Notícias

XII COMA destaca a humanização

15/05
por uninove

A humanização e práticas alternativas e integrativas no atendimento a pacientes marcaram o XII Congresso Médico Acadêmico da Universidade Nove de Julho (Coma), realizado entre os dias 8 e 11 de maio, no campus Vergueiro, pelo Centro Acadêmico Cesar Timo Iaria, dos alunos de Medicina da UNINOVE. O evento contou com a participação de cerca de 300 estudantes.

Entre as palestras, a superintendente geral da ONG Patas Therapeutas, Silvana Fedele Prado, apresentou o trabalho da organização na promoção da convivência assistida por animais a pacientes de diversos hospitais.

Ana Claudia Quintana Arantes, geriatra e especialista em cuidados paliativos, abordou a relação entre médicos e pacientes terminais na palestra magna “A medicina e a morte”. Ela recomendou práticas de autocuidado, como a meditação, não apenas aos profissionais de saúde, que normalmente enfrentam desafios para lidar com pacientes em estado grave em seu dia a dia, como também aos estudantes de Medicina, sujeitos a apresentar problemas como ansiedade, estresse e depressão já durante a fase de formação.

O XII Coma também recebeu o Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, que apresentou palestra sobre os desafios da gestão pública da saúde. Este ano, o evento contou com quatro blocos de temas: empreendedorismo, gestão e os desafios da carreira médica; novas perspectivas na assistência em ginecologia, obstetrícia e pediatria; atualizações em cirurgia; e oncologia: atualidades e perspectivas.

COMA UNINOVE (3)

COMA UNINOVE (1)

Relacionados