UNINOVE faz Campanha de Incentivo à Doação de Sangue

Quem passava pelo hall de entrada do campus Vergueiro da UNINOVE, na região central de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (29/6), teve sua atenção voltada para o painel e toda a decoração criativa feita pelos alunos do 7º e 8º semestres do curso de Enfermagem para a campanha de conscientização e incentivo de doação de sangue.

“O objetivo do projeto é informar as pessoas sobre os pré-requisitos necessários para ser um doador de sangue e incentivá-las a doar e, quem sabe, que elas estimulem novos doadores. Afinal, sempre há alguém precisando de sangue e cuja vida pode depender de nossa doação”, esclarece Delion Kléber Soares, professor de estágio de Enfermagem.

A situação nos hemocentros fica crítica durante o inverno, quando há uma redução acentuada nos estoques e crescimento na demanda. “A queda na temperatura, a ocorrência de dias chuvosos e o período de férias são alguns dos fatores responsáveis pela queda dos suprimentos nos bancos de sangue”, explica o Prof. Paulo Marvulle, gerente das Clínicas de Saúde da UNINOVE.

Atualmente, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde e diversas entidades, entre elas a UNINOVE, sempre promovem campanhas para aumentar esse índice.

“Essa experiência foi muito enriquecedora para meu aprendizado como estudante e futuro profissional da área da Saúde”, comenta Carlos Emanuel Brito, aluno do 7º semestre de Enfermagem. “Todos do grupo vão doar também e esperamos ter conscientizado a população sobre a importância da doação de forma regular, voluntária e solidária. Uma doação pode salvar vidas”, conclui.

QUEM PODE DOAR

• Ser saudável;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
    Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido, pelo menos, 6h nas últimas 24 horas);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial;
  • Não fumar 2h antes e depois da doação;
  • Não estar em jejum;
  • Não comer comidas gordurosas;
  • Não ter feito endoscopia 6 meses antes da doação;
  • Não ter feito piercing ou tatuagem 12 meses antes da doação.

Confira as fotos: