PROCESSO SELETIVO 2019 | Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade gratuita

Aluna da UNINOVE tem artigo aceito no Congresso da Intercom

Projetos de iniciação científica pode ser diferencial para profissional em início de carreira

A possibilidade de uma mídia pautar a outra foi o tema que conduziu o artigo “Tragédia da boate Kiss: o papel das redes sociais na cobertura jornalística do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão”, da aluna de Jornalismo da UNINOVE, Rosangela Martins. O artigo será apresentado durante o XXXIX Congresso Nacional da Intercom, que acontece até 9 de setembro em São Paulo.

O artigo foi desenvolvido com base na Teoria do Interagendamento, em que uma mídia consegue sugestionar tema para outro meio de comunicação. “Neste caso, como as redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter) por meio de postagens, vídeos, assuntos e hashtags contribuíram com o processo jornalístico do programa Fantástico, bem como questões de ética e padrões de qualidade”, explica Rosangela.

O tradicional Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área e de todas as universidades brasileiras. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais, políticas públicas de comunicação, entre outros.

Em um momento de desafios mercadológicos, ter um artigo aceito no congresso pode abrir portas importantes. “Além de contar para o currículo profissional, a participação na Intercom pontua para o currículo Lattes, uma entrada do aluno no mundo da pesquisa científica”, afirma Alexandre Barbosa, coordenador do curso de Jornalismo da UNINOVE e orientador de Rosangela.

Além do reconhecimento do trabalho e pesquisa, a participação no evento pode ser de grande valia também para aqueles vão ingressar no mercado, como ressalta a própria aluna. “A Intercom permite também a troca de experiência e conhecimento entre os pesquisadores e profissionais da área, sendo um diferencial para o currículo de um recém-formado e em início de carreira”, completa Rosangela.

Aos alunos interessados em participar do próximo evento, o professor Alexandre explica: “como os TCCs – Trabalho de Conclusão de Curso – da UNINOVE são artigos científicos, os estudantes que tirarem 9,0 ou 10,00 podem enviar seus trabalhos para o próximo congresso. A participação é muito concorrida, porém, ter um artigo aprovado é uma grande conquista”, finaliza.