Simpósio de Radiologia – Radioproteção e Aplicações

Começa hoje o “Simpósio de Radiologia – Radioproteção e Aplicações”, que acontece nos dias 7, 8 e 10 de novembro, no auditório do Memorial.  O evento, organizado pelo curso de Radiologia da UNINOVE, visa enriquecer os conhecimentos dos alunos para temas que estão em destaque nas práticas radiológicas e de diagnóstico por imagem no Brasil. Dentre os palestrantes encontram-se renomados profissionais e professores da área.

O evento acontece no mesmo mês em que o Físico Wilhelm Conrad Rontgen descobriu os raios-x (08/11/1895) e faz parte da celebração mundial envolvendo os profissionais radiologistas. Além da apropriação de avanços tecnológicos e novas aplicações, o simpósio também propõe uma reflexão sobre o acidente de Goiânia com o Césio-137, que aconteceu 30 anos atrás.

O Simpósio de Radiologia promove o debate sobre a radioproteção em Medicina Nuclear, com o Prof. Alexandre Velo, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP). O Dr. Roberto Vicente, também do IPEN, fará uma reflexão sobre o acidente radiológico de Goiânia e o Prof. Erik Lima, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), abordará a Angiotomografia. Já a Profa. Camila Araújo de Lima, da holding brasileira na área de radiologia Maxim Group, falará sobre radioproteção em aplicações industriais.

As palestras são exclusivas para alunos do curso de Radiologia da UNINOVE, no entanto, há temas que chamam a atenção e o interesse de todos, como o proposto pelo Tecnólogo Wilson Pereira de Oliveira Jr., do Hospital LeFort, que discutirá o papel do dosimetrista na radioterapia, e a Medicina Nuclear, discutida pelo Tecnólogo Rogério Pelissoni, do ICESP.

Bom seminário a todos os futuros tecnólogos em radiologia!