Biblioteca - Perguntas Frequentes

Quais serviços a biblioteca da Uninove oferece?

Para conhecer os serviços da biblioteca acesse o portal da Uninove: www.uninove.br

Localize o ícone da Biblioteca no menu inferior da página, acesse e conheça: o Regulamento e políticas de atendimento, materiais de suporte a elaboração de trabalhos acadêmicos, bases de dados e diversos conteúdos e serviços que auxiliam na jornada acadêmica do aluno ou professor.

Preciso fazer algum cadastro para utilizar a biblioteca da Uninove?

Não. O cadastro do aluno/ professor é gerado automaticamente no momento de seu vínculo com a universidade. Os dados de acesso são: Registro Acadêmico (RA) para alunos, e matrícula do RH, para professores e colaboradores, seguidos de senha pessoal. Com estes dados o usuário tem acesso às bibliotecas física e virtual.

Como faço para ter acesso as Plataformas Digitais?

  • Através da Acesse através da Central do Aluno/Professor você tem acesso a milhares de e-books, periódicos, normas técnicas, patentes, vídeos e outros materiais com acesso ilimitado:
  • Clique no ícone Biblioteca e escolha a plataforma de seu interesse.

Como faço para emprestar livros na biblioteca?

  • Acesse o catálogo geral onde irá verificar a disponibilidade do material desejado;
  • Anote a localização na estante que é composta por números, letras e sinais;
  • Dirija-se ao balcão de atendimento para retirada do material.

Quantos dias posso ficar com os livros?

  • Alunos de graduação, prazo 7 dias podendo renová-lo por 2 vezes;
  • Professores, colaboradores e alunos de pós-graduação (Lato ou Stricto), prazo 14 dias, podendo renová-lo por 1 vez;

Materiais de uso local deverão ser devolvidos no mesmo dia.

Posso emprestar e devolver livros em qualquer biblioteca da UNINOVE?

Sim. Os materiais podem ser emprestados e devolvidos em qualquer uma das bibliotecas, com exceção dos materiais de uso local, que devem ser devolvidos na biblioteca de origem.

A comunidade e ex-alunos podem utilizar a biblioteca?

Sim. A biblioteca libera acesso a ex-alunos e comunidade em geral. Podem consultar os recursos disponíveis internamente, bem como usa o acervo dentro das Bibliotecas UNINOVE. O acesso é monitorado de segunda a sexta-feira das 13h00 às 17h00.

Quantas renovações de empréstimos posso fazer?

  • Alunos de graduação podem fazer 02 (duas) renovações;
  • Alunos de pós-graduação, professores e funcionários, 01 (uma) renovação.

Como fazer renovação de empréstimos pela internet?

Acesse o catalogo geral: alpha.uninove.br

  • Clique em Usuário e digite o RA ou Matrícula e a senha e clique em Login;
  • Clique em Renove seus Empréstimos e sobre cada número sublinhado para renovar um item por vez;
  • Verificar a nova data de devolução indicada, quando visualizar novamente a tela de empréstimos;

O prazo para devolução é contado a partir do dia em que foi efetuada a renovação.

Não consegui fazer a renovação, por que?

Casos que impossibilitam a renovação:

  • Livro em atraso;
  • Se o livro que deseja renovar estiver reservado por outro usuário;
  • Multa (s) de atraso (Neste caso, a renovação poderá ser feita no balcão de atendimento com o material em mãos) proceder da mesma forma em caso da impossibilidade do acesso on-line.

Como faço para reservar um livro da biblioteca?

Acesse o catalogo online: www.alphauninove.br

  • Clique em Usuário e digite o RA ou Matrícula e a senha e clique em Login;
  • Clique em Busca por Palavras ou Busca por Lista e localize o livro que deseja;
  • Escolha a biblioteca do Campus que deseja reservar;
  • Observe as informações da reserva e clique em reservar e clique em OK para confirmar sua reserva.

Quanto tempo o livro reservado fica em meu nome?

A sua reserva é válida por 24 horas após a devolução da obra. Fique atento!

Como sei que a reserva foi concretizada?

Para visualizar se sua reserva já está disponível

  • Clique em Usuário;
  • Digite o RA e a senha e clique em Identificação;
  • Clique em Pedidos de reserva;

Se o Status estiver:

Em processamento – o livro ainda não está disponível na biblioteca

Disponível até DD/MM/AAAA – o livro já está disponível na biblioteca escolhida no momento da reserva, até a data marcada.

Não consegui fazer a reserva, por que?

Casos que impossibilitam a reserva:

  • Exemplares do mesmo livro disponíveis na biblioteca. O serviço de reserva está condicionado a não existência de exemplares disponíveis na estante;
  • Só é permitida uma reserva de cada vez;
  • Não é permitida a reserva do mesmo livro que já está em seu poder.

Perdi ou danifiquei um livro como proceder?

Conforme previsto no Regulamento, é de responsabilidade do usuário devolver no prazo estipulado as obras emprestadas, zelando pelas mesmas e substituindo-as em caso de perda, danificação ou furto.

A multa proveniente de itens perdidos também será mantida. Por isso procure imediatamente a biblioteca de seu Campus em caso de perda de material.

Se eu atrasar a devolução, pago multa?

Sim. As multas são geradas pelo atraso na devolução do material ou não efetivação da renovação até a data prevista de devolução.

Qual o valor da multa da biblioteca?

Será cobrada multa diária de R$ 2,00 (dois reais) para cada item em atraso;

Ex: 3 (três) livros em atraso = R$6,00 de multa por dia;

Alegar furto, roubo, perda ou apresentar atestado médico não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso.

Tenho que pagar a multa no ato da devolução do livro na biblioteca?

Não. O valor da multa constará em seu recibo de devolução e será pago no mês subsequente no extrato financeiro, fique atento!

Como faço pagamento de multa da biblioteca?

O valor da multa será computado até a data efetiva da entrega dos materiais. O total será encaminhado ao sistema financeiro sempre no mês seguinte a aquisição da mesma.

O pagamento deverá ser efetuado via Boleto bancário, gerado através da Central do Aluno (Título com prefixo LIV) e o pagamento em agência bancária ou pelo seu Internet Banking.

Perdi o prazo de pagamento do meu boleto de multa, o que faço?

Após a data do vencimento do boleto, será necessário acessar novamente a Central do Aluno e efetuar a negociação on-line, para a geração de um novo título.

Não consigo comparecer no dia da devolução do livro o que faço?

Na impossibilidade de devolver o item pessoalmente, solicite a um terceiro que faça a devolução por você, para evitar multa por atraso.

Como sei que meu livro foi realmente devolvido, tenho algum comprovante?

Sim. Após a devolução do livro no balcão, um comprovante será enviado para o seu e-mail cadastrado. Fique ligado! Mantenha seu e-mail atualizado na Central de Aluno!

Atestado médico isenta de multa por atraso?

De acordo com o Regulamento da Biblioteca “apresentar atestado médico não isenta o usuário do pagamento da multa”. Mas, a biblioteca está sempre pronta a te ouvir, sempre que necessário solicite atendimento com a bibliotecária de seu Campus e apresente o atestado e sua justificativa para análise.