à rotina escolar; Produção de relatórios envolvendo aspectos importantes do contexto escolar e das aulas de educação física. |
Reconhecimento dos diversos elementos que constituem a vida escolar e compreensão das suas interfaces; Reconhecimento da possibilidade de inovação na prática pedagógica em educação física escolar. |
2. | Apropriação do conceito do processo de ação-reflexão-ação. | Leitura e análise de texto relacionado ao processo do ensino reflexivo. | Ampliação da compreensão do significado e possibilidades do Pibid para a formação profissional. |
3. | Produção e socialização do conhecimento científico. | Elaboração, apresentação de relatos de experiências relacionados ao Pibid e participação no I CIPPEB – Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica, realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2014, no campus memorial da UNINOVE. |
Aproximação e valorização das atividades científicas. |
4. | Apontamento e análise do andamento e resultados do estágio na escola e demais atividades do programa; Reflexões sobre a prática docente. | Encontros entre alunos bolsistas e professores coordenadores de área, ocorridos no início e final de cada semestre. | Diagnóstico das ações ocorridas, acúmulo de subsídios para as novas ações, esclarecimentos gerais e encaminhamentos necessários para o andamento do projeto. |
5. | Propiciar aos estagiários subsídios para a produção científica. | Orientação dos coordenadores para a realização de atividades para a compreensão dos significados e procedimentos para o desenvolvimento de produções científicas. | Ampliação do estímulo e da capacitação para a produção científica. |
6. | Favorecer e viabilizar a comunicação permanente do grupo, visando esclarecimentos e encaminhamentos necessários para o bom andamento do projeto. | Comunicação via e-mail entre os alunos e professores bolsistas envolvidos no projeto, sobre assuntos gerais relacionados às atividades do Pibid, de acordo com a necessidade de trocas de informações e orientações, com em geral, ocorridas com frequência mínima semanal. | Agilidade na comunicação coletiva e viabilaização na concretização das ações estabelecidas. |
7. | Produzir e socializar o conhecimento científico. |
Elaboração, apresentação de relatos de experiências relacionados ao Pibid e participação no 30º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP realizado em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2015. 31º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP realizado em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2016. VI Seminário de Metodologia do Ensino da Educação Física em 2016. |
Aproximação, produção e valorização do meio acadêmico e da ciência. |
8. | Planejar e aplicar nas aulas de educação física | Planejar e aplicar nas aulas de educação física temas e conteúdos socializados na universidade, adaptadas, organizadas direcionadas a Educação Básica. Regência compartilhada e supervisionada em sala de aula. |
Elaboração de planos de aulas. Regência compartilhada e supervisionada pelos alunos bolsistas do PIBID nas escolas participantes do projeto, abordando os conteúdos de educação física da educação Básica. Fortalecimento do processo formativo dos alunos PIBID. |
9. | Avaliar a atuação dos alunos de educação física do PIBID/UNINOVE | Visita na unidade educacional e conversa com o diretor e professor(a) supervisor(a) sobre a atuação e desempenho dos alunos. | Melhor Conscientização do seu papel na construção da sua formação docente. |